Telas tensionadas: estética, praticidade e dinamismo para os projetos de arquitetura
Versáteis, as telas tensionadas ocupam cada vez mais espaço nos projetos de interiores comerciais e residenciais. Além de oferecer uma proposta dinâmica aos ambientes, tanto pela funcionalidade quanto pelo efeito estético, elas também são muito práticas, de fácil instalação.
Postado quinta-feira 08/09/2022 por Redação
Categorias: Design Tendências Arquitetura & Design
Na região da Grande Florianópolis, a Energiluz Design é a empresa que representa com exclusividade as telas da italiana Dress All, há oito anos no Brasil, com um mix de possibilidades para o mercado da arquitetura.
“Elas podem dar forma a grandes painéis e totens de comunicação visual, servir como divisórias de ambientes, revestir um teto, o fundo de uma adega e até mesmo funcionar como cabeceira de cama”, exemplifica Emerson Ramos, gerente da Energiluz Design.
E mais: as telas tensionadas ganham ainda maior notoriedade quando complementadas com iluminação especial de LED, o que gera uma luz homogênea e difusa, segundo July Dayane Cruz Zabott, da área comercial da Dress All.
As telas são confeccionadas com o poliéster, tecido com leve elasticidade, que pode ser aproveitado na versão branca ou com a opção de impressão em alta resolução, por meio da tecnologia UVHD. É um material reciclável, não propaga chamas e pode ser explorado em soluções pensadas para áreas internas e externas.
Fixadas em perfis finos de alumínio, elas agregam design e resistência. Se for do interesse do cliente, a estrutura pode ser pintada diretamente na fábrica. São oito opções de cores na pintura epóxi eletrostática e duas opções de cores na pintura líquida.
Segundo July, o produto é bastante utilizado pelo varejo, justamente pela praticidade na troca de comunicação. Geralmente, são as telas com impressão, que podem ter até 3 metros tanto no comprimento quanto na altura, sem emenda. “Para se ter uma ideia, a troca do tecido não chega a 10% do total investido na estrutura completa.” O cliente pode optar pelo painel monofacial fixo na parede, com iluminação periférica, ou bifacial, muito explorado em totens.
Na arquitetura, as telas são comumente usadas no teto, muitas vezes em nichos, dando um toque singular ao projeto luminotécnico. Com pontos de LED é possível criar diferentes cenários - do mais intimista, com luz mais amarelada, sensação quente, ao mais neutro, com luz branca e fria -, conforme a necessidade do cliente. Outra maneira também aproveitada pelos profissionais é como divisória de ambientes.
By Jana Hoffmann
Imagem: divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!