Reforma: apartamento antigo ganha roupagem moderna com soluções criativas de sua nova arquitetura de interiores
Arrojada, a arquiteta Ana Rozenblit driblou os desafios de executar a obra com as dificuldades comumente enfrentadas em uma planta que refletia outro estilo de viver
Postado domingo 30/07/2023 por Redação
Categorias: Empresas Design Notícias Arquitetura Negócios Móveis apartamento
A reforma de um imóvel com planta antiga é sempre uma oportunidade para a reflexão sobre as constantes mudanças no modo de vida e os hábitos das pessoas, que se refletem na arquitetura de interiores. Foi com esse cenário que a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do Spaço Interior, assumiu a reforma de um apartamento em um bairros paulistanos com m² mais valorizado da capital, os Jardins.
Com uma disposição bastante compartimentada na separação dos cômodos e outras demandas no que diz respeito à infraestrutura necessária em décadas passadas, a renovação foi pautada em atender os pedidos dos moradores e solucionar questões à medida que elas surgissem. “Em obras desse perfil, quando não existe a possibilidade de analisarmos a planta original, encaramos diversos desafios. Mas a experiência do nosso escritório nos deixa seguros quanto às resoluções rápidas e precisas que precisamos tomar em pouco tempo”, destaca Ana.
Uma das surpresas – positivas, felizmente –, encontradas no decorrer do projeto foi a descoberta de uma prumada de água no espaço onde foi idealizada a nova cozinha. “Assim, o que seria um impeditivo ou uma atividade mais complicada, conseguimos readequar o projeto e transformar em uma solução incrível”, recorda a arquiteta. Confira os detalhes do projeto:
Um living confortável e moderno
Na reforma, a sala de estar ganhou uma estante, executada pela SCA Jardim Europa e desenhada pela Spaço Interior, e que foi composta por armários sem puxadores aparentes, bem como o espaço para a TV e nichos assimétricos para os objetos decorativos. Executado em laca, o design do móvel ressalta leveza e modernidade.
No piso, foi necessária a substituição do revestimento anterior, que deu espaço para a madeira que envolve todo o living, deixando a área social mais convidativa para o dia a dia dos moradores e as ocasiões especiais promovidas por eles.
O estar, que se tornou integrado com o jantar, recebeu móveis com desenhos orgânicos, como as poltronas e a mesa e a cadeira com suas formas arredondadas. Na paleta, fica evidente a aposta em cores quentes pontuais que foram escolhidas com o intuito de produzir uma gostosa sensação de acalento – caso do papel de parede que emula a textura de um tecido.
Uma cozinha sob medida
Uma integração com a possibilidade de escolher o seu momento propício: foi assim que a cozinha foi pensada para conversar com os demais ambientes da área social. Mas para não abrir mão de, vez ou outra, contar com a possibilidade de não deixá-la à vista dos convidados, a Spaço Interior adotou uma estrutura de portas de correr, que são abertas ou fechadas conforme a conveniência dos proprietários. Realizadas com lâminas de madeiras e puxadores cava pela SCA Jardim Europa, quando fechada as folhas se tornam um grande e elegante painel que não interrompe a proposta arquitetônica do imóvel.
Outra atração da cozinha é a bancada de refeições rápidas, elaborada com um tampo de madeira e combinada com a ilha que exalta os traços nobres e resistentes do Silestone. “A moradora tem um lado romântico, que também se conecta com o contemporâneo. Por isso, misturamos as portas e gavetas almofadadas azuis com a cuba de louça de porcelana e outros materiais como o vidro canelado e a serralheria, que faz uma alusão ao décor industrial”, explica a Ana sobre o conceito que imergiu na construção do espaço.
Quarto + Closet + Banheiro = Tudo Integrado e Elegante
Outro elemento da planta antiga direcionou a criação de um cenário interessante: o pilar serviu de ponto de partida para a marcenaria no dormitório! Para conquistar uma suíte bem generosa foi necessário reformular a planta, que com a nova leitura conectou dois ambientes em apenas um. O elemento estrutural que poderia ser considerado um inconveniente, uma vez que não pode ser removido, foi valorizado com o revestimento de madeira que demarcou a passagem para o closet do casal.
No centro do closet, o móvel ilha faz as vezes de apoio na hora de escolher o look e vestir-se, além de oferecer mais espaços de armazenamento nas gavetas. “Com as diversas profundidades, elas são maravilhosas para guardar peças íntimas e outros acessórios pequenos como óculos e nécessaire”, analisa a profissional.
Sobre a Spaço Interior
Presente há 24 anos no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.
@spacointerior
Av. Rouxinol, 84 Cj. 51 - Moema, São Paulo – SP / (11) 98753-4033 (WhatsApp)
By Lucas Janini | DC33
Imagens: Créditos Kadu Lopes
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!