Registros de incêndios estruturais no Brasil aumentaram 8,9% em 2023, ultrapassando 2 mil ocorrências
Para especialista, dado reforça a necessidade de se investir em sistemas contra incêndios mais modernos e eficientes, inclusive em apartamentos residenciais de grandes edifícios
Postado segunda-feira 26/02/2024 por Redação
Categorias: Empresas Notícias Revendas Tecnologia Empreendedorismo Negócios
Um levantamento divulgado em janeiro pelo Instituto Sprinkler Brasil aponta que o número de ocorrências de incêndios estruturais somou no ano passado 2.222 registros, elevação de 8,9% em relação a 2022, quando haviam sido apurados 2.044 casos.
Para Maicon Espadilha, Gerente de Vendas na Lubrizol, fornecedora de produtos químicos especiais para os mercados da construção civil, indústria e de consumo, trata-se de um cenário alarmante. “Temos que considerar que incêndios estruturais ocorrem, muitas vezes, por problemas na qualidade dos equipamentos de segurança e no sistema de combate a chamas, principalmente em função da falta de manutenção dos sistemas instalados nesses empreendimentos. Desta forma, são situações que poderiam ser evitadas se houvesse o investimento em sistemas mais modernos e resistentes à corrosão, impacto, incrustações, ou seja, resistentes ao tempo independente de uma ação humana”, diz.
Espadilha comenta ainda que cada vez mais se faz necessário discutir o tema a fim de evitar um cenário ainda mais preocupante. “O dado que estamos analisando não contempla os incêndios residenciais, até porque sistemas de sprinklers contra incêndio são exigidos apenas em instalações comerciais e industriais. Entretanto, está na hora de começarmos a discutir a necessidade real de se implementar sistemas de combate a incêndios também em prédios residenciais, especialmente nos novos edifícios super altos que estão sendo construídos em cidades por todo o Brasil. Em casos como esses, ter um sistema de sprinkler dentro de cada moradia fará a diferença em salvar vidas e proteger patrimônios, tendo em vista, dada a dificuldade que leva um bombeiro para apagar um incêndio em um andar muito alto (acima dos 100 metros de altura, aproximadamente 30 pavimentos)”, explica.
Tecnologia BlazeMaster® já está disponível no mercado.
Espadilha explica que hoje existem tecnologias modernas no mercado muito eficazes no controle das chamas, como o CPVC BlazeMaster®, desenvolvido pela Lubrizol e utilizado pelo mundo todo há mais de 30 anos.
Segundo ele, “trata-se de uma alternativa bastante eficaz e economicamente viável à utilização dos tradicionais sistemas de combate a incêndio feitos com tubulação de aço, pois possui características importantes, como instalação mais rápida e econômica, dada sua leveza e facilidade no processo de instalação. Além disso, sua resistência ao fogo e a altas pressões é assegurada por órgãos internacionais de certificação, a UL e FM”.
A tecnologia destaca-se também por ser uma opção segura e que reduz o custo de manutenção a médio e longo prazo, especialmente porque não sofre processos de corrosão, um grande diferencial, ao contrário do sistema comumente utilizado, que é feito de aço. Além disso, o CPVC pode ser instalado em ambientes e estruturas diversas, em obras novas ou retrofit, pois os projetos são customizados, contemplando as especificidades de cada espaço e as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Lubrizol participa de evento do Corpo de Bombeiros de Goiás
Em 27 de fevereiro, a Lubrizol estará presente em um evento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás em parceria com o Sinduscon/GO (R. João de Abreu, n° 427 – st. Oeste, Goiânia, às 8h30), no dia 27 de fevereiro, para falar sobre o tema “Projetos hidrossanitários e Proteção contra incêndio em edifícios altos”. O palestrante será o engenheiro civil Bruno Franzmann, proprietário da Franzmann Engenharia e responsável pela execução dos projetos dos edifícios mais altos da América Latina. “É importante atuarmos junto aos órgãos competentes para conscientizar as empresas, o poder público e a sociedade como um todo sobre a importância de se investir em segurança, principalmente porque a construção de edifícios mais altos está cada vez mais comum e essa é uma tendência nas grandes metrópoles. Temos, então, que ter um olhar mais atento a isso ”, finaliza Maicon.
Sobre a Lubrizol Corporation
A Lubrizol Corporation, uma empresa do grupo Berkshire Hathaway, utiliza sua ciência incomparável para desbloquear imensas possibilidades em nível molecular, gerando resultados sustentáveis e mensuráveis. Fundada em 1928, a Lubrizol possui e opera mais de 100 fábricas, escritórios de vendas e laboratórios em todo o mundo, contando com aproximadamente 8.600 funcionários. No Brasil, a companhia possui duas fábricas, uma delas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outra em Paulínia (SP). A Lubrizol também conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na capital paulista.
By André Guerra | Cdicom
Imagem Principal: Ilustrativa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!