Pesquisa do Sebrae revela hábitos financeiros dos empreendedores paranaenses

 

 

Levantamento mostra que mais da metade dos entrevistados continua misturando despesas das Pessoas Física e Jurídica

Postado terça-feira 04/04/2023 por Redação

Pesquisa do Sebrae revela hábitos financeiros dos empreendedores paranaenses
Pesquisa do Sebrae revela hábitos financeiros dos empreendedores paranaenses

 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou os hábitos de uso de produtos financeiros dos empreendedores que estão à frente de pequenos negócios (microempreendedores individuais; microempresas; e empresas de pequeno porte). De acordo com o levantamento, ainda é grande o número de pessoas que continuam misturando despesas das Pessoas Física e Jurídica – no Paraná, 56% dos entrevistados já pagaram contas da empresa com a conta da Pessoa Física.

 

 

O comportamento, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Amberson Bezerra, merece atenção e, em análises financeiras como essa feita na pesquisa, é o protagonista.

 

 

“É preciso separar o empresário do empreendedor. Por isso, desde o início, é indicado manter um fluxo de caixa ordenado, fundamental para a boa gestão financeira. É esse instrumento que ajuda o empresário a observar como a empresa está, o que foi faturado e o que está sendo devido para fazer uma projeção de futuro”, aconselha o consultor.

 

 

Lições da pandemia

 

 

A pesquisa revela muitos comportamentos que vieram depois pandemia, a partir dos aprendizados obtidos no período. Alguns dados, por exemplo, são referentes à economia de dinheiro. Cerca de 42% dos empreendedores paranaenses conseguiram economizar algum dinheiro nos últimos meses.  

 

 

“A pandemia gerou uma crise. Então, podemos dizer que ela ajudou os empresários a enxergar a importância de ter uma base e/ou garantia para possíveis tempos turbulentos. Quem soube aproveitar o aprendizado, entendeu que é preciso se preparar para o problema antes mesmo dele surgir”, relata.

 

 

Tais ensinamentos se refletem também na vida pessoal. Segundo a pesquisa, 44% dos empreendedores paranaenses entrevistados investem em seguro de veículo; 30% têm seguro de vida; 34% possuem plano de saúde; 50% possuem poupança; 53% contribuem para o INSS; e 17% possuem previdência privada. Índices que apontam que o empreendedor paranaense está, sim, tentando se preparar diante de possíveis riscos.

 

 

Formatos

 

 

Em relação aos serviços utilizados como Pessoa Física, no Paraná, a maioria dos empreendedores dá preferência para contas correntes em bancos tradicionais, 83%; 50% possuem conta poupança; 84% preferem o cartão de débito; 54% utilizam contas digitais; e 26% fazem uso de cheque especial.  Sobre os perfis das contas, 56% possuem múltiplas contas em bancos digitais, enquanto 52% possuem mais de uma conta em bancos tradicionais.

 

 

Para o pagamento de despesas em Pessoa Física, a pesquisa também revelou que 65% dos empreendedores que estão à frente dos pequenos negócios do Paraná fazem parcelamento – sendo que 48% optam por parcelamentos entre sete e 12 vezes; 44% parcelam em até seis vezes e 8% fracionam os pagamentos em mais de 12 vezes.

 

 

Para o levantamento, foram realizadas 6.126 entrevistas por telefone entre 7 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro de 2023, em todo o Brasil. O erro amostral é de 1,25% para resultados gerais. O intervalo de confiança é de 95%. No Paraná, foram 242 entrevistados.

 

 

EVITE MISTURAR FINANÇAS DA EMPRESA E PESSOAIS

 

 

Tenha contas bancárias separadas

 

 

É primordial ter uma conta da empresa e outra pessoal. Há instituições financeiras que oferecem contas empresariais isentas de algumas cobranças ou com condições especiais.

 

 

Faça um plano de contas

 

 

Estruture o controle do fluxo de caixa para acompanhar as movimentações financeiras da empresa. Enumere e separe despesas e receitas pessoais e da empresa.

 

 

Defina um pró-labore

 

 

O pró-labore é o salário determinado para o proprietário da empresa e não deve ser confundido com os lucros, que precisam ser utilizados principalmente para investimentos.

 

 

By Camila Ager | Pr.comuniquese1

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!