Pela primeira vez, escritório de arquitetura brasileiro ganha Prêmio de Maior Criatividade da IAI

 

Superlimão é o 5º vencedor desta categoria no IAI Design Award, consagrada como uma das mais relevantes premiações de arquitetura e design da Ásia

 

Pela primeira vez, escritório de arquitetura brasileiro ganha Prêmio de Maior Criatividade da IAI
Pela primeira vez, escritório de arquitetura brasileiro ganha Prêmio de Maior Criatividade da IAI

 

O Superlimão é vencedor do IAI Design Award 2024, mais importante premiação de arquitetura e design da Ásia, na categoria Most Creativity. O prêmio, que reconhece anualmente o escritório mais criativo do mundo, considera o conjunto da obra do escritório brasileiro, fundado em 2002 e liderado pelos sócios Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia e Thiago Rodrigues. Em junho, Lula e Thiago foram à China para a cerimônia de premiação, onde estiveram ao lado de Steven Holl, um dos arquitetos de maior referência no mundo e vencedor da categoria Lifetime Achievement Award. Com o reconhecimento, o Superlimão se torna o quinto vencedor da categoria - e o primeiro representante do Brasil a conquistá-lo desde a sua fundação.

 

 

Multidisciplinar e com portfólio que abrange diversas áreas da arquitetura, as criações do Superlimão estão focadas em proporcionar experiências qualificadas e estimulantes para as pessoas nos mais variados ambientes, sejam eles escritórios, restaurantes, bares, lojas, residências, edifícios, ou até mesmo no desenho urbano.

 

 

A expertise, resultante da compreensão profunda dos diversos tipos de usuários e programas, reflete a sinergia entre eficiência e criatividade do escritório. Veja alguns dos projetos destaques do Superlimão:

 


1. Fachada Showroom Riccó

 

 

O desafio neste projeto era propor uma fachada nova a uma edificação já existente em uma avenida de grande fluxo, que conferisse visibilidade e transmitisse atributos ligados a uma centenária marca de mobiliário corporativo. Em um terreno de esquina, a Riccó se estabeleceria reposicionando seus conceitos mais importantes, como a tradição e a precisão de sua produção.

 

 

Após diversos estudos de materiais e volumetria, optamos por um envoltório metálico remetendo a Origamis e inspirados pelo modelo Miura-Ori, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura. Foram usadas cerca de 600 peças em chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria estrutura fabril da Riccó.

 


2. Cervejaria Toca do Urso

 

 

O projeto para a Toca do Urso da Cervejaria Colorado, em sua cidade natal, Ribeirão Preto (SP), apresenta um espaço que simula uma caverna para receber visitantes. O grande diferencial está na utilização de diversas técnicas vernaculares e passivas para se criar um microclima agradável em uma região extremamente quente e pouco ventilada, sem enclausurar o ambiente e sem depender de técnicas ativas de condicionamento.

 

 

O formato circular do salão da Toca do Urso é constituído de paredes de gabião, que possuem ótima absorção e garantem conforto térmico dentro do salão, mesmo quando lotado, com mais de 150 pessoas. Além disso, o ângulo da cobertura ajuda a refletir o som e direcioná-lo para a área externa – como uma placa de rebatimento –, o que não só reduz o ruído interno, mas distribui de forma uniforme o som das bandas que se apresentam. Semi-enterrado e rodeado de vegetação, o formato também ajuda a bloquear o ruído da rodovia que está próxima à entrada da fábrica.

 

 

3. Espaço Multicultural Lote SP

 

 

O Lote, espaço multicultural dedicado à música e ao graffiti em São Paulo, tem a proposta de revitalizar a região tradicionalmente ligada ao graffiti e à cultura urbana. Entre suas principais características, destaca-se a coexistência com o espaço público.

 

 

No espaço de aproximadamente 650m², o partido arquitetônico foi criar uma topografia urbana que se destacasse em relação ao entorno para servir de fundo para novos graffitis, criando também um passeio com subidas e descidas que remetem às características ladeiras da Vila Madalena. Para isso, uma “montanha urbana” triangular, formada por contêineres, propõe um percurso de descobertas sobre o bairro: ao avançar pelas rampas e escadas, surgem horizontes que revelam a Vila Madalena arborizada e repleta de casas – vista atualmente reservada aos grandes prédios da região.

