Pesquisa revela os principais desafios dos microempreendedores na expansão internacional
Falta de transparência, alto custo e tarifas elevadas são algumas das barreiras financeiras apontadas
Postado sábado 08/02/2025 por Redação
Categorias: Negócios Empreendedorismo

Ao tentar expandir seus negócios para o mercado internacional, são muitos os desafios que os microempreendedores enfrentam. Perder dinheiro devido à taxa de câmbio cobrada pelos provedores de serviços é uma das dificuldades apontadas por 65% dos entrevistados pela Opinion Box, em pesquisa encomendada pela Wise, que lançou recentemente a conta global PJ Wise Empresas. Os altos custos nos pagamentos internacionais também estão entre os fatores que dificultam a atuação fora do Brasil, segundo 60% dos respondentes.
A pesquisa também mostra que mesmo os empresários que já recebem pagamentos do exterior - 48% deles mensalmente, principalmente em dólares americanos (80%) e em euros (34%) - se deparam com dificuldades significativas, como entender todos os custos envolvidos e dúvidas em relação à burocracia e regulamentação internacional. Veja abaixo os principais insights da pesquisa:
Principais desafios da gestão financeira na expansão internacional
- Perda de dinheiro com câmbio: Durante as transações, muitas empresas enfrentam perdas financeiras. Dos empresários entrevistados, 65% afirmam perder uma quantia considerável de dinheiro devido à taxa de câmbio cobrada pelos provedores de serviços ao processarem o recebimento do dinheiro vindo do exterior. Essa perda de receita impacta diretamente a capacidade de crescimento e a estabilidade financeira das microempresas, tanto que 46% dos empresários que já atuam internacionalmente tiveram que cortar gastos devido à perda de dinheiro com câmbio;
- Altos custos: Dos microempreendedores, 60% concordam que os altos custos nas transações financeiras internacionais dificultam a globalização dos negócios;
- Desafios com a qualidade do serviço: Para quem já fez pagamentos internacionais, a falta de transparência nas tarifas cobradas (25% destes respondentes), serviço lento (22%) e limitação de moedas disponíveis (12%) são algumas das reclamações;
- Dificuldades de compreensão dos custos: Dos que já atuam internacionalmente, 48% enfrentam dificuldades em entender todas os custos envolvidos e 30% não têm compreensão clara das taxas de câmbio, devido à falta de transparência dos provedores de serviço;
- Burocracia e regulamentação: As regras, documentações e leis do mercado financeiro internacional geram muitas dúvidas e dificultam na hora de fazer transações internacionais: 37% dos microempreendedores com atuação internacional têm dúvidas associadas à burocracia e regulamentação;
- Falta de informação: Para 34%, a falta de informação apropriada é um dos principais motivos para ainda não terem expandido internacionalmente.
Sobre a Pesquisa
Entre os dias 14 e 22 de outubro de 2024, foram entrevistados 472 proprietários de microempresas (com 1 a 10 funcionários ou empresários individuais), com 18 anos ou mais, das classes sociais AB, em todo o Brasil. Esses entrevistados já possuem necessidade de gerenciar seus negócios internacionalmente ou planejam expandir seus negócios para o mercado internacional nos próximos 12 meses.
Sobre a Wise
A Wise é uma empresa de tecnologia global que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo. Com as contas Wise e Wise Empresas, pessoas e companhias podem guardar 40 moedas, movimentar dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia Wise; uma rede de pagamentos internacionais totalmente nova que um dia irá movimentar dinheiro sem fronteiras para todos, em qualquer lugar. Independentemente de como você usa a plataforma, a Wise tem a missão de facilitar sua vida e ajudar você a economizar dinheiro.
Cofundada por Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, a Wise foi lançada em 2011 com seu nome original TransferWise. É uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.
Dezesseis milhões de pessoas e empresas usam a Wise globalmente. No ano fiscal de 2024, a Wise processou no mundo todo aproximadamente £ 118.5 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,8 bilhão.
By Smart PR
Foto: Freepik
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!