Sudeste é a única região que fecha bimestre com saldo positivo de emprego em micro e pequenas indústrias

 

Pesquisa SIMPI/Datafolha indica que também foi onde mais teve investimentos no setor

Postado quarta-feira 09/08/2023 por Redação

Sudeste é a única região que fecha bimestre com saldo positivo de emprego em micro e pequenas indústrias
Sudeste é a única região que fecha bimestre com saldo positivo de emprego em micro e pequenas indústrias

 

Dados da 7ª rodada da pesquisa “Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria” mostram que o Sudeste foi a única região do Brasil que fechou o bimestre de abril/maio de 2023 com um saldo positivo de vagas, entretanto, a nível nacional foi negativo. O Índice de Contratação e Demissão das MPI’s ficou em 103 pontos e subiu em relação ao período anterior (fevereiro e março), quando foi de 101 pontos - em uma escala de 0 a 200. A média nacional entre pessoas contratadas e desligadas ficou em 96 pontos, abaixo da última pesquisa realizada (fev/mar), que contabilizou 99 pontos.

 

 

A quantidade de empresas que abriram vagas também foi a maior: 18% ofereceram novos postos de trabalho contra 16% que encerram contratos com os colaboradores.

 

 

“A geração de empregos é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país ou comunidade. Quando uma empresa se compromete em criar postos de trabalho, ela desempenha um papel crucial em diversas esferas da sociedade”, comenta Joseph Couri, presidente da Micro e Pequena Indústria (SIMPI).

 

 

Além do destaque para o setor de emprego, foi também onde mais houve investimentos: 20% dos dirigentes relataram que fizeram algum tipo de reforma, ampliação do espaço físico e/ou compra de máquinas e equipamentos.

 

 

A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil, devido a uma combinação de fatores históricos, econômicos e sociais. Desde primórdios, a região atraiu investimentos e concentrou a maior parte da atividade econômica, com grandes centros urbanos e infraestrutura desenvolvida.

 

 

“Entretanto, essa concentração de desenvolvimento também traz desafios, como a migração de outras regiões em busca de emprego, resultando em pressão sobre os serviços públicos e infraestrutura”, conclui Couri.

 

 

Hoje, 47% das micro e pequenas indústrias estão concentradas no Sudeste e a maioria delas têm até 10 anos de existência, segundo pesquisa SIMPI/Datafolha.

 

 

Sobre a pesquisa

 

 

Realizado pelo Datafolha, a pedido do Simpi, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, traz um panorama geral da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 09 e 29 maio de 2023, foram realizadas 712 entrevistas.

 

 

Para consultar outros dados da 7ª edição da Pesquisa Nacional do SIMPI, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.

 

 

By SIMPI | Imprensa

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: