Sebrae/PR apresenta guia de tendências especial para segmento de serviços

 

Material traz dez tópicos que merecem a atenção dos empreendedores e apresenta casos práticos e inspirações para pequenos negócios

Sebrae/PR apresenta guia de tendências especial para segmento de serviços
Sebrae/PR apresenta guia de tendências especial para segmento de serviços

 

Sustentabilidade, experiência completa do consumidor e uso de Inteligência Artificial (IA) e automação nos negócios. Essas são apenas algumas das dez tendências apresentadas na nova edição especial do Guia de Tendências do Sebrae/PR. A publicação, dessa vez, tem foco no segmento de serviços e traz uma série de comportamentos, movimentos sociais e tópicos que devem estar no radar dos empreendedores, principalmente os que estão à frente dos pequenos negócios.

 

 

O material, de acordo com Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR, busca trazer as tendências para o universo das micro e pequenas empresas. Um movimento importante tanto para os negócios quanto para os consumidores.

 

 

“Há pouco tempo, o assunto de tendências era privilégio de grandes empresas que pagavam por estudos e relatórios de mercado. Nós, do Sebrae, democratizamos o acesso a essas informações. Consumimos muitos relatórios, fazemos recortes, categorizamos e compilamos, trazendo para o universo dos pequenos negócios. A ideia, com isso, é oferecer conteúdo relevante, próximo da realidade desses empreendedores e indicar os caminhos em termos de comportamento de consumo”, explica Maurício.

 

 

Caminhos indicados

 

 

No que diz respeito às tendências listadas, todas foram elencadas após estudos e análises metodológicas. Duas delas são baseadas em hierarquias de influência. Uma, chamada de “pirâmide de gotejamento” (ou pirâmide efeito trickle down), coloca grandes marcas no topo, ditando tendências para celebridades e influenciadores, que, ao adotarem as novidades, influenciam a massa. A outra, chamada de “pirâmide de borbulhamento” (ou pirâmide efeito bubble up), coloca o processo de forma invertida: por conta de mudanças em grupos alternativos e comportamento da massa, as celebridades e influenciadores passam a demandar versões especiais, “exigindo” que as grandes marcas se adequem às novas demandas.

 

 

Foi assim com o surgimento de duas grandes tendências listadas no Guia. A primeira é sobre a necessidade de fortalecer a oferta de experiências personalizadas aos consumidores.

 

 

Afinal, de acordo com pesquisa da McKinsey (2021), 76% dos usuários se sentem insatisfeitos quando não têm uma experiência personalizada e 71% esperam que suas necessidades individuais sejam atendidas pelas empresas. Nesse sentido, o Guia traz casos de sucesso, como o da Stitch Fix, empresa de assessoria de moda que atende o cliente de forma remota, mas personalizada, revelando relatórios com dicas de sites e itens que o consumidor pode adquirir de acordo com o que foi observado nas consultorias.

 

 

Na temática sustentabilidade, a pressão para as mudanças coincide com o aumento da procura por empresas e produtos que seguem, parcial ou totalmente, os princípios ambientais, sociais e de governança corporativa, resumidos na sigla ESG (em inglês, environmental, social and governance). Por isso, é essencial ajustar condutas para se adequar aos novos padrões de conservação e cuidado do meio ambiente.

 

 

“É interessante observar que, nestes dois casos, a tendência nasce por conta da mudança de comportamento da massa, que exige novas condutas por parte das grandes empresas. Se isso ocorre nessas proporções, também vai começar a acontecer nos pequenos negócios. Então, quanto mais cedo se identifica essas mudanças no comportamento do consumo, mais rápido conseguimos criar produtos e serviços que atendam a essas demandas”, pontua Maurício.

 

 

A tendência de uso de Inteligência Artificial e automação em serviços, por outro lado, nasce por meio da dinâmica tradicional (gotejamento) e, por isso, ainda é alvo de certo preconceito por parte dos pequenos negócios por parecer algo distante da realidade local. Mas, segundo o consultor do Sebrae/PR não é porque se discorda de algo, que se deve manter uma postura alheia às novidades.

 

 

“É muito importante, principalmente quando você é empreendedor e busca desenhar um futuro, que haja repertório. É preciso saber o que está acontecendo e para onde as pessoas estão se direcionando. Independente do que o seu mundo está dizendo e para onde você direciona a sua esfera, aquele movimento é relevante, por isso é importante estar antenado e ao menos compreender o cenário”, aconselha.

 

 

Para ter acesso ao material e se atualizar, os interessados podem acessar de forma gratuita os compilados pelo site. Lá, além de baixar o Guia de Tendências completo para 2024, também é possível fazer download dos guias específicos para o segmento de serviços; alimentos e bebidas; bem-estar; sustentabilidade, e especial NRF, que enfoca nas tendências para o varejo com base no que foi apresentado durante a NRF Retail’s Big Show em Nova Iorque, neste ano.

 

 

Todos os guias são gratuitos e trazem, além da fundamentação e explicação detalhada das tendências, casos inspiradores para aplicação nos pequenos negócios.

 

 

Feira do Empreendedor 2023

 

 

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

 

 

By Camila Agner | Pr.comuniquese1

Imagem: Divulgação

 

 

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