Projeto corporativo visa criar espaços de trabalho mais leves e acolhedores, atendendo à demanda do mercado

 

Edifício Girassol utilizou da flexibilidade do sistema construtivo em aço para alcançar expressividade arquitetônica

 

Projeto corporativo visa criar espaços de trabalho mais leves e acolhedores, atendendo à demanda do mercado
Projeto corporativo visa criar espaços de trabalho mais leves e acolhedores, atendendo à demanda do mercado

 

Com 36,4 toneladas de aço empregadas em 4.474,81 m² de área construída, o edifício Girassol, situado no coração da Vila Madalena, em São Paulo, possui uma estrutura arquitetônica marcada pelo uso do sistema construtivo em aço e do concreto. O projeto de uso corporativo, que também desafia padrões e reforça a flexibilidade e adaptabilidade do metal na construção, foi desenvolvido a fim de atender à demanda acentuada por espaços de trabalho mais leves e acolhedores.

 

 

Fernando Forte, arquiteto e sócio do FGMF, escritório responsável pelo projeto, comenta que após um mundo onde o trabalho remoto se tornou uma norma, o edifício surge como um espaço que promove a conexão. “A preocupação em oferecer espaços de qualidade é muito latente nas empresas, portanto, os ambientes devem incentivar a socialização e sensação de bem-estar, tornando o ato de trabalhar mais prazeroso”.

 

 

A interação do prédio com o entorno, seus terraços e jardins propiciam um espaço que transcende o simples propósito corporativo. Fernando também explica que um dos marcos do prédio é sua estrutura em aço sobre um embasamento em concreto, o que consequentemente resultou em uma estrutura intrigante. “O sistema em aço era a opção óbvia para sua realização, pois a flexibilidade da estrutura metálica oferece um contraste interessante aos pavimentos em concreto aparente”.

 

 

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o edifício Girassol é mais um projeto de extremo sucesso, que, ao oferecer um sistema estrutural ímpar, fortalece a importância e as vantagens do uso do aço na arquitetura. A entidade também reforça que a construção industrializada em aço permite obras mais precisas, entregues com mais rapidez, e muita expressividade arquitetônica. A arquitetura brasileira e a construção civil só têm a ganhar usando cada vez mais o aço.

 

 

 

 

Sobre o CBCA

 

 

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

 

 

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

 

 

By Ana Carolina Malandrino | Comuniquese5

Imagens: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: