Tendências na CASACOR Rio de Janeiro trazem azuis, verdes, arenosos, terrosos e muito efeito velvet
Tintas Coral selecionou seis ambientes para inspirar projetos para a sua casa
Postado quarta-feira 20/11/2024 por Redação
Categorias: Design Design de Interiores Arquitetura Arquitetura & Design

Primeira franquia da marca, a CASACOR Rio de Janeiro nasceu em 1991 e, desde então, vem traduzindo o jeito carioca de morar. A Coral é a tinta oficial da mostra que, nesta 33ª edição, realizada até 24 de novembro, traz mais cores, o uso de texturas e, principalmente, o efeito velvet (aveludado) em diversos ambientes, o que confere um ar de sofisticação aos espaços. Os neutros aparecem ao lado de tons azuis, verdes, arenosos e terrosos, trazendo personalidade aos projetos.
As novidades começam pela fachada do espaço que abriga a CASACOR Rio este ano, o Fashion Mall. Para a parte do shopping que sedia a mostra, a Feu Arquitetura criou um novo visual, inspirado nas curvas tão características do Rio, um projeto que aproveita os vidros existentes e evita grandes intervenções, o que permitiu uma renovação harmoniosa com mínimo impacto. Foram utilizadas iluminação eficiente e uma paleta de cores da Coral que ajudam a trazer dinamismo para o entorno do shopping, criando ares mais elegantes para o exterior do prédio. Os tons selecionados foram Mantilha, Cinza Granito, Sombra de Escultura, Camurça, Creme Brulée, Rosa-da-Areia e Bronze Milão.
“Acabamos de anunciar nossas paletas de cores para 2025 e vemos que as tendências já estão chegando à CASACOR”, comenta Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Coral, sobre o estudo ColourFutures, realizado anualmente há 21 anos. “Nosso estudo de tendências de comportamento e cores apontou três paletas para o próximo ano, denominadas Destemida, Ancestralidade e Artesanal. E vemos elementos relacionados a elas em diversos ambientes. Além disso, o efeito velvet vem muito forte, permanece como queridinho dos arquitetos, trazendo sofisticação e se adaptando aos mais diversos projetos”, comenta.
Veja, logo abaixo, seis ambientes selecionados pela Coral para exemplificar as tendências de cores e efeitos na CASACOR Rio de Janeiro:
Estúdio do Colecionador Coral, por Chicô Gouvêa

Para um marchand, um estúdio multicolorido e com a sofisticação típica dos projetos de Chicô Gouvêa. Aqui, nada de paredes brancas para servir de suporte às obras de arte. Pelo contrário, os tons da Coral são vibrantes e recebem muito bem obras de importantes nomes da arte brasileira: Rubens Gerchman, Iberê Camargo, Vik Muniz. Já o mobiliário tem tons mais suaves, que trazem equilíbrio ao ambiente, e assinaturas igualmente importantes do cenário nacional como Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin e Roberta Banqueri. As tonalidades escolhidas são verdes, cinzas e vermelhos: Pedra Cinzenta, Musgo Esverdeado, Corrida de Rua, Noite do Zodíaco, Natureza Mágica, Vesúvio e Estanho. Como contraponto, o teto é Branco Cru, para refletir e espalhar a luz. A ousadia de Chicô lembra a paleta Destemida para 2025, com cores marcantes para quem arrisca sair da zona de conforto.
“Desde jovem, sempre ouvi dizerem ser absurdo pendurar um quadro em uma parede que não fosse branca ou bege. Mas hoje vemos cores nas paredes de alguns dos principais museus do mundo, como o Musée d'Orsay, o Rijksmuseum e a National Gallery, revisitando as grandes casas dos séculos XVIII e XIX, que tinham paredes coloridas como suporte para obras de arte. Penso que quando se trata de cor, não há restrições, obrigações e proibições. Cor é afeto, mas as pessoas ainda têm dificuldade em aceitá-la nos projetos”, comenta Chicô Gouvêa.
Para Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, multinacional holandesa fabricante da Coral, esse amor por cores e pelas artes traz total sintonia à parceria com o arquiteto: “Chicô, assim como a Coral, tem as cores no seu DNA. E traz o tema das Artes que também é muito recorrente para nós, já que a AkzoNobel é parceira de grandes museus pelo mundo como o Rijksmuseum, na Holanda, e o MASP, no Brasil. Nesse estúdio, ele propõe uma união do artístico com as cores nas paredes, derrubando estigmas de que o suporte de obras de arte tem que ser branco, neutro. Vemos que a cor nas paredes valoriza ainda mais a exposição das obras. Esse é mais um convite da Coral para que as pessoas ousem e saiam do branco, off white e cinza”, afirma.
Coworking, por Kilze Guimarães