 


4. Damyller

 

 

Para marcar os 40 anos da marca, criou-se o projeto da loja conceito da marca em Curitiba, visando reforçar atributos de sustentabilidade, aconchego, inovação e rejuvenescimento de marca, levando atemporalidade ao espaço e grande destaque ao jeans. A intervenção no espaço foi total, modificando o conceito e design da loja e construindo uma nova desde o início.

 

 

Tendo como diretriz transmitir os princípios da fábrica, unificando principalmente as linguagens de sustentabilidade, o projeto do Superlimão buscou atingir o propósito a partir da escolha dos materiais, de forma que estes transmitissem a história e o significado da marca através da arquitetura.

 


5. Westwing Campinas

 

 

Seguindo o conceito criado pelo escritório para a adaptação ao mundo físico da marca, reconhecida por seu e-commerce, a premissa foi trabalhar o conceito de omnichannel por meio da arquitetura. Com isso, a jornada pela loja se assemelha à experiência do cliente no site da Westwing. Além da navegação simplificada e disposição intuitiva dos produtos, computadores e tablets distribuídos pelo espaço permitem ao consumidor a expansão da experiência ao conectar e complementar as duas dimensões.

 


6. Bullguer Centro

 

 

O centro de São Paulo caracteriza-se pela diversidade de entornos de naturezas distintas que podemos encontrar. Entre calçadões e viadutos, o cenário, que por vezes se apresenta inóspito ou caótico, pode oferecer um acolhimento momentâneo em um ambiente seguro. E, por que não com fritas e maionese à parte?

 

 

Toda a operação da loja, voltada para sua melhor eficiência em vazão sob demanda, abastecimento e manutenção, se acomoda no limite com a calçada, atendendo a crescentes pedidos de aplicativos de entrega. O fluxo interno da loja, guiado por sistemas de autosserviço e atendimento, torna a experiência centrada no cliente de forma livre. Os sistemas de mesas, sofás e booths derivam de estruturas metálicas modulares que se desconstroem pelo salão, interligando os andares por um pé direito triplo com iluminação natural.

 


7. Idea Zarvos

 

 

A nova sede da Idea Zarvos deveria atender a um grande fluxo de pessoas e reuniões. O escritório, em um edifício comercial desenvolvido pela própria incorporadora, ocupa um espaço no nível térreo da edificação com acesso a um nível inferior que é integrado a uma área externa.

 

 

Na entrada está o núcleo funcional em um mesmo volume, integrando um banco e todo o controle de iluminação do escritório. Este mesmo módulo abriga a área técnica e de impressão, e em seu interior, banheiros e lockers - onde os funcionários podem guardar seus pertences para um ambiente de trabalho mais organizado.

 


8. Escritório Canary

 

 

Buscando aliar a receptividade a um público jovem típico das startups com a seriedade dos ambientes de transações financeiras, o projeto do escritório se destaca pela adoção de cores fortes – trazendo diferentes sensações aos ambientes de entrada, da copa e das salas de reuniões –, e pelo forro com tecidos em estrutura metálica calandrada que também suporta os spots. O forro buscou solucionar o problema de acústica criado pelo pé direito alto, e foi desenhado especialmente para o projeto com inspiração em um ninho de pássaros.

 

 

A premiação

 


O IAI Most Creative Award foi estabelecido em 2019 como a mais alta distinção do IAI Design Award, representando não apenas a excelência do vencedor, mas também da produção arquitetônica do seu país de origem. Concedido a apenas um candidato por ano, este prêmio é altamente exclusivo e não é submetido a inscrições diretas. Os vencedores são selecionados por meio de indicações e podem ser indivíduos ou organizações. Desde sua criação, o prêmio tem sido conquistado por renomados arquitetos e instituições, como Giankarlo Mazzanti, Laurent Troost, SelgasCano e Architecture.

 


Sobre o Superlimão

 


Acreditamos que a arquitetura permite a realização de inspiradoras experiências humanas cotidianas. Em corpo, mente e alma, pessoas habitam em trânsito contínuo todo tipo de construção, escrevendo histórias e significados. Criar, através de processos inovadores, concepções de espaços que questionem os modelos existentes, superando-os, ampliando seus acertos, para entregar ao cliente o espaço arquitetônico perfeito/ideal para a realização de experiências completas de suas histórias de vida. Somos todos iguais em nossas diferenças. No superlimão, somos todos arquitetos, mas cada arquiteto com sua especialidade e compreensão de mundo, que colaboram para construir o jeito multifacetado e multidisciplinar Superlimão.

 

 

By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Rpnacobogo

Imagem: Divulgação

 

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