Redução de impactos ao meio ambiente desafia micro e pequenas empresas

 

Em posição de destaque na pauta das corporações, questões ambientais e de sustentabilidade demandam soluções alinhadas ao conceito ESG

 

Redução de impactos ao meio ambiente desafia micro e pequenas empresas
Redução de impactos ao meio ambiente desafia micro e pequenas empresas

 

A redução de impactos ao meio ambiente está no radar dos micro e pequenos empresários brasileiros. É o que revela a pesquisa “Panorama ESG dos Pequenos Negócios Brasileiros”. Realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, o estudo indica que 75% das empresas empenhadas em realizar práticas ambientais têm a preocupação de minimizar consequências negativas. Nas metas definidas pelo conceito ESG (Environmental, Social, Governance), as questões ambientais e de sustentabilidade ocupam posição de destaque no dia a dia das corporações. No entanto, adaptar-se às práticas é um desafio que demanda soluções, especialmente entre as pequenas empresas.

 

 

O levantamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade abrangeu todos os Estados brasileiros e ouviu 3.623 empresários. Do total, 75% representam microempresas; 25%, empresas de pequeno porte. Embora o estudo aponte a preocupação da maioria dos entrevistados (70%) em implementar políticas de sustentabilidade, os esforços para incorporar metas ESG nos negócios, principalmente no que se refere às práticas ambientais, exige um trabalho contínuo das organizações.

 

 

Atento às necessidades das micro e pequenas empresas, o Grupo Ecobrisa, referência no mercado nacional, desenvolve equipamentos e soluções que resultam em saudabilidade dos ambientes corporativos, redução significativa no consumo energético e respeito ao meio ambiente.

 

 

Pioneira na produção de climatizadores evaporativos 100% nacionais, a Ecobrisa conta com milhares de equipamentos instalados no Brasil. “O sistema reduz a temperatura de maneira eficaz, ao mesmo tempo em que expulsa o ar potencialmente infectado dos ambientes, tornando-os mais saudáveis”, afirma o empresário Juan Carlos Ormachea, que responde pelo Grupo Ecobrisa.

 

 

Comparado a outros equipamentos de resfriamento, o climatizador evaporativo representa uma economia de energia de até 95%. “Diante dos impactos ambientais, esta é uma condição importante para micro e pequenas empresas alinhadas com preocupações ambientais e, obviamente, empenhadas em otimizar seus recursos financeiros”, diz.

 

 

No encadeamento de iniciativas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental, o setor de eventos, segundo Ormachea, tem optado por locar os climatizadores evaporativos produzidos pela Ecobrisa. “Uma empresa, seja ela pequena ou grande, que já adota o ESG, observa se o espaço também se adapta ao conceito no momento de escolher um local para a realização de um evento. E isso, sem dúvida, aumenta a procura por nossos equipamentos”, destaca.

 

 

Com o compromisso de desenvolver soluções sustentáveis e ambientalmente corretas, a empresa ampliou investimentos e atua também no mercado de energia solar. Como unidade de negócio, a Ecobrisa Energia oferece sistemas fotovoltaicos que possibilitam economia na conta de luz e “payback”. “Na instalação dos painéis, o consumidor consegue ter um retorno de investimento (payback) e a empresa passa a ser geradora com o excedente de energia que não consome, o que a torna mais sustentável”, afirma o executivo.

 

 

No atendimento voltado a micro e pequenas empresas, o Grupo Ecobrisa registra um crescimento de 30%. “A organização que se lança a ter práticas ambientalmente corretas também se impõe desafios, que podemos corresponder com soluções viáveis ao meio e benéficas às pessoas”, conclui Juan Ormachea.

 

 

By Redação MXP | MXP Comunicação

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: