Talento Incluir aponta 5 dicas para um atendimento inclusivo e acessível às pessoas com deficiência

 

 

O poder de compra das pessoas com deficiência

Postado segunda-feira 13/03/2023 por Redação

Talento Incluir aponta 5 dicas para um atendimento inclusivo e acessível às pessoas com deficiência
Talento Incluir aponta 5 dicas para um atendimento inclusivo e acessível às pessoas com deficiência

 

 

No “Dia do Consumidor” (15/3) é importante reforçar a importância e o potencial das pessoas com deficiência como clientes. Cerca de 8,4% da população brasileira (17,3 milhões) tem algum tipo de deficiência, segundo dados da PNS do IBGE (2019), mas o último censo - realizado em 2010 - apontava que ¼ da população brasileira (45 milhões) tem algum tipo de deficiência. Apesar da falta de dados mais concisos sobre essa população, o fato é que ela vem aumentando seu poder de consumo.

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Segundo Carolina Ignarra, CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir - um ecossistema dadiversidade e inclusão pioneiro no Brasil - as pessoas com deficiência estão cada vez mais conquistando espaço no mercado de trabalho por conta dos avanços da cultura de inclusão nas empresas, o que abre mais oportunidades e contribui para melhorar a condição financeira das pessoas com deficiência. Um estudo da Accenture (2018) aponta que esses consumidores têm potencial de consumo estimado em R$ 22 bilhões ao ano.

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No entanto, mesmo com esses números expressivos, o poder de compra do consumidor com deficiência ainda é subestimado pelo comércio. As barreiras para o consumo são inúmeras, a começar pela acessibilidade, na opinião de Carolina, que aponta as principais dicas para atender esse consumidor, com acessibilidade:

 

 

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1 - Sites com recursos de acessibilidade: uma pesquisa realizada pelo ‘Movimento Web Para Todos’ mostrou que o número de sites brasileiros aprovados em todos os testes de acessibilidade representa menos de 1% do total. É preciso considerar esse público e trazer para os sites de compras recursos de acessibilidade para realizar suas compras;

 


 
2 - Lojas físicas, restaurantes, hotéis etc acessíveis: obrigadas por lei a investirem em estruturas acessíveis, muitos estabelecimentos pecam em projetos que não são eficientes. A acessibilidade arquitetônica atende as pessoas com deficiência e demais clientes que eventualmente estejam com a mobilidade reduzida, gestantes entre outros. Por isso, calçadas, rampas, disposição das informações, banheiros, provadores com espaço para cadeiras de rodas, tudo isso deve estar contemplado em um projeto eficiente. Isso também vale para cardápios, rótulos, etiquetas, disposição dos produtos etc.

 


 
3 - Equipes preparadas: todos os funcionários precisam estar capacitado para atender clientes com deficiência, tornando a experiência de compra positiva e respeitosa. Há consultorias especializadas em treinamentos específicos para o tema;

 


 
4 - Contratar pessoas com deficiência: gera empatia, confiança, representatividade. Além disso, a convivência equipes diversas trazem mais informações e inovações para os negócios;

 


 
5 - Experiência positiva: é preciso proporcionar a esse cliente a mesma experiência de atendimento de venda e pós-vendas que é oferecida aos demais, com atenção para não cometer o capacitismos, sem exageros, “paparicação” ou “infantilização”.

 


 
6 - Representatividade: uma pesquisa realizada pela Getty Images e YouGov, com mais de 5 mil participantes de 26 países, apontou que mais de 60% das pessoas entrevistadas se sentem discriminadas por comerciais. Campanhas publicitárias e demais peças de comunicação visual precisam trazer a representatividade da pessoa com deficiência. Para colaborar com imagens reais o Grupo Talento Incluir lançou recentemente o UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira, incluindo pessoa com deficiência.

 

 

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“Nós precisamos sentir que nossos desejos e necessidades de consumo são considerados desde a criação dos produtos, campanhas publicitárias até a experiência que encontramos nas lojas. Com respeito e sem capacitismo. Valorizar a pessoa com deficiência como cliente humaniza as relações de consumo e conecta cliente e comércio pelo elo mais forte e importante dessa cadeia: o respeito”, destaca Carolina Ignarra.

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Sobre o Grupo Talento Incluir

 


 

Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior,que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho e o UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada.
 

 

 

Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria - a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.

 


 

Para mais informações, acesse:

 

 

Talento Incluir (site)
Talento Sênior (site)
UinHub (site)
UinStock (site)

 

 

By Bianca Silva Sales | Pitchcom

Imagem : Iza Guedes

 

 

 

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