Unicolor x amadeirado: como combiná-los?
Algumas vezes podemos ter receio em misturar estampas, cores e padrões na decoração. Mas existem soluções interessantes para que essa composição seja ao mesmo tempo elegante e com personalidade.
Postado segunda-feira 31/07/2023 por Redação
Um crescimento que está sendo observado é a mistura de padrões para pisos, móveis e painéis em tons unicolores com estampas de madeira. Esse contraste pode ser uma opção para quem ainda não quer ousar nas combinações de padrões amadeirados ou estampados.
O primeiro passo para uma composição harmoniosa é buscar o equilíbrio entre os padrões. A madeira, por si só, tem uma presença marcante e sempre protagoniza o espaço, então, o padrão liso em tons neutros reforça esse protagonismo. Tons de branco, bege, cinza ou preto podem realçar a beleza natural dos veios da madeira, criando um ponto focal diferenciado.
Mas se o objetivo é criar um espaço com ainda mais personalidade, que tal empregar tons vibrantes nos padrões lisos? “Muitas marcas estão apostando em padrões lisos como tons de azul, rosados, terracotas e vermelhos. Esses tons estão presentes há algum tempo no mercado, mas elas vêm ganhando cada vez mais protagonismo e destaque nos ambientes. Por isso se vê o aumento na utilização dessa dupla que pode ser uma ótima opção para espaços contemporâneos”, conta Jessica Hori, gerente de marketing da Impress Decor Brasil.
Combinar madeira com superfícies unicolores oferece uma oportunidade única para brincar com diferentes estampas. O aspecto acolhedor da madeira contrasta perfeitamente com superfícies lisas, criando um ambiente visualmente estimulante. Considere também a iluminação, que pode alterar as cores e sensações de acordo com a temperatura utilizada. Por isso, a escolha do padrão da madeira é um detalhe fundamental. Cada tipo de madeira tem um tipo de desenho e tons únicos, que podem influenciar a estética geral do espaço. Madeiras escuras, como o ébano ou a nogueira, por exemplo, transmitem uma sensação de sofisticação e seriedade. Já as madeiras claras, como o carvalho ou o freijó, proporcionam uma atmosfera mais leve e descontraída. Uma madeira mais escura não impede de ser combinada com padrões unicolores alegres e claros, assim como trabalhar as madeiras mais suaves podem ser empregadas junto a cores mais potentes. “A harmonia do projeto vai depender mais do equilíbrio entre as duas cores do que propriamente a união entre elas”, comenta Jessica.
Outro fator que deve ser considerado é em quais elementos da decoração esses dois tipos de padrão podem ser usados. Para além do piso, a madeira pode fazer parte de um painel, um armário ou uma divisória, em composição com acessórios unicolor, como uma faixa, um nicho sobre o painel, por exemplo. “Sobrepor itens no padrão liso com o padrão amadeirado dá um contraponto visual, permitindo que o olhar ‘descanse’ entre os elementos de madeira”, conclui Jessica.
A chave para usar padrões amadeirados e unicolores juntos é a harmonia. Mantendo o equilíbrio entre ambos os modelos, é certa a chance do resultado ser satisfatório.
By Marillia Salla | Assessoria de Imprensa - Impress Decor
Imagens: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!