Residência Brisa: Sofisticação e funcionalidade em apartamento de 67m²

 

Projeto da Cité Arquitetura privilegia a convivência familiar, com detalhes que elevam o conforto em todos os ambientes 

 

Residência Brisa: Sofisticação e funcionalidade em apartamento de 67m²
Residência Brisa: Sofisticação e funcionalidade em apartamento de 67m²

 

Projetada para um casal e dois filhos, a Residência Brisa, assina pela Cité Arquitetura, de 67m² localizada em Osasco, na Grande São Paulo, possui como premissa a integração dos espaços, frisando o convívio, a entrada de luz natural e ventilação e as necessidades do dia a dia. O uso de materiais sóbrios e claros e uma paleta de tons bem definida possibilitam o ar de calma e leveza em todo o apartamento, mantendo uma coesão entre os cômodos e aumentando a sensação de amplitude.

 

 

Na sala, os ambientes de estar e jantar, varanda gourmet, copa e cozinha são totalmente integrados, com a divisão entre sala e cozinha induzida via extensa bancada de Quartzito Olympus, que faz vezes de copa, rack e churrasqueira. No mesmo material, a bancada contínua da cozinha e da área estabelece uma atmosfera rica em detalhes, com desenho de marcenaria em MDF Guararapes Carvalho Natural. Usando do mesmo material, um espaço sobressalente da planta-baixa junto à entrada da casa torna-se a despensa, camuflada em uma marcenaria que otimiza o uso do espaço compacto e mantém a sofisticação de todo o ambiente.

 

 

Nos quartos dos filhos, a articulação em L do beliche possibilita o desenho de uma bancada de estudos. Com atenção à iluminação do ambiente, o uso de luz indireta e direta é projetado para o maior conforto ambiental das crianças. O mesmo cuidado aos detalhes é visto também nos banheiros e lavabo, com bancadas nos Quartzitos Naica, Olympus e Perla. Na suíte do casal, a separação do quarto ocorre por meio de uma divisória com vidro inteligente, enquanto no banheiro dos filhos a cor torna-se protagonista com aplicação das cerâmicas Terralma Bora Bora, da Portobello, adicionando um toque de estímulo visual.

 

 

Assim como nos quartos, na sala, a escolha de tecidos acolhedores e iluminação pontual indireta dialoga com detalhes como obras de arte e acabamentos finos. Na suíte do casal, o painel de cabeceira desdobra-se como mesas de apoio flutuantes, dando mais amplidão, e encaixe para o projetor, cuja tela são as portas do armário em MDF Branco Pérola. Buscando o uso inteligente de todas as possibilidades espaciais, o armário acumula também o uso como penteadeira.

 

 

Ficha técnica

 


Uso Residencial;

Área 67 m²;

Local Osasco - SP;

Ano 2023;

Status Concluído;

Projeto de arquitetura Celso Rayol e Fernando Costa;

Coordenadores de projeto André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira;

Equipe Carina Lima, Fernanda Chreem, Giovanna Soares, Kátia Alves, Lila Monteiro, Luisa Linden e Maria Luiza Peixoto.

 

Sobre a Cité Arquitetura

 

 

A Cité Arquitetura, fundada pelos arquitetos Celso Rayol, presidente da AsBEA-RJ de 2019 a 2022, professor e pós-graduado da PUC-Rio, e Fernando Costa, atual conselheiro da Ademi-RJ e pós-graduado pela FGV, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 2012. Com uma equipe multidisciplinar, preparada para projetar em diferentes escalas e programas, a principal busca nos projetos do escritório está em trazer uma relação de troca com o entorno, seja através da presença da natureza e da paisagem, seja através do diálogo com a vida de bairro e o dia a dia das ruas. Dentre alguns de seus trabalhos celebrados estão Sorocaba 112, um dos primeiros da Cité, e a modernização do Memorial JK, em Brasília, indicados ao Building of The Year em 2017 pelo Archdaily internacional; o Borges 3647, vencedor no Prêmio AsBEA/RJ em 2017, integrante do anuário da revista Projeto em 2020 e indicado ao Prêmio Obra do Ano 2022 no Archdaily Brasil; o Miguel Couto, na shortlist do Prêmio Domus de Restauração e Conservação, premiação internacional da Universidade de Ferrara, na Itália, e menção honrosa na premiação anual da ASBEA nacional em 2018 ; o Complexo Multiuso, na Ilha do Fundão, premiado na categoria Profissional do Prêmio Saint Gobain de 2015; o conjunto Jardim Botafogo, vencedor no Build Awards 2020 pela revista britânica BUILD Magazine; o Partage Shopping Brasília, premiado no Prêmio AsBEA-RJ 2022; e os edifícios Bossa 107 e Ícono Parque, indicados ao Obra do Ano 2023 pelo Archdaily Brasil. Com o conjunto de sua obra, a Cité foi nomeada como Most Client-Focused Residential Architecture Studio pela BUILD Magazine em 2021, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano pelo Destaques Ademi-RJ 2022 e teve sua trajetória contada na Monolito #53, integrando o grupo dos grandes escritórios do país publicados pela editora.

 

 

By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Rpnacobogo

Imagem: Créditos  Leila Viegas

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: