Wurth do Brasil demonstra que a transformação digital pode impulsionar negócios sem reduzir empregos
Reconhecida pela sua cultura na excelência em atendimento, marca alemã projeta crescimento para 2025
Postado segunda-feira 13/05/2024 por Redação
Em um cenário onde o avanço da inteligência artificial levanta questionamentos sobre o impacto nas oportunidades de trabalho, a empresa do Grupo Würth, a Wurth do Brasil apresenta uma abordagem inovadora, provando que a digitalização pode impulsionar os negócios sem comprometer os empregos, provando que o relacionamento humano entre cliente e vendedor é fundamental em todo o processo.
Fundada em 1945 na cidade de Künzelsau, Alemanha, no período pós-guerra, a Würth sempre teve a equipe de vendas como parte essencial de seu DNA. "A marca da Würth é o aperto de mão, a confiança e a responsabilidade entre o vendedor e o cliente", afirma Marco Avelino, diretor de vendas e marketing no Brasil. Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, a empresa mantém seu compromisso com os vendedores, contando com uma equipe de vendas de 1.400 funcionários no Brasil, dos 1.800 colaboradores totais.
Enquanto muitas empresas enfrentam desafios ao integrar o varejo digital, a Wurth do Brasil encontrou uma solução para garantir que a digitalização não ameace o relacionamento vendedor-cliente. Mesmo que um cliente realize uma compra online sem assistência, o vendedor associado a esse cliente recebe comissão como se fosse uma venda presencial. Além disso, o nome e a imagem do vendedor são destacados na plataforma, proporcionando aos clientes uma experiência personalizada e fortalecendo os laços entre eles.
Para garantir o sucesso dessa abordagem, a empresa investe em treinamento para sua equipe de vendas, capacitando-os a utilizar a plataforma digital como uma ferramenta de apoio. Isso permite que os vendedores mantenham um contato mais próximo com os clientes, inclusive montando carrinhos de compras personalizados e ofertas relevantes.
Como resultado, o e-commerce, que representou 13% da receita da marca no Brasil no ano passado, deve aumentar para 15% este ano, enquanto 200 novos vendedores foram contratados. Transações realizadas pela equipe de televendas também comissionam os vendedores externos.
"Nossa prioridade é impulsionar o crescimento das vendas e garantir a satisfação do cliente, independentemente do ponto de contato utilizado para efetuar a compra. Tanto o canal digital quanto a equipe de televendas são reconhecidos pelos nossos vendedores como ferramentas de suporte que facilitam esse processo. Da mesma forma, nossos clientes percebem a empresa como uma entidade integrada, na qual recebem toda a assistência do vendedor e desfrutam da conveniência do multicanal", afirma Avelino.
A empresa também conta com segmentos especializados para a revenda, que respondem por 25% das vendas no país, sob a marca W-Max Revenda Mobilidade e Revenda Construção - criada especialmente para atender as lojas de auto e moto peças e as casas de materiais para construção.
Sobre o Wurth do Brasil
Reconhecida pelo seu atendimento personalizado, a Wurth do Brasil oferece uma extensa gama de produtos inovadores com a mais alta tecnologia, organizados em oito Divisões, sendo Automotiva, Cargo, Construção Civil, Madeira, Manutenção, Metal, Revenda Construção e Revenda Mobilidade, voltadas ao atendimento de clientes de diversos segmentos. Suas atividades abrangem o comércio de peças de fixação, produtos químicos, materiais de processamento, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, além de equipamentos de proteção individual.
No Brasil, a Wurth atende mais de 200 mil clientes, possui cerca de 10.000 produtos em linha e conta com mais de 1.800 colaboradores, dos quais 1.400 atuam na área de vendas.
By Bê Crepaldi | Relationow
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!