Tecnologia chega à decoração
Soluções inteligentes transformam o design de interiores, unindo funcionalidade e conforto
Postado terça-feira 14/01/2025 por Redação
Categorias: Arquitetura Tecnologia & Inovação
Em 2025, o design de interiores deve ser revolucionado pela tecnologia, conforme destaca a World 's Global Style Network (WGSN), referência mundial em tendências comportamentais. A perspectiva aponta para ambientes mais conectados, funcionais e capazes de proporcionar experiências personalizadas.
A adoção de inovações, como Inteligência Artificial (IA) e protótipos virtuais, já tem transformado a maneira como os espaços são projetados. Casas inteligentes, que antes eram vistas como um conceito futurista, passam a ser uma realidade mais acessível, com sistemas de automação que permitem controlar luzes, cortinas, climatização e eletrodomésticos por meio de simples comandos.
Os dispositivos IoT, como assistentes virtuais e lâmpadas inteligentes, estão cada vez mais presentes nas residências, tornando os ambientes mais conectados e funcionais. Segundo o relatório State of IoT Summer 2024, da IoT Analytics, mais de 16,6 bilhões de dispositivos IoT estavam conectados em 2023, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
Tecnologias como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) também estão revolucionando a maneira como consumidores visualizam e escolhem seus móveis, proporcionando experiências fiéis e detalhadas antes da compra. É possível, por exemplo, visualizar diferentes modelos de sofá em 3D no seu próprio ambiente, ajustando cores e tamanhos com apenas alguns cliques.
A arquiteta Mariana Grunschy, em entrevista à imprensa, destaca que assim como aconteceu a transição dos desenhos manuais para as imagens geradas por softwares nos escritórios profissionais, agora, a introdução da IA passa a transformar a maneira como as imagens são feitas.
A arquiteta alerta, no entanto, que os profissionais que não se adaptarem às novas ferramentas correm o risco de ficar para trás. Segundo ela, a adoção de ferramentas de IA traz uma vantagem: a produção de imagens de forma mais rápida do que os métodos tradicionais, o que permite que os profissionais se concentrem em aspectos insubstituíveis de seu trabalho, como o atendimento e o desenvolvimento do projeto em si.
Integração harmônica da tecnologia nos ambientes
O futuro da decoração também aponta para ambientes onde conforto e funcionalidade são priorizados, sem abrir mão da inovação. Seja por meio de um papel de parede para quarto que harmoniza com iluminação inteligente ou de dispositivos que facilitam tarefas, a tecnologia é pensada para transformar a casa em um espaço personalizado e acolhedor.
A estética dos dispositivos tecnológicos têm evoluído para se integrar melhor aos ambientes. Gadgets que antes chamavam atenção por seu design futurista, agora adotam um visual mais discreto, que se harmoniza com o restante da decoração.
De acordo com a diretora de tecnologia de consumo da WGSN, Lisa Yong, a abordagem de design “domesticado” busca suavizar os produtos tecnológicos, tornando-os menos intrusivos e mais integrados ao ambiente doméstico. Ela acrescenta que as interfaces de usuário estão se afastando das interações baseadas em tela, privilegiando controles mais intuitivos, que seguem os princípios da chamada “tecnologia calma”.
Sustentabilidade e bem-estar serão tendências de decoração
Além da crescente integração da tecnologia nos ambientes, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar também devem estar ainda mais presentes no design de interiores em 2025.
De acordo com a previsão da WGSN, a sustentabilidade será um dos destaques. Tecnologias verdes, como sistemas de energia solar e soluções para otimizar o consumo energético, devem ser mais priorizadas, visando criar ambientes mais ecoeficientes e reduzir o impacto ambiental.
A valorização das produções locais e artesanais também entra nesse contexto, contribuindo para uma cadeia de consumo mais responsável e consciente. Além disso, o design terapêutico, centrado no bem-estar, vem ganhando força. Em entrevista à imprensa, a designer Glauciene Duarte explica que as pessoas estão cada vez mais atentas ao impacto do ambiente em sua saúde física e mental.
Segundo ela, um exemplo disso é a priorização de espaços com tonalidades de cores suaves e calmantes, iluminação que simula a luz natural e o uso de materiais livres de substâncias tóxicas que possam prejudicar a saúde.
By Experta Media
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!