Último dia do Salão Rio de Interiores inclui workshop de BIM e discussões sobre IA, inclusão, brasilidade e iluminação

 

3ª edição do evento já tem data para acontecer: de 26 a 28 de agosto de 2025

 

Último dia do Salão Rio de Interiores inclui workshop de BIM e discussões sobre IA, inclusão, brasilidade e iluminação
Último dia do Salão Rio de Interiores inclui workshop de BIM e discussões sobre IA, inclusão, brasilidade e iluminação

 

O terceiro e último dia da 2ª edição do Salão Rio de Interiores, que aconteceu nesta quinta-feira (8), na sede do IAB-RJ, começou com a troca de conhecimento promovida pela FIRJAN, que trouxe para os profissionais o Workshop BIM em projetos de interiores. Em seguida, foram iniciadas as mesas-redondas dentro do tema escolhido, 'Inteligências: ancestral, artificial e colaborativa'.

 

 

Ronaldo Ferreira, diretor de redação da Revista Kaza, conversou com o designer industrial Rodrigo Erthal e a arquiteta Maria Mahmoud, especialista em workplace design, sobre IA Nos Projetos de Interiores, que lotou o auditório.

 

 

Em sua abertura, Rodrigo contou que há 2 anos trabalha com inteligência artificial e, esse motivo, intitula-se como designer sintético. O designer reforça que é importante entender que a "IA é uma ferramenta, ela vai exponenciar, vai te fazer um profissional muito mais eficaz, muito mais potente". Ou seja, é preciso saber utilizá-la, pois o resultado vai depender da melhor forma de escrever o briefing combinado com os parâmetros corretos. Rodrigo segue dando passo-a-passo, enquanto as câmeras de celulares do público entram em ação para registrar todas as dicas, principalmente de como funciona um prompt.

 

 

A palavra passou para Maria, que reiterou um dos pontos levantados por Rodrigo: "IA é uma ferramenta, apenas uma ferramenta. Nós continuamos sendo os curadores, definindo o que vai ser criado". Ela relembra que a tecnologia sempre esteve na vanguarda da arquitetura e do design de interiores, transformando não apenas os métodos de trabalho, mas como conceber e visualizar espaços. "A IA é uma conversa com a máquina, por isso temos que saber a linguagem correta para direcioná-la com precisão, o que ainda exige domínio do vocabulário de interiores". E, mais uma vez, as câmeras dos celulares do público entram em ação para as indicações de Maria com relação ao prompt, que finalizou sua apresentação mostrando alguns projetos realizados com inteligência artificial.

 

 

A programação seguiu com a mesa Interiores inclusivos: museus e expografia, com Marina Piquet, IDG do Jardim Botânico e Museu do Amanhã, Gisele de Paula, do Museu de Arte do Rio e Cadu Nunes Ferreira, presidente da ABEA. O papo foi guiado pela inteligência colaborativa já que, como Piquet explicou em sua fala de abertura, exposições são sempre colaborações que unem objetos, obras de arte, recursos físicos e digitais. "Exposição é mídia. Um meio de comunicação, poderoso e único, coletivo, com envolvimento todos os nossos sentidos, sendo um recurso muito interessante para design de interiores".

 

 

Gisele, com experiência em montagem de espaços de exposições, reforçou que museus e expografias são sobre território, memoria e afeto, não sobre paredes brancas. Ela mostrou cases como o de César Bahia (Uma poética de Recomeço), que teve o desafio de trazer peças vendidas no chão do mercado-modelo e dar protagonismo a elas num espaço de 300m² no Museu de Arte do Rio. Outro case é o de Nádia Taquary (Oná Irin, caminho de ferro), que constrói esculturas de mulheres e, nesta exposição em referência às mulheres negras e escravas, construiu sua poética com os barangandãs, que representam o poder social que esses adornos traziam para a sociedade da época.

 

 

Créditos Miguel Sá

 

 

A jornalista e curadora Lucia Gurovitz recebeu o diretor e roteirista Alberto Renault e o Diretor de Conteúdo da CASACOR, Pedro Ariel Santana, para debater o tema Brasilidade. Pedro Ariel, apresentou o tema mostrando uma viagem pelas interpretações do que é ser brasileiro em diversas edições da CASACOR pelo país. "Cada lugar tem seu sotaque", afirmou.

