Estamos contribuindo? A Pegada Hídrica na indústria da construção
SindusCon-SP comemora o Dia Mundial da Água
Postado sexta-feira 22/03/2024 por Redação
Há mais de duas décadas, o Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP atua na promoção da sustentabilidade no setor da construção civil e elegeu como tema relevante o uso eficiente da água.
A gestão da água permeia diversos desafios, como adensamento populacional, escassez hídrica e eventos climáticos extremos. Com o objetivo de contribuir para o uso eficiente da água no setor, o Comasp vem trabalhando o tema Pegada Hídrica.
Em 2019, o SindusCon-SP; por meio do Comasp, em parceria com Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); desenvolveu a metodologia para o cálculo da Pegada Hídrica das Edificações. O próximo passo desse trabalho será o desenvolvimento de uma plataforma de cálculo que permitirá às empresas do setor da construção civil ter acesso a uma ferramenta simples, estruturada, interativa para gerenciar o desempenho do consumo da água nas obras e edificações.
A plataforma poderá ser utilizada por Construtoras e Incorporadoras que elaboram ou estão interessadas na gestão de seus inventários de Pegada Hídrica e empresas e fabricantes que queiram oferecer produtos mais sustentáveis. A partir do cálculo da pegada hídrica os usuários da ferramenta poderão tomar decisões para aperfeiçoar seus projetos e compras e, assim, racionalizar o consumo de água, e dessa forma gerenciar:
- o consumo de água (m³) para produzir 1 m² de área construída,
- o índice relativo de consumo dos seus empreendimentos,
- a pegada hídrica dos seus empreendimentos, produto + execução + uso e ocupação, e
- a realização de comparações de pegada hídrica com base em características específicas das obras, como sistemas construtivo distintos.
A calculadora será um importante instrumento para elaboração de projetos, escolhas de materiais, sistemas construtivos e gestão da obra para diminuir a pegada hídrica do canteiro de obras, e dessa forma também melhorar o desempenho da pegada hídrica na fase de uso da edificação.
Além da importância da construção de edificações mais sustentáveis, o usuário final também tem um papel significativo no uso eficiente da água durante a fase de operação da edificação, já que essa fase representa um percentual expressivo de uso da água durante o ciclo de vida da edificação.
Projetar e construir edifícios mais eficientes que permitam aos usuários a correta gestão da água é fundamental.
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.
By Daniela Barbará | Sindusconsp
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!