Tramontina lança linha Oceano +Clean com plástico reciclado do litoral
Resíduos retirados do litoral brasileiro são incorporados à produção de dois dos modelos de móveis plásticos da marca mais demandados pelo mercado
Postado quarta-feira 24/04/2024 por Redação
Todos os anos 8 milhões de toneladas de plástico invadem os oceanos, contribuindo para a previsão sombria de que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. A fim de dar novo destino a uma parte dos resíduos retirados no litoral brasileiro, a Tramontina se uniu ao Grupo Clean Plastic, responsável pelo beneficiamento do material recolhido pela ONG Eco Local Brasil, que realiza mutirões de limpeza das praias, e criou a nova linha Oceano +Clean.
Uma parte da produção dos móveis foi remodelada para incluir o plástico retirado de áreas litorâneas em parte de sua composição. Outra parcela continua sendo fabricada com a matéria-prima tradicional. A coleção agrega valor ambiental, social e garante o bem-estar da vida marinha em mais uma iniciativa inovadora e comprometida com a sustentabilidade da marca.
O material retoma seu ciclo de vida nas cadeiras Isabelle e Gabriela, ambas disponíveis nas cores preto, verde e azul. "O projeto Oceano +Clean não se limita à produção de móveis sustentáveis. É uma missão que abraça a responsabilidade ambiental e social ao impulsionar a reciclagem, gerando renda e inovação", destaca o diretor da Tramontina Rui Baldasso.
Inicialmente, será lançado um lote piloto de 1 mil unidades de cada cor dos modelos, mas o objetivo, segundo Baldasso, é expandir a fabricação. Os produtos estão alinhados a uma demanda do consumidor contemporâneo por itens com procedência comprovada, sem abrir mão do apelo estético, durabilidade e qualidade (suportando até 182 quilos). O plástico retirado das áreas litorâneas e usados na fabricação das cadeiras da linha Oceano +Clean tem 100% de rastreabilidade garantida.
Já à venda no e-commerce da Tramontina e nas lojas físicas oficiais da marca, as cadeiras são identificadas por uma tag em papel com o nome da coleção preso por um cordão de sisal. A embalagem também é ecológica, com uso reduzido de plásticos, caixa em papel 100% reciclado e papel protetor do produto em kraft.
Além do Oceano +Clean, a Tramontina tem outras linhas com plástico sustentável em sua composição, como as cadeiras ECO, feitas com polipropileno reciclado com o selo WENEW, e Circular Economy, fabricados dentro do conceito de economia circular, produzidos a partir de resinas pós- consumo (PCR).
Todo plástico que entra na Tramontina Delta, localizada em Pernambuco e voltada à fabricação de produtos em plástico, ganha um destino certo. Internamente, é feita a transformação de resíduos gerados na fabricação de novos novos itens.
Tramontina Transforma abrange frentes de sustentabilidade da marca
A sustentabilidade está no centro das decisões da Tramontina, tanto na ética dos negócios e na busca por melhorias nos processos, quanto no respeito às pessoas e às comunidades. As práticas sustentáveis já fazem parte da história da marca centenária que, em 2014, criou o Comitê Ambiental, com o objetivo de alinhar e aprimorar as práticas de gestão ambiental da empresa.
Em 2021, deu início aos trabalhos do Comitê ESG, avançando ainda mais nos temas de sustentabilidade de forma corporativa. Como primeira ação do grupo de trabalho, foi desenvolvido o Relatório de Sustentabilidade da Tramontina, que é elaborado anualmente e integra informações corporativas e as ações de sustentabilidade realizadas pela empresa.
Para unificar a comunicação, surgiu o conceito Tramontina Transforma, que abrange todas as frentes de sustentabilidade da marca e embala toda essa evolução feita ao longo dos anos.
Hoje, a Tramontina mantém 2.900 hectares de Áreas Preservadas com vegetação arbórea, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e Matas Nativas Preservadas, além de mais de 3 mil hectares de áreas plantadas - chamadas florestas de produção, com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas. A empresa investe em tecnologias limpas para reduzir e controlar a geração de resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas.
Lançamento ocorreu no Dia Mundial da Terra e envolveu campanha com uso de computação gráfica
A campanha de lançamento da coleção, realizada pela agência W3Haus, envolveu estratégia de Fake Out Of Home (FOOH) , uma técnica que utiliza computação gráfica para simular ativações reais em espaços conhecidos. O objetivo é despertar a curiosidade sobre a veracidade da cena combinando realidade e manipulação digital.
Pela primeira vez na história da Tramontina foi utilizado esse recurso em um vídeo teaser que mostra imagens de garrafas em um ponto emblemático e querido pelos brasileiros, a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O conteúdo pode ser conferido nas redes da Tramontina.
O vídeo foi veiculado também nas redes sociais de três influenciadores parceiros da marca - Aline Guedes (@chefalineguedes), Trisha Guimarães (@acasacomoelae) e Henrique Buttler (@canalhenriquebuttler) - a partir de segunda-feira (22) e marcou o Dia Mundial da Terra convidando à reflexão e adoção de atitudes responsáveis para contribuir com a preservação do planeta. “Usamos uma linguagem de redes para conseguir destacar o assunto para esse público com mais qualidade, gerar curiosidade e, a partir disso, interesse e relevância”, explica a Diretora de Criação da W3, Clarissa Barreto.
Sobre a Tramontina
A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em nove unidades fabris - sete no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.
Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.
Sobre a W3haus
A W3haus é uma agência cocriativa e full service do ecossistema Haus. Fundada no ano 2000, conta com operações em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Nestes 24 anos, vem construindo história para grandes marcas e obtendo reconhecimento, como os prêmios internacionais Cannes Lions, D&AD, Effie Awards, One Show e Webby Awards. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.
By Roberta Mello | FTcom
Imagens: Divulgação Tramontina
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!