Schneider Electric economiza R$ 1,2 milhão com reciclagem de embalagens importadas
Prática sustentável em centro de distribuição da empresa em Cajamar (SP) reaproveita 174 toneladas de papelão desde a sua implementação
Postado quarta-feira 05/06/2024 por Redação
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Schneider Electric, líder global na transformação digital de gerenciamento e automação de energia, destaca os resultados positivos de sua iniciativa de reutilização de embalagens importadas em seu centro de distribuição localizado em Cajamar (SP). Desde 2017, a companhia vem implementando medidas inovadoras para reduzir o desperdício de materiais e proporcionar práticas sustentáveis no local.
Hoje, milhares de caixas importadas chegam diariamente ao centro de distribuição da Schneider Electric. No entanto, há sete anos, o processo de exportação resultava em um excesso de etiquetas nas embalagens, impossibilitando o seu reuso. Em vista disso, para diminuir o desperdício de papelão, a companhia passou a adotar uma solução que viabiliza o reaproveitamento dessas embalagens no mercado nacional.
Por meio de uma ferramenta de remoção das etiquetas antigas das embalagens, a Schneider Electric tornou possível preparar o papelão para ser reutilizado no processo de embalagem de novos produtos. Esse procedimento é uma demonstração prática do compromisso da companhia em estimular a circularidade de materiais em seu centro de distribuição, com o objetivo de reduzir sua dependência de recursos finitos e, consequentemente, contribuir para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Como resultado, a implementação da iniciativa contribuiu para reduzir as emissões de carbono de Escopo 1 e Escopo 3. A Schneider Electric reaproveitou com êxito as embalagens importadas dentro do mercado brasileiro, o que gerou uma economia de R$ 1,2 milhão em gastos com novas embalagens, além de um impacto ambiental concreto e tangível. Com a reutilização de 174 toneladas de papelão ao longo do período, as emissões associadas à produção e ao transporte de novas caixas foram significativamente reduzidas.
Certificado de edifício zero CO2
Um dos seis centros de distribuição inteligentes da Schneider Electric em todo o mundo, a unidade de Cajamar obteve em 2020 o certificado de edifício zero CO2. Essa conquista reconheceu o local como um modelo exemplar de sustentabilidade, impulsionado pela gestão digital de energia por meio do Power Monitoring Expert (PME) e pelo fornecimento de energia elétrica proveniente de fontes renováveis certificado pelo International REC Standard (I-REC).
Essas práticas exemplificam a redução direta do consumo de combustíveis fósseis e a diminuição da pegada de carbono na aquisição de energia, estando alinhadas com os critérios corporativos do plano SSI/SSE da Schneider Electric e auditadas anualmente pela PwC.
Equipada com tecnologias avançadas e soluções para monitorar e gerenciar em tempo real o consumo de energia elétrica, água, câmeras de segurança, automação de iluminação, persianas e dados operacionais, a unidade de Cajamar conseguiu reduzir em 50% o consumo de recursos naturais. A implementação dessas tecnologias também aumentou significativamente a eficiência na separação de pedidos, triplicando a velocidade de processamento de 30 para 90 linhas por hora.
Redução da pegada ambiental
“Esses números são resultado do compromisso da Schneider Electric em reduzir a pegada ambiental da empresa e contribuir para a preservação do planeta”, afirma Eduardo Paiva, vice-presidente de Global Supply Chain da Schneider Electric para a América do Sul. “Essas práticas nos mostram claramente que a sustentabilidade pode andar de mãos dadas com economias financeiras substanciais.”
A Schneider Electric busca constantemente integrar práticas ecológicas em suas operações e promover soluções tecnológicas para um futuro mais sustentável. Ao implementar oportunidades para aumentar a sustentabilidade em todas as áreas de suas atividades, a companhia investe em soluções inovadoras e eficazes que sejam capazes de mitigar o impacto ambiental e impulsionar o crescimento sustentável.
Supply Chain
A cadeia de suprimentos global da Schneider Electric lidera diversos compromissos de sustentabilidade da companhia alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A empresa se comprometeu a cumprir até 2025 as seguintes metas:
- Eliminar o plástico descartável de 100% das embalagens primárias e secundárias, utilizando apenas papelão reciclado;
- Reduzir pela metade as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos seus 1.000 principais fornecedores por meio do Projeto Carbono Zero;
- Alcançar 50% de conteúdo de matéria-prima verde em seus produtos;
- Garantir que 100% dos fornecedores ofereçam "trabalho decente" aos funcionários, conforme definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fontes úteis:
Circularity | Schneider Electric (se.com)
Maximizing the potential of smarter, better, circularity strategies (se.com)
Sobre a Schneider Electric
Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.
Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.
By Gustavo Fritz | RPMA Comunicação
Imagem Principal: Ilustrativa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!