Versáteis e charmosos, pufes ganham destaque no décor de interiores

Com leveza e seus diferentes formatos, a peça cumpre diferentes funções nos ambientes

Postado quarta-feira 09/07/2025 por Redação

Versáteis e charmosos, pufes ganham destaque no décor de interiores
Versáteis e charmosos, pufes ganham destaque no décor de interiores

Pufes redondos do estar do Banheiro Respiro, na CASACOR São Paulo, permitem momentos de descanso aos visitantes sem comprometer a circulação da mostra | Foto: Carlos Oliver

 

Muito além de um simples apoio para os pés, o pufe tem já tem espaço cativo nos projetos de interiores. Com formatos variados, tecidos que acompanham a proposta do ambiente e funcionalidades múltiplas, ele se torna uma peça-chave para compor o layout e adicionar praticidade aos ambientes.

 

A arquiteta e designer de interiores Luciana Moreno, que assina o Banheiro Respiro na CASACOR São Paulo 2025, é entusiasta da peça e costuma incluí-la em seus projetos. "Indico os pufes principalmente por sua versatilidade. Eles permitem quebrar a linearidade do layout e se adaptam super bem a diferentes espaços, o que é um grande benefício", explica.

 

Para sua participação na CASACOR São Paulo 2025, Luciana desenhou os pufes Bubi, inspirados nas tatuagens de suas filhas e que utilizam bolas reaproveitadas | Foto: Carlos Oliver

 

No ambiente que apresenta na mostra, Luciana apostou em pequenos pufes na área de estar. Por se tratar de um espaço de passagem, os assentos individuais oferecem praticidade sem interferir na circulação, além de garantir privacidade aos visitantes que desfrutam um momento de descanso rápido.

 

A arquiteta também assina os pufes Bubi, criados especialmente para o projeto. Com design afetivo e sustentável, as peças foram produzidas com as formas inspiradas nas tatuagens das filhas de Luciana, o emprego de tecidos sustentáveis e bolas de tênis que seriam descartadas. Essa união entregou significado pessoal, conforto e propósito ambiental.

 

Um pufe, múltiplas funções

Além do apelo estético e de servirem como assento, os pufes têm ganhado novas funções no décor de interiores. Modelos que funcionam como mesa de apoio, lateral, de cabeceira ou baú contribuem para organizar e otimizar o espaço — uma solução eficaz, especialmente para ambientes compactos.

 

Práticos, pufes compõem o décor e proporcionam conforto aos usuários dos ambientes, como nesse dormitório juvenil assinado pela arquiteta Luciana Moreno / Foto: divulgação

 

Para quem deseja apostar na peça, a arquiteta lembra que a escolha da forma e do tecido varia de acordo com o estilo do ambiente e a função desejada para o pufe. Os redondos são os mais recomendados pela profissional, tanto pela comodidade e por se adequarem mais facilmente a diversos ambientes. Os retangulares, por sua vez, são ideais para serem utilizados como apoio de pés em salas de TV.

 

Nessa sala de estar elaborada pela arquiteta Luciana Moreno, o modelo quadrado faz as vezes de mesa de centro | Foto: divulgação

 

Já no que se refere aos tecidos, a dica é optar pelos de simples manutenção e limpeza, sem deixar de lado o conforto e a resistência, especialmente para os ambientes de uso frequente. "Recomendo evitar materiais sintéticos como o courino, pois costumam ser menos confortáveis", sugere a arquiteta e designer de interiores.

 

Para quem deseja renovar o décor sem grandes investimentos, reformar ou customizar um pufe antigo pode ser uma alternativa interessante. "É possível fazer adaptações com tecidos reaproveitados, costuras manuais ou técnicas como patchwork. O importante é ter criatividade e adaptá-lo à proposta do ambiente", orienta Luciana.

 

Escolha das formas e dos tecidos dos pufes deve levar em consideração o uso e o estilo do ambiente, como orienta Luciana Moreno / Foto: divulgação

 

Em resumo, cada peça é desenhada ou escolhida de acordo com as funções, dimensões e estilos de cada ambiente. Mas a versatilidade dos pufes é tamanha que eles se tornaram itens praticamente indispensáveis nos projetos contemporâneos.

 

Sobre Luciana Moreno

A arquiteta e designer de interiores Luciana Moreno é especialista em sustentabilidade. Com mais de duas décadas de atuação, a profissional comanda um escritório com foco na personalização de ambientes – residenciais, corporativos e comerciais – sempre atenta aos detalhes e, acima de tudo, na questão do bem-estar em composição com a sustentabilidade.

 

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e em Design de Interiores pela ABRA Escola de Arte e Design. Possui MBA em Construções Sustentáveis no INBEC – São Paulo. Também fez uma especialização em Design de Interiores no Istituto Europeo di Design, em Milão. Ela investe em conhecimento, especialmente na área de sustentabilidade, por meio de visitas técnicas a diversos países da Europa e da América do Norte.

 

Luciana celebrará seus 25 anos de carreira em sua segunda participação na CASACOR SP 2025, maior mostra de decoração da América Latina.

 

Instagram: @lucianamoreno.arquitetura
Email: lucianamorenocontato@gmail.com
(11) 94053-6010

 

By dc33 Comunicação 
Foto: Carlos Oliver e Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!