Veto da desoneração da folha de pagamento aumenta urgência por reforma tributária

 

Transporte rodoviário de cargas enxerga veto com preocupação e teme por colapso logístico devido às alíquotas mais elevadas

 

Veto da desoneração da folha de pagamento aumenta urgência por reforma tributária
Veto da desoneração da folha de pagamento aumenta urgência por reforma tributária

 

O veto da desoneração da folha de pagamento, realizado pelo governo federal no dia 24 de novembro, continua trazendo preocupações para os 17 setores que serão reonerados e consequentemente para a sociedade. Aprovada anteriormente pelo Congresso, a proposta permitia que até 2027 os setores desonerados pagassem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Com o veto, os segmentos voltarão a pagar 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de salários.

 

 

A medida vem causando divergências políticas e refletirá diretamente no setor de transporte, de serviços auxiliares aos transportes e ao correio, que, segundo o IBGE, representa 29,3% das receitas do setor de serviços.

 

 

Adriano Depentor, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), enxerga a medida como prejudicial para todos os segmentos de transporte. “Sem a continuidade dessa desoneração, as empresas enfrentarão um aumento nos custos trabalhistas, pois voltarão a contribuir sobre a folha de pagamento com alíquotas mais elevadas. Isso afeta diretamente o resultado das empresas, porque no transporte a mão de obra é um componente significativo dos custos operacionais. No segmento, para cada distribuição feita, são utilizadas em média sete pessoas; ou seja, o aumento dos custos trabalhistas faz as empresas repensarem seu planejamento de crescimento principalmente no que se refere a abertura de novos postos de trabalho, mas também gera a necessidade de revisão dos postos atualmente existentes”.

 

 

Apesar de toda a preocupação do transporte rodoviário de cargas, setor que representou 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre de 2023 e responsável por movimentar mais de 65% de tudo que é produzido no país, ainda não se fala em demissões nas empresas pela confiança de que o veto será derrubado no Congresso.

 

 

“Existe uma preocupação muito grande por parte dos empresários de todos os setores, mas ainda não se fala sobre demissão, pois acreditamos que esse veto será derrubado, já que implica diretamente na manutenção dos empregos. Porém, caso o veto prossiga, é possível termos um colapso na logística”, acrescenta Depentor.

 

 

Segundo o presidente do SETCESP, esse momento de instabilidade reforça a necessidade de avanço da reforma tributária, a qual inclusive teve seu texto aprovado pelo Senado Federal em 8 de novembro por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019. A medida atualmente se encontra na Câmara dos Deputados, sem uma data marcada para que seja analisada.

 

 

“É inegável que o Brasil pede uma reforma tributária. Esperamos uma proposta que simplifique o sistema tributário nacional há mais de 30 anos, algo sem sucesso até o momento. São visíveis em todos os setores as distorções e os impactos negativos que o sistema tributário atual tem sobre a produtividade e sobre a competitividade da economia. É o momento de evoluirmos e de incentivarmos por meio dessa medida o investimento privado no país, além da criação e da manutenção dos empregos”, finaliza Adriano.

 

 

Sobre o Setcesp – Fundado em 1936, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), é fruto da união de empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 87 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, por órgãos governamentais e por representantes da esfera política.

 

 

Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o Setcesp é crucial para o desenvolvimento da categoria e atuante em sua realização não apenas para os 50 municípios que representa na grande região metropolitana de São Paulo, mas também para todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 21.000 empresas associadas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, dentre outros serviços.

 

 

By Imprensa | SETCESP

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

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