Personalidade e sofisticação: os tons metalizados estão em alta
Mobiliário, objetos, eletrodomésticos e paredes: tons metalizados voltam a brilhar em versões mais elegantes, foscas e texturizadas, mas igualmente elegantes
Postado quinta-feira 15/08/2024 por Redação
Tendências vem e vão, no entanto, algumas parecem resistir ao tempo e não se tornam obsoletas: elas se adaptam, ganham novas aplicações e, ao contrário do que se pode imaginar, elas acabam ganhando ainda mais destaque.
Um ótimo exemplo disso são os tons metalizados. Deixando para trás o estigma de decorações mais classudas ou ambientações que parecem ter saído dos filmes de ficção científica, esse acabamento vem se tornando protagonista em projetos de estilos variados, provando ser versátil o bastante para brilhar nos interiores atualmente.
O que explica esse movimento de resgate dos tons metalizados e como você pode extrair o máximo efeito desse acabamento, exaltando atributos como sofisticação e personalidade?
Referência mundial em laminados decorativos de alta pressão, a Formica® é uma das principais marcas de revestimentos para interiores que exploram esse efeito nos produtos. Além de ajudar a explicar o aumento do interesse por esse estilo, a marca traz dicas para aplica-los da forma correta:
Sem medo de errar
Aplicados no décor, o visual dos metais agrega nobreza e sofisticação aos ambientes, o que fez muita gente a acreditar que, tal como ocorre com esses materiais em seu estado natural, quanto mais você tiver, melhor.
“É um visual que aguça os sentidos, e isso levou a um uso exagerado dos tons metalizados no passado. Acreditava-se que uma casa só poderia ser considerada elegante se ela ostentasse isso”, explica a arquiteta Bruna Ronconi, responsável pela área de tendências da Formica®.
O receio de ser taxado de antiquado fez o interesse em torno dos acabamentos metalizados esfriar, abrindo espaço para uma abordagem considerada mais segura em torno dos acabamentos neutros nos últimos anos. Esse medo de errar, contudo, está com os dias contados.
“Há uma grande saturação de projetos baseados em cores e acabamentos neutros. Na média, a impressão que fica para as pessoas é que todos são muito parecidos, então o que notamos hoje é uma busca incessante por diferenciação”, analisa Bruna.
Cenário ideal para que os tons metalizados voltassem com tudo, agora em uma abordagem mais contemporânea e versátil, justamente para ser mais receptiva a outras propostas, inclusive a neutra.
Sofisticação sem exageros
Uma das grandes mudanças na aplicação contemporânea dos tons metalizados é a variedade de acabamentos disponíveis. Se antes havia uma preponderância de superfícies lisas, polidas e brilhantes, acabamentos foscos e texturizados ganham cada vez mais espaço em um contexto que valoriza uma sofisticação que não soa extravagante.
“Não é preciso ostentar para mostrar que algo é valioso. Não é o material que precisa implorar pela atenção das pessoas. Só de olhar as pessoas já vão saber que aquilo é valioso. É um movimento que especialistas em lifestyle traduzem como ‘quiet luxury’ e isso se reflete na moda e no décor”, explica a arquiteta da Formica®.
O efeito escovado vem sendo um dos principais expoentes neste resgate dos tons metalizados, um protagonismo se observa não apenas em torneiras e eletrodomésticos, mas também como revestimento em diferentes tipos de superfície.
“Além de toda essa variedade de cores e texturas, o visual metalizado é bastante versátil. É um padrão que se conecta facilmente com tons neutros e terrosos”, afirma Bruna.
Adeus, monotonia!
Apostar em tons metalizados com algum tipo de textura é também vem sendo uma solução prática para quebrar a monotonia frequentemente associada a projetos baseados em paletas e elementos neutros.
Texturas foscas e ranhuradas introduzem nos ambientes diferentes experiências sensoriais, sobretudo táteis, criando um dinamismo que pode ser interessante, sobretudo, para espaços mais amplos em altura e profundidade.
Por falar em dinamismo, aplicar tons metalizados é uma forma eficaz de destacar volumes arquitetônicos projetados em formas orgânicas, valorizando o desenho sem que ele roube exageradamente toda a atenção para si.
“Com a solução adequada, é possível revestir diferentes superfícies e dar vazão a ideias que muitas pessoas ainda têm medo de tirar do papel”, completa Bruna Ronconi, arquiteta da Formica®.
Sobre a Formica®
Criada há mais de 110 anos, a FORMICA® é referência mundial em laminados decorativos de alta pressão. Desde 1950, a Formica® Brasil, uma marca Formiline, parte do Grupo Formitex, desenvolve revestimentos para móveis, pisos, paredes, forros, tampos, fachadas, entre outras aplicações técnicas, além de uma linha de adesivos voltada à aplicação de seus revestimentos. Os produtos são fabricados em um moderno parque industrial instalado em uma área de 140 mil m² em Suzano/SP, capaz de fabricar mais de 1 milhão de metros quadrados de laminados decorativos por mês e onde trabalham cerca de 360 funcionários. Essa expertise posiciona a Formica® como uma das principais fornecedoras das indústrias moveleiras, marcenarias e do mercado de construção civil, arquitetura e decoração.
0800 019 3230
Estrada Portão do Honda, 120
Rio Abaixo – Suzano-SP
08694-080
By Thiago Ienco | Denise Delalamo Comunicação
Imagens: Créditos Denilson Machado/MCA Studio
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!