Sala íntima nos quartos: como ter um cantinho confortável e prático

 

Espaço multiuso explora a metragem disponível de acordo com o lifestyle dos moradores 

 

Sala íntima nos quartos: como ter um cantinho confortável e prático
Sala íntima nos quartos: como ter um cantinho confortável e prático

 

Cada vez mais completos, os quartos vêm se tornando espaços que englobam diferentes atividades, muito além de um local dedicado, exclusivamente, para dormir. Bancada de trabalho e cantinho de maquiagem são alguns exemplos, mas outra função tem ganhado força nos últimos anos: a sala íntima dentro dos dormitórios serve aos momentos de leitura, descanso e até mesmo para quem deseja tomar café da manhã. Para isso, basta que o ambiente tenha metragem disponível para criar a saleta com fluidez dentro do layout.

 

 

Esse pequeno estar apresenta diferentes possibilidades de uso, em que a estética vai de encontro com as necessidades dos moradores. Porém, dois cuidados são primordiais: o primeiro é garantir que, mesmo com a inclusão de mobiliários (como sofás e poltronas, por exemplo), a fluidez deve ser mantida em todo o cômodo. O segundo é garantir uma decoração coerente na totalidade do ambiente, trazendo uma estética onde os elementos conversem entre si.

 

 

Acompanhe alguns projetos de sala íntima onde a criatividade resultou em alternativas que cumprem essas recomendações, apostando na funcionalidade e sensação de aconchego:

 

 

Sala íntima com mesinha e sofá

 

 

Uma das potencialidades de uma sala íntima é recorrer a móveis que turbinam a experiência de utilização. Neste elegante projeto assinado pela arquiteta Patricia Penna, o ambiente é ideal para conversas particulares ou mesmo momentos de silêncio, para uma leitura, por exemplo. Para isso, a profissional apostou em mobiliários, como sofá, poltrona e mesinha que, tradicionalmente, não aparecem num dormitório convencional.

 

 

Para o décor do espaço, a arquiteta Patricia Penna trouxe a vivacidade dos móveis orgânicos, com um sofá e uma poltrona que deixam o local ideal para conversas e para o relaxamento. A mesinha central proporciona um ambiente ideal para um café ou um chá, deixando a sala íntima com maiores possibilidades de uso. Tudo isso sem deixar de lado a sofisticação, a elegância e a fluidez, com uma circulação tranquila para os moradores | Fotos: Leandro Moraes

 

 

Saleta de leitura e estudos

 

 

O dormitório também pode acomodar uma sala íntima voltada para os estudos e para aquela leitura gostosa antes de dormir. Para isso, é interessante deixar os itens de uso próximos uns aos outros, como por exemplo: uma poltrona ou chaise perto de uma estante, uma escrivaninha próxima de armários ou gavetas – tudo para facilitar a organização.

 

 

Nesta ideia da arquiteta Andrea Teixeira, enquanto ainda era sócia do escritório Negrelli & Teixeira, a profissional propôs uma bancada completa para estudos e também uma elegante estante, com iluminação interna em todas as prateleiras. Próxima dali, a chaise foi posicionada para acomodar os moradores nos momentos de leitura, com um cesto ao lado para acomodar as mantinhas | Foto: Nenad Radovanovic Fotografia

 

 

O ambiente, com projeto da arquiteta Andrea Teixeira, enquanto ainda era sócia do escritório Negrelli & Teixeira, segue a mesma paleta de cores do restante do dormitório que apostou na marcenaria para criar um painel na parede e também para o piso, transformando o quarto em um recanto de acolhimento | Foto: Nenad Radovanovic Fotografia

 

 

Cantinhos multiuso

 

 

A sala íntima pode, ainda, apresentar diversas outras funções e seguir a essência dos moradores para ser assimilada pela rotina e pelo estilo de vida que se leva, trazendo para o projeto de interiores recursos do décor que deixam a saleta com uma solução exata para o bem-estar dos residentes.

 

 

Confira algumas composições que otimizaram o espaço com primazia para criar cenários e oferecer diferentes experiências para os moradores:

 

 

Entre o quarto e o closet, a saleta idealizada pela arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, foi incluída no projeto como um ponto formidável e funcional onde a maquiagem pode ser feita com conforto. A comodidade transformou o espaço em uma espécie de penteadeira, que pode ser usada para outros fins além do autocuidado, como apoio de itens, estudo, uso de notebook e uma infinidade de outras opções a favor dos moradores | Fotos: Kadu Lopes

 

 

Com um espelhão e uma cômoda generosa, o cantinho ganhou ainda uma confortável poltrona próxima da janela, garantindo, assim, luz natural para os momentos de leitura ou mesmo para montar looks. O espaço fica integrado graças ao grande tapete que liga a saleta até a área da cama. Projeto: Patricia Penna Arquitetura & Design | Fotos: Leandro Moraes

 

 

Andrea Teixeira Arquitetura e Interiores

(11) 3168-3285

E-mail: contato@atarquitetos.com.br

@andrea.teixeira_arquitetura

 

 

Spaço Interior

www.spacointerior.com.br

@spacointerior

Av. Rouxinol, 84 Cj. 51 - Moema, São Paulo – SP / (11) 98753-4033 (WhatsApp)

 


Patricia Penna Arquitetura & Design 

www.patriciapenna.arq.br  

@patricia_penna_arquitetura 

 

 

By Lucas Janini | Comuniquese2

Imagens: Créditos Leandro Moraes / Kadu Lopes / Nenad Radovanovic Fotografia

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: