Planejamento empresarial 2025: seis dicas para o gestor de PMEs

Luiz Henrique Alves, do Conselho Dinâmico, sugere um passo a passo prático, que avalia desde os acertos aos possíveis desafios futuros e como se preparar

Postado quarta-feira 25/12/2024 por Redação

Categorias: Empresas Negócios

Planejamento empresarial 2025: seis dicas para o gestor de PMEs
Planejamento empresarial 2025: seis dicas para o gestor de PMEs

Com a proximidade do final do ano, empresas de todos os portes e setores devem priorizar o momento para se planejar para o próximo período.  Especialmente as pequenas e médias empresas, onde o gestor ou fundador é quem assume sozinho o desafio de elaborar o planejamento estratégico do negócio, devem começar a avaliar o que deu certo e o que deve ser melhorado para o próximo ciclo de negócios. Planejar é o primeiro passo para corrigir eventuais falhas, inovar e prever novos caminhos para garantir o crescimento, a sustentabilidade do negócio e sua competitividade no mercado. 

 

“Uma empresa que não tem um plano que contemple estratégias e anteveja possíveis desafios e necessidades, está fadada a estacionar, a entrar no famoso ‘modo automático’. E sabemos que, com a dura realidade das PMEs, estacionar não é uma opção. Planejar, repensar, analisar sob outros prismas e ousar traçar novas direções é o que faz com que o negócio se mantenha em movimento, em um cenário tão desafiador como o da economia brasileira”, explica Luiz Henrique Alves, CEO do Conselho Dinâmico, empresa especializada no aconselhamento e apoio estratégico à gestão de PMEs.

 

Confira abaixo seis dicas para iniciar agora e planejar estrategicamente o próximo ano, com foco na eficiência e crescimento do negócio:

 

Lições e conquistas do ano que está terminando: antes de partir para o futuro, é preciso avaliar o que ocorreu ao longo deste ano. Fazer uma análise completa dos objetivos que foram atingidos, dos desafios que surgiram e das estratégias que deram certo é um bom ponto de partida. Avaliar os resultados financeiros, os de vendas e o índice de satisfação dos clientes ajuda a construir uma espécie de retrato do presente, com um panorama da situação atual do negócio. 

 

Defina novas metas e objetivos para o próximo ano: metas bem definidas e alcançáveis são fundamentais para iniciar um planejamento eficiente. É fundamental traçar os próximos objetivos de forma específica, realista e alinhada ao crescimento esperado para a empresa. Ao definir metas como aumento de receita, retenção de clientes ou lançamento de novos produtos, é importante estabelecer também indicadores que permitam acompanhar o progresso ao longo do ano. 

 

Avalie o cenário em que atua: após entender o momento interno, é hora de avaliar o cenário externo, ou seja, o mercado em que a empresa atua. Pode-se começar com a avaliação de tendências para o próximo ano e oportunidades para o seu negócio. Entender as possíveis mudanças tecnológicas do ambiente externo e novas preferências do consumidor ajudarão a criar um panorama mais palpável e novas estratégias, mais competitivas.
Pense em alternativas de otimização (de recursos financeiros, de equipe e de processos internos): olhe para todos os processos e recursos gerais da empresa tentando responder “o que é possível otimizar?”. Observe como os recursos internos estão sendo aproveitados e tente avaliar, ponto a ponto, como estão funcionando a infraestrutura, a tecnologia, os processos e a equipe. É preciso capacitar a equipe para vender melhor? Sente falta de um processo que automatize parte da operação? Precisa planejar investimento na infraestrutura atual? Tudo o que for viável financeiramente para melhorar a entrega e a eficiência pode ser incluído no planejamento.

 

Tenha um plano de contingência: ninguém quer pensar no pior, mas é preciso se preparar. Algumas mudanças na economia podem ser imprevisíveis, assim como alterações na demanda por seus produtos e serviços. Então reflita sobre o inesperado: faça uma “tempestade de ideias” sobre o que pode ‘desandar’. Monte um plano de contingência que dê ao negócio a possibilidade de se reinventar e reagir rapidamente, minimizando os impactos negativos das mudanças, caso aconteçam.

 

Avalie ter o apoio de um conselheiro profissional: muitos gestores de PMEs se sentem sozinhos na condução do negócio e na tomada de decisão. No momento de planejar novas metas e reavaliar as conquistas passadas, essa solidão pode tornar-se ainda mais evidente. Pode ser interessante avaliar a contratação de um profissional especializado em gestão profissional, como um conselheiro de empresas. Geralmente, esse profissional focado em empresas de pequeno e médio porte tem custos acessíveis e ajuda a driblar os desafios referentes ao “modo automático” da gestão, quando as avaliações “travam”. Ter com quem trocar informações e discutir novos cenários e projetos pode ajudar a oxigenar as ideias e a movimentar o planejamento. 

 

“Não há uma receita pronta para o sucesso de todos os negócios, mas este passo a passo pode ser um norte para que a gestão tenha boas informações à mesa e possa se organizar. Planejar a atuação de um ano inteiro é extremamente desafiador, por isso é sempre importante trocar informações com pares, colegas gestores em grupos de empresários ou mesmo com um conselheiro formado para esta função. Quando compartilhamos e estamos abertos para receber novos insights, nossa visão se expande e passamos a enxergar novos e importantes caminhos”, avalia Alves.

 

Sobre o Conselho Dinâmico

Com uma equipe de especialistas com décadas de experiência em gestão empresarial, o Conselho Dinâmico é um parceiro estratégico para PMEs que buscam fortalecer sua governança e transformar desafios em oportunidades de crescimento. Por meio de uma abordagem prática e focada em resultados, o Conselho Dinâmico ajuda a superar obstáculos e construir um futuro sustentável para negócios em todo o Brasil. Saiba mais em: https://omelhorconselho.com.br/

 

By Milka Verissimo

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!