Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025

Expectativa de negócios entre empresas brasileiras e compradores de diversas partes do mundo giram em torno de US$ 111,8 milhões

Postado domingo 11/05/2025 por Redação

Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025
Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025

Em um cenário global em transição econômica e ambiental, a Semana de Design de Milão 2025 reafirmou sua centralidade como espaço de tendências, reflexão e expressão de novas possibilidades sobre como queremos e podemos viver. Nesse contexto, o Brasil, com sua rica biodiversidade, cultura e repertório estético, além de capacidade industrial e um olhar que une afetividade, criatividade e tecnologia, mostrou estar plenamente em sinergia com os debates contemporâneos.

 

Entre os dias 08 e 13 de abril, a indústria de móveis e o design brasileiros ocuparam lugar de destaque na principal vitrine do setor no mundo. Na 63ª edição do Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão), o Brasil levou a quinta maior delegação internacional do evento, com peças de 33 indústrias e mais de 50 designers em exibição. Somando-se às ações do Fuorisalone, foram mais de 90 marcas em exposição na capital mundial do design neste ano. Organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as ações foram coordenadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

 

O resultado foi expressivo. O Espaço BRASIL, com 970 m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera Milano, se destacou no evento, refletindo o interesse crescente do público internacional pelo mobiliário brasileiro. A edição deste ano recebeu mais de 302,5 mil visitantes qualificados de 151 países.

 

 

“Testemunhamos mais uma vez a expressão autêntica de nossas raízes e nossa capacidade de dialogar com o mundo em peças que aliam estética, funcionalidade, inovação e consciência ambiental, confirmando o potencial, a visão e a originalidade da indústria e do design brasileiros diante de visitantes de quase todo o mundo. Em todo o Espaço BRASIL, o acolhimento e a troca de experiências solidificaram nossos laços com compradores mundiais, bem como com a imprensa e formadores de opinião de diversos países”, afirma Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.

 

Espaço BRASIL: brasilidade em resposta às tendências globais
Sob à luz do tema “Thought for Humans” (“Pensado para Humanos”), a edição 2025 do iSaloni – como é popularmente conhecido – foi marcada por discussões sobre multifuncionalidade, bioeconomia, design regenerativo, materiais e processos de baixo impacto, experiências sensoriais e, especialmente, bem-estar. Refletindo, dessa forma, um movimento do setor em direção à humanização dos ambientes. Afinal, para além da estética, os espaços e itens que os compõem são – ou devem ser! – feitos por pessoas para pessoas. 

 

Para se integrar e responder ao tema do evento, os expositores associados ao Projeto Brazilian Furniture contaram, mais uma vez, com os profissionais da Estojo assinando a cenografia do Espaço BRASIL. Nesse contexto, o conceito partiu primeiro de uma provocação, explica Cândida: “O que torna a indústria e o design brasileiros facilmente reconhecíveis e sobretudo relevantes para quem passa pelos corredores do maior evento do setor no mundo buscando por novidades?”. A resposta, segundo a diretora-executiva da ABIMÓVEL, foi encontrada no equilíbrio entre três forças profundamente enraizadas na identidade nacional: a matéria-prima com alma e origem brasileiras, a tradição que se reinventa e a afetividade como diferencial competitivo.

 

A primeira dessas forças se manifestou no uso consciente dos recursos naturais brasileiros: madeiras quentes, fibras vegetais, tecidos orgânicos, couros sustentáveis, pedras reinterpretadas e outros materiais que traduzem geografia e cultura. Os produtos apresentados pelas empresas e designers brasileiros não apenas respeitavam suas origens, mas também as elevavam por meio de processos industriais alinhados às tendências estéticas, à bioeconomia e certificações socioambientais. Já a reinvenção da tradição ficou evidente em peças que revisitavam técnicas ancestrais com o apoio de novas tecnologias, ergonomia, funcionalidade e acabamentos contemporâneos, em total sintonia com o tema central do iSaloni.

 

Por fim, a afetividade — um traço tão característico do nosso país — permeou cada forma, textura e paleta do estande. Essa dimensão sensível, presente desde a árvore viva que ancorava a cenografia, passando pelo lounge até os percursos pensados para favorecer encontros, foi fundamental para que os visitantes “sentissem” o Brasil antes mesmo de ouvirem as histórias de cada peça exposta.

 

E o que foi, afinal, apresentado pelas marcas brasileiras?

Tangibilizando essas forças, as marcas nacionais colocaram a brasilidade no centro. A ArboREAL apresentou mesas, assentos e outras peças talhadas em madeira maciça, respeitando os veios, curvas e imperfeições naturais do material, conversando, assim, com a busca por autenticidade e integridade de processos. Destacando a criação nacional com um toque universal, a Modalle levou peças que traduzem a “bossa” requintada e acolhedora do Brasil para o mundo. Outra marca que apostou na energia brasileira com uma percepção global, convidando ao lazer sem esquecer da elegância nas áreas externas, foi a IBTW – In Between.

 

A Century exibiu estofados com design limpo, tecidos envolventes, conforto ergonômico e compromisso ambiental, reforçando a posição do Brasil como referência em sustentabilidade aplicada ao mobiliário. A CGS também levou móveis estruturais de linhas precisas, minimalismo inteligente e presença elegante, explorando a interface entre tradição e inovação. A St. James, por sua vez, reinterpretou a prataria tradicional com uma linguagem de design mais fluida, funcional e arquitetônica, reforçando a ideia de luxo silencioso. Enquanto a by Kamy apresentou tapetes artesanais inspirados na fauna e na flora brasileiras.

 

Design + Indústria: conexões entre território e linguagem global

Complementando a presença brasileira na feira, a mostra “Design + Indústria”, organizada como parte do Projeto Brazilian Furniture e sob curadoria de Liana Tessler, também com cenografia da Estojo, reuniu o resultado do trabalho conjunto de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de todo o país, conectando diferentes realidades produtivas e conceitos criativos em um pulsante enredo curatorial.

 

Dessa forma, a mostra revelou a essência de um programa — o Design + Indústria — que nasce da conexão entre a força tecnológica das indústrias com a sensibilidade e a criatividade dos designers brasileiros. As peças apresentadas traziam linhas contemporâneas, materiais sustentáveis e interpretações singulares da herança material, histórica e cultural brasileira, mostrando que o design nacional é original, sustentável e de potencial global.

 

Mais do que um recorte de produtos, a ação propôs um novo olhar para o futuro do design: em que tradição e inovação caminham lado a lado, onde diferentes biomas e culturas locais se traduzem em propostas de mobiliário contemporâneo, e em que a integração entre indústria e design se torna ferramenta estratégica para ampliar a presença do país no mercado internacional.

 

Ao levar essa diversidade para Milão, o Design + Indústria reafirmou que o Brasil é capaz de contar histórias e criar diálogos potentes, que atravessam fronteiras, através dos seus materiais, processos e olhares.

 

Impacto e perspectivas futuras
Em termos de negócios, estima-se que a participação brasileira tenha gerado aproximadamente US$ 111,8 milhões em negociações fechadas e prospectadas, além de milhares de contatos e novas parcerias estabelecidas. O saldo comercial soma-se ao reconhecimento simbólico e institucional da marca Brasil no cenário internacional. Veja os principais resultados abaixo. 

 

 

Em um contexto de crescente demanda global por produtos com alma, responsabilidade e inovação, o Brasil reforça seu posicionamento: “A presença em Milão é apenas um capítulo de um movimento contínuo de valorização da cultura material brasileira e de fortalecimento da indústria nacional no exterior. O que vimos em Milão foi um Brasil que encanta, que propõe, que dialoga com o mundo sem abrir mão de sua identidade”, conclui Cândida Cervieri, diretora-executiva ABIMÓVEL.

 

Chuva de Caju no Fuorisalone

Paralelamente ao iSaloni, o Brasil também brilhou no Fuorisalone 2025, o circuito de mostras e instalações de design espalhadas por Milão. A exposição “Chuva de Caju”, instalada na Università degli Studi di Milano, levou ao público italiano e internacional um conceito criativo inspirado em um fenômeno natural que simboliza renovação e transformação. 

 

Curada pelo designer Bruno Simões e organizada pela ApexBrasil com apoio da ABIMÓVEL, a mostra imersiva exibiu móveis, objetos e materiais brasileiros inovadores – de madeiras certificadas a couros sustentáveis e técnicas artesanais contemporâneas – conectando os visitantes à riqueza cultural e à criatividade brasileira. Aberta ao grande público como parte da exposição INTERNI “cre-Action”, a ação ampliou a visibilidade do Brasil na Semana de Design de Milão, demonstrando que nosso país não apenas exporta produtos, mas também novas formas de ver o mundo.

 

📌 Acompanhe os próximos passos do Projeto Brazilian Furniture:
🔗 abimovel.com | brazilianfurniture.org.br
📲 Redes sociais: @abimovel | @apexbrasil

 

Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.

 

Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ 763,02 milhões em exportações de produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.

 

Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.

 

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.  

 

Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.  

 

Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!