Sênior Living, a real mudança de olhar
Não adianta construir rampas, se o ecossistema não devolve a dignidade. Não adianta oferecer uma enfermaria 24h e não ter um olhar atento para as reais necessidades de quem tem 60+. No final das contas, o que todo mundo quer é viver mais e melhor, e a arquitetura Sênior Living pode ser aliada nessa missão.
Postado segunda-feira 18/08/2025 por Redação
Categorias: Design de Interiores Tecnologia

A população 60+ no Brasil deve dobrar nos próximos 20 anos. Pensando nesse público crescente e exigente, a especialista em Mercado Imobiliário Daline Hällbom e a arquiteta brasileira radicada na Suécia Beatriz Pons criaram a Söderhem, que une a arquitetura e qualidade das construções nórdicas com o calor que só o brasileiro sabe promover para criar moradias Sênior Living de alto padrão.
Elas chegam não apenas com moradias adaptadas, mas com um ecossistema criado para receber seus clientes. Os projetos preveem atendimento por concierge, parcerias com empresas e profissionais para oferecer atividades, áreas verdes e externas que possibilitam bate-papos, lazer ao ar livre e conhecer gente nova, da mesma faixa etária e com os mesmos gostos. “É preciso que o meio esteja pronto para as mudanças que esse público já está vivendo”, lembra Daline, que segue: “o envelhecimento populacional é a maior mudança demográfica do século. Quem não se adaptar, ficará para trás”.
A Söderhem chegou para ser um exemplo desse pensamento que contempla mais do que simplesmente morar bem. “O cliente de Senior Living quer mais”, explica Daline. Ele quer viver sem se sentir à margem, sem ter o peso da idade como uma constante não apenas na mobilidade, mas também na convivência”.
As moradias desse modelo, na Suécia, acusaram mudanças no comportamento de seus clientes: “pessoas mais ativas, formando comunidades, voltando a praticar esportes e até a namorar”, revela Beatriz. O que parece é que a sociedade teima em enquadrar a velhice, enquanto ela mesma quer sair da caixa.
Em Florianópolis, o primeiro empreendimento Söderhem, que está em fase de compra do terreno, vai ser construído em pleno cartão postal, a Lagoa da Conceição, em meio ao fervo de bares, restaurantes, feirinhas, mas ainda com a quietude do espelho d’água mais famoso da ilha, proporcionando o melhor de dois mundos.
“Nosso público, hoje, quer mais do que funcionalidade”, enfatiza Daline, “ele compra pelo bom gosto, pelos serviços adicionais oferecidos, pela oportunidade de seguir se maravilhando com a vida independentemente da idade e a arquitetura tem que seguir essa mesma linha de raciocínio”.
Com a assinatura nórdica e a brasilidade no DNA, a Söderhem se orgulha de olhar para o futuro: “nosso papel é trazer para a moradia Senior Living o olhar jovem e despretencioso de uma geração inteira que se cuida, que vive muito bem e que deseja a longevidade saudável como rotina”, lembra Beatriz. Certamente, com esse pensamento, viveremos mais e melhor.
Saiba mais: https://www.instagram.com/soderhem.seniorliving/
By Planta e Cresce
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!