 

 

Ele correlacionou o tema do 2º Salão Rio de Interiores ao da CASACOR 2024, que é "De Presente, O Agora", evocando a reflexão do elenco sobre ancestralidade em projetos como o do arquiteto Gabriel Fernandes, que fez uma ode ao barro e à casa caipira, A Ocupação terreiro, de Alexandre Salles e a exposição Ecos Armoriais, que contou a história do movimento Armorial, criado na década de 1970 por Ariano Suassuna.

 

 

Renault, conta sua experiencia com programas de TV, como o Brasil Legal, que era apresentado por Regina Casé e o Casas Brasileiras, para mostrar os diferentes Brasis que existem por aí. "Sempre quis mostrar que a palavra Brasil fosse relacionada à excelência. O objetivo de mostrar a casa das pessoas, em variados estilos, foi para promover nossa arquitetura e nosso design".

 

 

A última mesa-redonda teve a presença do arquiteto e urbanista Pablo Benetti, que recebeu o arquiteto Miguel Pinto Guimarães e o iluminador Maneco Quinderé para um bate-papo sobre Iluminação. Numa apresentação conjunta e repleta de bom-humor, a dupla apresentou projetos e mostrou a importância da luz e sua melhor aplicação na arquitetura.

 

 

Créditos Miguel Sá

 

 

Maneco começou a trabalhar muito cedo como uma espécie de contrarregra de teatro, mas logo se encantou pela iluminação e iniciou carreira no entretenimento. Até que foi chamado para fazer um projeto de iluminação para um escritório de arquitetura e aceitou o desafio. "Na verdade, o modo de produção é que muda, mas o olhar é o mesmo", conta.

 

 

Parceiros em diversos projetos residenciais e comerciais, Miguel comentou que a cada trabalho essa sinergia com Maneco vai crescendo, o que facilita muito o processo criativo e sua execução. Nesse contexto, inclusive, destacou que para ele "o equipamento não interessa e sim o efeito".

 

 

Para fechar o dia, Pablo Benetti fez a provocação sobre o tema à dupla, que falou sobre como as inteligências se conectam à iluminação. Quinderé afirmou que a "Iluminação ainda é uma tecnologia recente e a ancestralidade é muito presente em todos os projetos", que prima pela inspiração da luz natural. Já Miguel, disse que todos esses conhecimentos estão interligados por meio da história e das vivências.

 

 

3ª edição do Salão Rio de Interiores

 

 

No encerramento do dia, representando as instituições que realizam o Salão Rio de Interiores, subiram ao palco Danielle Dias, vice-presidente do IAB-RJ, e Isabela Göbel, diretora de marketing da Asbea-RJ, para os agradecimentos finais. Paulo Benetti, idealizador do projeto, foi homenageado pelo seu apoio em nome do CAU/RJ.

 

 

"Gostaríamos de agradecer aos expositores, apoiadores, palestrantes e as pessoas que estão aqui e acreditaram nesse trabalho conosco, que nos ajudaram a movimentar o mercado da arquitetura de interiores na cidade do Rio de Janeiro e são fundamentais para desenvolver a cultura arquitetônica na nossa cidade. Esse evento inovador e colaborativo é o resultado da união das 3 maiores instituições de arquitetura do Rio de Janeiro e do Brasil: IAB, Asbea e CAU", comemorou Danielle.

 

 

Créditos Miguel Sá

 

 

A organização aproveitou a presença dos participantes para anunciar a data do 3º Salão Rio de Interiores: de 26 a 28 de agosto de 2025. Tema e local serão anunciados futuramente.

 

 

O evento de 2024, que aconteceu de 6 a 8 de agosto, reuniu mais de 30 marcas parceiras, instituições setoriais e profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores para troca de experiências e debates. O público foi superior a 1400 pessoas nos 3 dias de programação.

 

 

Com realização da AsBEA-RJ e do IAB-RJ, o 2º Salão Rio de Interiores teve patrocínio de CasaShopping e apoio comercial da Prosperar, além do apoio institucional do CAU/RJ, Ademi-RJ, Firjan-RJ, CASACOR RJ, Instituto Europeo di Design do Rio de Janeiro, do Escritório de Paisagismo Horto Girassol, da Aromatizar – Aromatização de Ambientes. A cobertura completa da edição está disponível no perfil do Instagram: https://www.instagram.com/salaoriodeinteriores/

 

 

By Camila Barbieri | A4eholofote

Imagens: Créditos Miguel Sá

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!