Soluções de marcenaria fazem mágica na transformação do apartamento de apenas 63 m²
Mais do que propor painéis, portas e mobiliário sob medida para cada ambiente, o projeto de reforma assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro aposta na conexão dos ambientes e no uso estratégico de materiais e cores
Postado sexta-feira 10/11/2023 por Redação
Categorias: Empresas Design Tendências Notícias Tecnologia Arquitetura Negócios Móveis
A marcenaria sob medida desempenhou um papel fundamental na concepção dos ambientes funcionais e elegantes deste apartamento de 63 m², reformado em São Paulo para uma família que, apesar de morar em Manaus (AM), buscava um refúgio personalizado e confortável para as frequentes visitas à capital paulista.
A arquiteta Carina Dal Fabbro, responsável pelo projeto de reforma, optou por manter a planta original entregue pela construtora, realizando intervenções cautelosas e extremamente necessárias. A mais notável delas foi a remoção da esquadria que separava o living da varanda, criando uma integração propícia entre os espaços, ampliando a área social e proporcionando um lugar de convívio verdadeiramente cativante. Se de um lado está a cozinha, parcialmente aberta e equipada com uma bancada de refeições rápidas, do outro, a profissional revestiu a parede, de uma ponta a outra, com um painel com acabamento moscata. “Ele integra a porta mimetizada que leva aos banheiros e quartos, e por ter um visual limpo e único, contribui para a sensação de amplitude”, conta Carina.
“Apesar de não ser a residência oficial da família, tivemos o cuidado de pensar em todos os detalhes para que pudessem aproveitar ao máximo a estadia por aqui”, afirma Carina. Para não desperdiçar nenhum centímetro, cada escolha foi minuciosa, caso do piso vinílico que reveste todo apê, trazendo a sensação de amplitude. Móveis enxutos e flexíveis são outros pontos altos, como o sofá-cama da sala, de apenas 1.00 m de profundidade, além da mesa redonda de 1.00 cm de diâmetro, que aproveita a área próxima da porta de entrada. “Veja que tanto as cadeiras de jantar, como as banquetas altas da cozinha não têm braços e economizam espaço”, exemplifica Carina. Aproveitar o espaço até o alto também é estratégico, o que explica a serralheria, leve e prática, acima da bancada da cozinha e a prateleira extensa em toda a ala social.
Neste cenário de design sofisticado, a coerência dos elementos é uma característica marcante. Não se trata apenas da ala social que usa o mesmo material em várias partes, mas um conceito aplicado até os quartos. Um layout sem barreiras vale muito, por isso, a sala de TV também serve de transição entre o jantar, a cozinha e a varanda. O rack ripado oferece suporte para os equipamentos eletrônicos e por ter apenas 0,35 cm de profundidade não atravanca a circulação do jantar à varanda.
Na pequena varanda, que virou uma extensão do living, Carina concebeu uma área de leitura e descanso. Dessa forma, a poltrona OSCAR, criada pelo mestre Sergio Rodrigues, vem acompanhada de um cesto com uma mantinha. “Além disso, gostaria de salientar que trabalhamos com a sobreposição de tapetes, ou seja, sem que uma única peça preencha todo o espaço”, conta a arquiteta. O formato escolhido é o orgânico, composto por fragmentos de outras peças – uma delas, em forma de araras, remete à terra natal dos moradores, a histórica e surpreendente Manaus.
Área Íntima
Em relação às áreas dos quartos e banheiros, Carina trabalhou com cores claras e materiais quentes em paredes, piso e mobiliário. “Sob medida, a marcenaria otimizou bem o espaço. Elegemos uma cama com medida padrão de casal, sendo menor do que o modelo que encontramos, normalmente", explica.
Quando falamos das medidas de conforto do quarto, alguns exemplos são inspiradores, a exemplo da cabeceira com 1,20m de altura, ideal para a pessoa sentar-se à cama, ler um livro ou usar o notebook. Mesmo com apenas 12,5 m², o quarto comportou um closet com lugar de sobra para organizar as roupas. “Optamos por fazê-lo em ‘L’, com portas em espelho, não só para uma espiada no look do dia, como em busca de proporcionar mais profundidade ao ambiente”, detalha Carina.
Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos em design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando uma equipe multidisciplinar de arquitetos e experts. Participa pessoalmente de cada etapa e preza pelo atendimento personalizado para cada cliente.
Especializado em projetos de arquitetura e decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, o escritório concebe criações que levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos, priorizando ao máximo o conforto e bem-estar. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde a concepção do projeto, além de planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.
Carina Dal Fabbro Arquitetura
@carinadalfabbroarq
By Alex Sander | DC33
Imagens: Créditos Eduardo Pozella
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!