Roca Brasil destaca seus compromissos por meio de programas e apoios em ações
Presente no país desde 1999, a Roca Brasil segue firme no seu papel como uma empresa focada na conservação mundial com o meio ambiente e ações ligadas ao desenvolvimento humano
Postado quarta-feira 30/08/2023 por Redação
Com o objetivo de oferecer soluções que promovam o desenvolvimento social das pessoas, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o Grupo espanhol Roca, presente em 170 países, incluindo o Brasil – onde atua como Roca Brasil –, destaca que esses compromissos andam alinhados em toda cadeia que envolve a produção de louças e metais sanitários.
Detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, a Roca Brasil vive o conceito de sustentabilidade como um triplo pilar: o cuidado com o planeta, com as pessoas e com a prosperidade das regiões em que está inserida. Desta forma, para o desenvolvimento dessas vertentes, a Roca Brasil atua com processo de produção cada vez mais sustentáveis e, em paralelo, apoia diversos projetos sociais que promovem a capacitação e inclusão da comunidade dentro dessa. Confira mais detalhes sobre a atuação de Roca Brasil para um amanhã mais sustentável:
Descarbonização
Alinhado ao pilar que busca minimizar os danos ao planeta, o Grupo Roca conta com a iniciativa de descarbonização. Definida pelo Comitê de Sustentabilidade e aprovada pelo Comitê Executivo global do grupo, a meta é reduzir as emissões de CO2 em 48% até 2030, além de otimizar o consumo de energia. Desta maneira, o grupo tem focado na melhoria do consumo de energia, aumentar as fontes de energia renovável e compensar as emissões que se mostram realmente essenciais.
Alinhada a iniciativas da Organização das Nações Unidas, a grande meta do grupo é alcançar a neutralidade carbônica nas emissões diretas até 2045. Para atingir o nível intermediário e grande meta, o grupo concentra seus esforços em três escopos. No escopo 1, são avaliadas e reduzidas as emissões diretas das fábricas, ou seja, que provém do processo produtivo. No escopo 2, o objetivo é reduzir as emissões indiretas, advindas da compra de insumos e matéria-prima empregadas na produção. Já no escopo 3, o processo é um pouco mais complexo e envolve desde a compra de produtos, até o modo como as mercadorias são transportadas e a vida útil do portfólio de louças e metais sanitários.
“Para implantarmos este projeto de descarbonização aqui no Brasil, escolhemos inicialmente a unidade de Santa Luzia, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, para ser a planta piloto. Atuando apenas com o escopo 1 e 2, que são gerenciáveis internamente, já temos uma redução de 24% da nossa pegada de carbono”, conta Luiz Cláudio F. L. Pinto, gerente de sustentabilidade e qualidade da Roca Brasil.
Com uma planta industrial moderna, a unidade de Santa Luzia já conta com um melhor aproveitamento de energia e passou por uma implementação de medições de dos níveis de emissão de carbono de forma setorizada, promovendo assim ações assertivas voltadas para cada área de produção.
Energia Renovável
Outra ação da Roca Brasil que reforça o seu compromisso com a sustentabilidade é a compra de energia elétrica de fonte renovável, ou seja, eólicas, fotovoltaica e hidroelétrica, para toda a Roca Brasil, com certificação internacional I-REC. Esta certificação integra um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, onde os consumidores podem comprovar a rastreabilidade da energia renovável, garantindo credibilidade a todo o processo.
A iniciativa da Roca Brasil de comprar toda a sua energia elétrica somente de fontes renováveis já teve um grande impacto na ambiciosa meta de descarbonização do grupo – reduzir em 48% a emissão até 2030 e ser carbono neutro até 2050 (escopos 1 e 2).
Um olhar para o desenvolvimento humano
Além do compromisso com o planeta, a Roca Brasil acredita que a sustentabilidade está correlacionada ao bem-estar das pessoas. Por isso, também segue engajada em ações voltadas ao desenvolvimento humano e social no país. Com operações de financiamento, a relação entre a empresa e os projetos sociais patrocinados contribuem com a formação educacional dos participantes a respeito da sustentabilidade, cumprindo assim com a missão da empresa em deixar um legado mais próspero.
Projeto Verde Porto – Pernambuco
Entre as ações sociais apoiadas pela Roca Brasil está o Projeto Verde Porto. Com a parceria iniciada em dezembro de 2022, os participantes do IR – Fundo do Idoso de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, são capacitados na área da educação ambiental, tornando-se agentes de transformação social e zeladores dos recursos naturais. Por meio das ações do projeto, o resultado é uma melhora significativa na qualidade de vida e uma possibilidade de envelhecimento ativo e mais saudável a essas pessoas.
“Na Roca Brasil, temos o compromisso de ser uma empresa engajada no crescimento sustentável e de assumir a responsabilidade pela herança que deixaremos para as gerações futuras. Por esse motivo, apoiar um projeto que combina impactos positivos no meio ambiente e respeito aos idosos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, está completamente alinhado com a nossa missão”, destaca Luiz Claudio.
Projeto Caminhos do Lixo – São Paulo
Também com o incentivo da Roca Brasil, o Projeto Expedição Pacífico – Caminhos do Lixo levou informações a respeito do descarte correto do lixo e, qual o caminho que ele percorre na natureza, por meio de peças teatrais encenadas em escolas de Jundiaí, São Paulo. Trabalhando a arte e fomentando o interesse por questões do meio ambiente, o grupo Cia Truks realizou oito apresentações teatrais em duas escolas públicas da região durante o mês de maio, impactando crianças e adolescentes em idade escolar.
Filme “Poupe, Organize e Economize”
Utilizando como cenário as cidades de Campinas e Paulínia, a Roca Brasil está apoiando, entre maio e junho, as gravações de um filme de ficção e comédia de média-metragem, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. Buscando preparar os jovens para a vida adulta, “Poupe, Organize e Economize” irá abordar temas do dia a dia, com foco na educação financeira e conscientização sobre hábitos de consumo. Com previsão de lançamento em dezembro de 2023, o filme será distribuído de forma gratuita em canais da internet, como o YouTube.
“Acreditamos na importância da educação financeira para os jovens se tornarem adultos conscientes e responsáveis financeiramente. Como empresa comprometida com o crescimento sustentável, apoiamos iniciativas nesse sentido. Investir na formação dos jovens em educação financeira contribui para uma sociedade próspera, onde indivíduos têm as ferramentas para tomar decisões financeiras inteligentes, alcançar estabilidade e impulsionar o crescimento sustentável da economia”, explica o gerente de qualidade e sustentabilidade.
“Poupe, Organize e Economize” é produção da Sancell, viabilizado pela Lei de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, e patrocínio da Roca Brasil, TransUnion Brasil, Polimix Concretos e Mizu Cimentos.
Sobre a Roca Brasil
A Roca Brasil, pertence ao Grupo Roca, líder mundial em produtos para salas de banho e presente em mais de 170 países. A filial brasileira conta com seis marcas em seu portfólio que abrangem diferentes públicos: Armani/Roca, Roca, Laufen, Incepa, Celite e Logasa. Todas as linhas são focadas em design, funcionalidade, tecnologia e economia de água e energia, visando o que existe de melhor para a casa e para o meio ambiente. Atualmente, a Roca Brasil possui 9 fábricas em todo o Brasil, empregando cerca de 3 mil colaboradores.
@roca_brasil
By Heloisa Vieira | DC33
Imagens: Divulgação Roca
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!