Studio Porto incorpora atributos no projeto da Triângulo House em Uberlândia, Minas Gerais

 

Para a morada contemporânea cravada no Triângulo Mineiro, o escritório Studio Porto teve como desafio acomodar o projeto em terreno de formato triangular e com leve declive a partir da rua

 

 

Postado quarta-feira 13/03/2024 por Redação

Studio Porto incorpora atributos no projeto da Triângulo House em Uberlândia, Minas Gerais
Studio Porto incorpora atributos no projeto da Triângulo House em Uberlândia, Minas Gerais

 

Os clientes queriam uma casa composta por duas naves independentes, cada uma com usos distintos e bem definidos. Uma delas seria destinada ao convívio íntimo, enquanto a outra acomodaria as demais funções, tudo de modo a permitir uma conexão fluida já que gostam de receber confortavelmente familiares e amigos em casa.

 

 

Além desse desejo, os proprietários também solicitaram a ênfase na valorização do pôr do sol, o uso de matérias-primas e elementos da natureza, a presença de luz e da ventilação naturais, bem como a inclusão de espaços verdes.

 

 

A partir desse briefing, o layout seguiu compartimentado em duas naves independentes. Uma das naves abriga a área de serviço e a cozinha, que é envolvida por portas-camarão. Quando fechadas, elas formam um cubo de madeira, criando uma atmosfera agradável e íntima.

 

 

Quando as portas estão abertas, a cozinha se integra ao living e à área de lazer. Também foram utilizados painéis de madeira para revestir as paredes no living, trazendo conforto e soluções inteligentes ao camuflar as portas de acesso ao lavabo, home cinema e setor íntimo – o que deu um certo charme à transição espacial.

 

 

“Ao concentrar as áreas molhadas nas extremidades da residência, otimizamos o fluxo interno, facilitando o acesso aos banheiros, lavabos e áreas de serviço. Essa abordagem garante privacidade para a área íntima e integra harmoniosamente os espaços sociais, de lazer e serviços, proporcionando uma vivência mais fluida e intuitiva para os moradores”, ressalta a arquiteta Camila Porto.

 

 

Na outra nave, estão localizados os espaços íntimos. Destacamos o rooftop como uma expansão da área de lazer, que pode ser acessado por uma escada de aço circular externa. Este espaço oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego que são perfeitas para os momentos de relaxamento e apreciação da natureza.

 

 

Posicionado estrategicamente entre as duas naves, o living amplo é o coração da Triângulo House. O seu design valoriza matérias-primas naturais, a exemplo da madeira aplicada no forro ou o concreto monolítico que percorre todo o piso e se estende até a cozinha.

 

 

Pedras brasileiras, como granito Cinza Castelo e o mármore Espírito Santo foram as pedidas da vez para revestirem os banhos e a sauna.

 

 

Desde o princípio, os moradores optaram por um estilo contemporâneo e escolheram um sistema construtivo com estrutura metálica. A arquitetura valorizou e destacou o aspecto do metal, que expressa leveza e minimalismo, desempenhando um papel fundamental no conceito da casa.

 

 

Esta estrutura metálica portentosa está presente no raciocínio arquitetônico, e se destaca por criar uma identidade singular para o projeto.

 

 

 

 

As fachadas foram sutilmente contornadas por ela, criando uma unidade e uma identidade marcante para a Triângulo House.

 

 

A escolha dos materiais foi fundamental para desenvolver esta base leve, como a utilização do telhado Alwitra, que resultou em uma carga reduzida e, consequentemente, em uma estrutura menos robusta.

 

 

Seguindo essa lógica, optou-se por separar a cobertura plana e delicada da nave social do corpo principal da residência. Todas as decisões de projeto foram guiadas pela busca da naturalidade, praticidade e uma autêntica preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

 

A solução projetual para acomodar o plano de necessidades dos clientes num terreno de formato triangular sem dúvidas é um dos diferenciais da morada.

