Santa Catarina se firma como referência nacional em bairros planejados
Bairros contam com projetos focados no desenvolvimento urbano equilibrado e sustentabilidade. A temática das centralidades urbanas será um dos assuntos discutidos durante a 50ª Convenção Nacional AsBEA, realizada entre 19 e 22 de junho em Florianópolis
Postado segunda-feira 01/07/2024 por Redação
Paisagismo, amplos espaços verdes, caminhabilidade expandida, e facilidades integradas com moradia, trabalho, lazer e educação em um único espaço. Isso é o que os bairros planejados oferecem, um desenvolvimento urbano equilibrado, com sustentabilidade ambiental e social. A temática das centralidades urbanas será um dos assuntos discutidos durante a 50ª Convenção Nacional AsBEA, realizada entre 19 e 22 de junho em Florianópolis. Com o tema ‘Raízes sustentáveis – Desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global”, o evento receberá profissionais da arquitetura e urbanismo do Brasil, México e Colômbia.
Felipe Cavalcante, coordenador do Movimento Somos Cidade, explica que os bairros planejados são empreendimentos que centralizam opções de trabalho e lazer em um espaço na cidade, de forma aberta. “São modelos de ocupação do espaço urbano muito benéficos para as cidades, porque trazem as melhores práticas de urbanismo mundial, geralmente aplicando técnicas e conceitos de ‘cidades para as pessoas’, menos focadas nos automóveis e com maior mobilidade e conforto para a população”, explica ele, palestrante convidado para o painel. Esses espaços são projetados para incluir diversas centralidades, oferecendo moradia, trabalho, lazer e educação em um local unificado. Essa configuração facilita que as pessoas possam realizar suas atividades cotidianas no próprio bairro, evitando deslocamentos pela cidade e, ainda, sem depender de automóveis. A redução do uso de carros é um dos principais benefícios, que promove a sustentabilidade e melhora a mobilidade urbana, pois reduz o tráfego, diminui a emissão de poluentes e aumenta a qualidade de vida dos moradores.
Em Santa Catarina, empreendimentos como Jurerê In, em Florianópolis, criado pelo Grupo Habitasul, e a Cidade Criativa da Pedra Branca, da Hurbana, em Palhoça, servem como exemplos consolidados para outros projetos no Brasil. Iniciativa mais recente é o do primeiro bairro “parque” do país, com 800.000 m², o Vivapark, da Vokkan, com previsão de lançamento em 2025, em Porto Belo. Os três empreendimentos serão apresentados como cases na Convenção Nacional AsBEA.
O bairro Cidade Criativa da Pedra Branca foi criado em 1999, sendo pioneiro no conceito do Novo Urbanismo e de planejamento urbano sustentável. Felipe explica que a Pedra Branca aplicou o que havia de melhor no mundo dos bairros planejados para Santa Catarina e se tornou a grande referência brasileira. O bairro possui cerca de 250.0000 m² e um masterplan idealizado para acomodar 40.000 habitantes. “Temos também Jurerê In, em Florianópolis, que foi um dos precursores no Brasil com o conceito de urbanismo do início da década de 1980. Esse enfoque garantiu atributos de altíssima qualidade que fizeram com que Jurerê fosse um dos metros quadrados mais valorizados, não só de Santa Catarina, mas do Brasil”, conta Felipe. A centralidade urbana de Jurerê contempla um espaço de 5,88 milhões de m², além de espaços abertos, casas sem muros, opções de compras e lazer com ambientes para diferentes atividades físicas e conexão com a natureza.
Sobre a 50ª Convenção Nacional AsBEA
A Convenção, que traz como tema: ‘Raízes sustentáveis – Desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global”, e contará com palestras de grandes nomes da arquitetura nacional e internacional que tratarão do assunto. Organizado pela regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o evento nacional pretende reunir além dos arquitetos, toda a sociedade interessada na temática.
By Roberto K. | Comuniquese3
Imagem Principal: Ilustrativa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!