Mais que uma área de trabalho remoto, o Coworking é um local de interação e convivência. Ali, o mobiliário tem formas orgânicas e é prático e funcional com peças que podem ser usadas de diferentes maneiras para trazer mais versatilidade ao ambiente. Na decoração, cores em tons naturais e terrosos trazem sensação de bem-estar. Nas paredes, um mix de revestimentos e coberturas: concreto, muxarabi de madeira e até jardim vertical. Quando a arquiteta conta a intenção de ter vislumbrado um “espaço sensorial propício para inspirar e valorizar nossas raízes”, remete à ancestralidade. Aliás, uma das cores utilizadas no ambiente faz parte da paleta Ancestralidade da Coral para 2025, antecipando tendência. Também estão entre as tonalidades de tintas utilizadas Broto de Bambu (paredes e teto), Escudo do Guerreiro (paredes) e Pote de Argila – Decora Efeito Velvet (paredes e teto).
Loft Raízes, por Natália Lemos

A arquiteta buscou nas cores do cerrado mineiro de sua família o tom para esse projeto. Com ares contemporâneos e sofisticados, o espaço traz da terra avermelhada e das árvores tortuosas do bioma a inspiração para a decoração com materiais naturais, lajotas de barro e cobogós cimentícios. Peças de família, como a tábua de fazer queijo transformada em aparador, e memórias afetivas como o fogão a lenha completam o design, ajudando a trazer uma atmosfera aconchegante e cheia de história. Toda essa herança cultural, materiais e tonalidades lembram a paleta Artesanal, que compõem as cores 2025 da Coral. Nesse ambiente, a sensação de aconchego é obtida com os tons Castor Suave (teto), Branco Rússia (paredes) e Chocolate Quente (paredes e teto). Também foi utilizada Textura Rústica.
Casa Essência, por PKB Arquitetura

Dividido em três ambientes, o projeto de Fernanda Carminate, Luiza Baeta e Pedro Kastrup é outro que remete à paleta Artesanal 2025 e todo o seu significado de ter tons, materiais e objetos (feitos à mão) que nos conectem com o que realmente importa, o toque humano. Logo na entrada, um grande espelho d’água representando a força da natureza. Em seguida, o living traz peças artesanais, o piso em pastilhas, que faz uma referência ao modernismo, e o painel de marcenaria feito artesanalmente com pedaços de madeira encaixados um a um criando um belo traçado. É ele que leva ao último ambiente: o quarto, um refúgio acolhedor definido por uma estrutura de madeira entrelaçada, chamada “mãos dadas”. O efeito Cimento Queimado é utilizado na cor Bege Amuleto, em paredes e teto, e a cor Bronze Talismã na Textura Design.
Loft Refúgio Dálmobile, por Fernando Lanner e Lúcia Gonçalves

Esse ambiente também tem como protagonista o efeito velvet em paredes e teto, na cor Bege Amuleto. A paleta de cores transita por tons arenosos, verdes, cinzas e marrons que aparecem especialmente na marcenaria. Esse loft é quase como uma caverna moderna: integrada à paisagem, está dividida internamente entre uma área social, com espaços integrados e fluidos e um pé-direito generoso, e uma ala mais intimista. Nesse espaço, a fusão da arquitetura contemporânea com elementos naturais – o artesanal novamente marcando presença nos projetos – cria um ambiente elegante, funcional e acolhedor que reflete a força e a individualidade da mulher contemporânea.
Brinquedoteca, por Sophia Abraham

Um oceano utópico onde a humanidade e a natureza coexistem em harmonia sem vestígios de poluição, uma inspiração para futuras gerações mais conscientes e sustentáveis. É assim a brinquedoteca criada por Sophia Abraham. No espaço, as formas orgânicas e fluidas das estruturas e do mobiliário evocam a sensação de estar submerso criando uma experiência quase imersiva para as crianças. Os tons de cinza e madeira criam uma base neutra para o ambiente, trazendo uma atmosfera equilibrada e tranquila. A paleta de tons candy é composta por Bico de Pássaro, Fábula Encantada, Azul Céu, Verde Casual, Raio de Luz, Amizade Eterna, Celeste Azul, Céu Azul e Balé Rosa. As peças em formato de animais marinhos dão o toque lúdico.
Serviço
CASACOR Rio de Janeiro
Até 24 de novembro de 2024
Local: Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22610-001
Para mais informações, visite https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/
Sobre a AkzoNobel
Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor. Vamos pintar o futuro juntos.
Para mais informações, por favor visite www.akzonobel.com
By Conteúdo à la carte
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!