 

 

“A volumetria da Triângulo House se destaca pela horizontalidade, integrando-se poeticamente ao entorno natural, como o nascer e o pôr do sol, como se sempre tivesse pertencido àquele local”, destaca a arquiteta Camila Porto.

 

 

 

 

O paisagismo agregou espécies tropicais para criar um microclima que torna os espaços mais confortáveis e arejados. Vale ressaltar que a posição dos jardins foi estrategicamente escolhida com o objetivo de valorizar a luz natural nos interiores.

 

 

“A geometria da casa expressa intrinsecamente sua beleza. À noite, a iluminação interna cria um delicado efeito de "lanterna" na parte superior, conferindo uma aparência discreta de flutuação à cobertura da nave social. Além disso, a reflexão da luz em sua fachada minimalista cria quadros vivos e naturais, enriquecendo a experiência sensorial da residência”, explica.

 

 

 

 

A narrativa de interiores absorveu sofá e tapete orgânicos, apoiado em paleta terrosa da coleção MAAD Collection Micasa. O projeto também valoriza móveis de expoentes do desenho autoral brasileiro, a exemplo de Sergio Rodrigues, Zanini de Zanine, Jader Almeida, Jacqueline Terpins, Guilherme Wentz e Carol Gay. Além desfilar marcas expressivas do design internacional como Seletti, Kartell, Charles Eames, Patricia Urquiola e Zaha Hadid e acessórios de memória afetiva pinçados no acervo da família. Tudo ao gosto dos proprietários que são apaixonados por design.

 

 

 

 

O sistema construtivo de estrutura metálica e o uso de materiais naturais vai de encontro com a preocupação do escritório relacionada à sustentabilidade e os recursos finitos do planeta. Os layouts interativos e versáteis foram pensados para serem integrados ou não com abundância de luz e ventilação naturais, o que reduz o uso de ar-condicionado e energia elétrica.

 

 

 

 

Os desafios enfrentados na construção dessa residência resultaram em um projeto arquitetônico singular, destacando-se a originalidade e conforto térmico que a 'Triângulo House' proporciona a quem usufrui de seu espaço.

 

 

“A experiência do usuário neste espaço, projetado cuidadosamente, foi voltada para o conforto, praticidade e integração com os ambientes. A casa foi projetada com um layout que otimiza o fluxo interno, tornando o acesso aos diferentes espaços mais conveniente e eficiente”, encerra Camila.

 

 

Ficha Técnica:

Data de início: 2019

Data de conclusão: 2021

Localização: Uberlândia, MG

Metragem: 268,41m²

Fotografia: Israel Gollino

 

 

Fornecedores:

Infinitu Engenharia

Alwitra

Montesme Estrutura Metálicas

Tresuno

Topseal

Tecline Esquadrias

Dinaflex

Carpintaria Solid Wood

Imperial Pedras

Alexandre Lico Paisagismo

Dara Iluminação

Segato Ateliê

Micasa

Jader Almeida

Morani

Casa Decor

 

 

Sobre Studio Porto:

 

 

Localizado em Uberlândia e estabelecido desde 2012 sob a liderança da arquiteta Camila Porto, o Studio Porto tem construído seu legado através de projetos que se destacam pela simplicidade, atenção aos detalhes, empatia pelo ser humano e respeito à natureza.

 

 

Com uma identidade contemporânea e uma forte influência do modernismo brasileiro, o escritório busca valorizar a essência brasileira, combinando-a com influências cosmopolitas.

 

 

Nossa abordagem na arquitetura é caracterizada pela pureza e minimalismo, baseando-se na premissa de que os indivíduos são os protagonistas dos espaços que projetamos. Acreditamos que são eles que conferem vida, emoção, sentimento e história a esses ambientes.

 

 

By Izabelly Lopes | Rpnacobogo

Imagens: Créditos Israel Gollino

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: