Quando a marcenaria vai além do armazenamento

 

 

Aliados ao vidro, metal e fibras naturais, móveis planejados também dividem, alegram e deixam ambientes acolhedores

 

Postado terça-feira 21/03/2023 por Redação

Quando a marcenaria vai além do armazenamento
Quando a marcenaria vai além do armazenamento

 

 

Foi-se o tempo em que a marcenaria era sinônimo de armário para se guardar coisas e ocultar a 'bagunça-nossa-de-cada-dia'. A evolução do mercado de móveis planejados mudou tons, texturas, cores e até funcionalidades. “Aqueles móveis planejados retos, com cores básicas e acabamentos padronizados são coisa do passado. Hoje a paleta de cores é variada e esses móveis têm ganhado a companhia de diversos materiais, como vidro, serralheria e outras texturas para imprimir personalidade, charme e leveza aos ambientes”, comenta a arquiteta, urbanista e gerente de projetos da Criare Campinas, Rafaela Costa.

 

 

Protagonismo no ambiente

 


A marcenaria corresponde, em média, a 50% da composição dos ambientes. Em imóveis pequenos ela ganha ainda mais importância e protagonismo, por isso, além de útil, precisa decorar também. “Hoje em dia se constrói muitos imóveis com metragem reduzida, o que reforça a necessidade de integrar ambientes para ganhar espaço. Balcões que dividem cômodos e ainda têm locais de armazenamento são ideais para separar sala e cozinha em microapartamentos, por exemplo”, comenta Rafaela.

 

 

Marcenaria com serralheria para dividir ambientes: multifuncional

 

 

Em muitas reformas, os móveis sob medida passaram a ser usados para substituir as paredes, inclusive permitindo a união ou separação de ambientes. “Pode ser uma divisória móvel, similiar às portas de correr, ou giratória, usando modelos pivotantes. Dá para integrar a cozinha à sala, mas sem perder a opção de fechá-la quando for necessário. A marcenaria também pode transformar aquele escritório aberto e integrado à casa em um espaço fechado e silencioso quando necessário. O fato é que a marcenaria é uma poderosa ferramenta para otimizar espaços”, conta Rafaela.

 

 

Painel movie:multifuncionalidade na marcenaria

 

 

Home office vira mesa de refeição

 


Em imóveis pequenos, móveis multifuncionais têm sido a saída encontrada para garantir um ambiente confortável, funcional e cheio de charme. “Estantes de TV viram divisórias de ambientes, balcões que servem tanto como home office quanto bancada de refeição ganham apoio de painéis que podem acomodar uma televisão ou mesmo garantir mais privacidade no trabalho. As possibilidades são variadas, basta planejar o ambiente com cuidado”, completa a arquiteta.

 

 

Combinações dão leveza

 


Rafaela indica que combinar serralheria e vidro nos projetos de marcenaria dá mais leveza e personalidade aos móveis planejados. “O vidro canelado voltou e está em alta. Ele pode ser usado em divisórias e até mesmo nas portas de móveis planejados, tanto na cozinha e banheiro quanto nos quartos e closet”, ensina a arquiteta.

 

 

Cores nos armários e paineis com texturas

 

 

As formas arredondadas, tendência forte no ano passado, continua em alta nos projetos de 2023. “A valorização do orgânico, observado nos móveis arredondados e ovais, continua em evidência, somado ao uso de madeira e fibras naturais. Isso deixa o ambiente mais aconchegante e confortável”, completa Rafaela.

 

 

Serralheira virou companheira da marcenaria descolada

 

 

By Patricia Penzin | AKM Comunicação

Imagens: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!