Pela primeira vez, escritório de arquitetura brasileiro ganha Prêmio de Maior Criatividade da IAI
Superlimão é o 5º vencedor desta categoria no IAI Design Award, consagrada como uma das mais relevantes premiações de arquitetura e design da Ásia
Postado quarta-feira 03/07/2024 por Redação
O Superlimão é vencedor do IAI Design Award 2024, mais importante premiação de arquitetura e design da Ásia, na categoria Most Creativity. O prêmio, que reconhece anualmente o escritório mais criativo do mundo, considera o conjunto da obra do escritório brasileiro, fundado em 2002 e liderado pelos sócios Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia e Thiago Rodrigues. Em junho, Lula e Thiago foram à China para a cerimônia de premiação, onde estiveram ao lado de Steven Holl, um dos arquitetos de maior referência no mundo e vencedor da categoria Lifetime Achievement Award. Com o reconhecimento, o Superlimão se torna o quinto vencedor da categoria - e o primeiro representante do Brasil a conquistá-lo desde a sua fundação.
Multidisciplinar e com portfólio que abrange diversas áreas da arquitetura, as criações do Superlimão estão focadas em proporcionar experiências qualificadas e estimulantes para as pessoas nos mais variados ambientes, sejam eles escritórios, restaurantes, bares, lojas, residências, edifícios, ou até mesmo no desenho urbano.
A expertise, resultante da compreensão profunda dos diversos tipos de usuários e programas, reflete a sinergia entre eficiência e criatividade do escritório. Veja alguns dos projetos destaques do Superlimão:
1. Fachada Showroom Riccó
O desafio neste projeto era propor uma fachada nova a uma edificação já existente em uma avenida de grande fluxo, que conferisse visibilidade e transmitisse atributos ligados a uma centenária marca de mobiliário corporativo. Em um terreno de esquina, a Riccó se estabeleceria reposicionando seus conceitos mais importantes, como a tradição e a precisão de sua produção.
Após diversos estudos de materiais e volumetria, optamos por um envoltório metálico remetendo a Origamis e inspirados pelo modelo Miura-Ori, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura. Foram usadas cerca de 600 peças em chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria estrutura fabril da Riccó.
2. Cervejaria Toca do Urso
O projeto para a Toca do Urso da Cervejaria Colorado, em sua cidade natal, Ribeirão Preto (SP), apresenta um espaço que simula uma caverna para receber visitantes. O grande diferencial está na utilização de diversas técnicas vernaculares e passivas para se criar um microclima agradável em uma região extremamente quente e pouco ventilada, sem enclausurar o ambiente e sem depender de técnicas ativas de condicionamento.
O formato circular do salão da Toca do Urso é constituído de paredes de gabião, que possuem ótima absorção e garantem conforto térmico dentro do salão, mesmo quando lotado, com mais de 150 pessoas. Além disso, o ângulo da cobertura ajuda a refletir o som e direcioná-lo para a área externa – como uma placa de rebatimento –, o que não só reduz o ruído interno, mas distribui de forma uniforme o som das bandas que se apresentam. Semi-enterrado e rodeado de vegetação, o formato também ajuda a bloquear o ruído da rodovia que está próxima à entrada da fábrica.
3. Espaço Multicultural Lote SP
O Lote, espaço multicultural dedicado à música e ao graffiti em São Paulo, tem a proposta de revitalizar a região tradicionalmente ligada ao graffiti e à cultura urbana. Entre suas principais características, destaca-se a coexistência com o espaço público.
No espaço de aproximadamente 650m², o partido arquitetônico foi criar uma topografia urbana que se destacasse em relação ao entorno para servir de fundo para novos graffitis, criando também um passeio com subidas e descidas que remetem às características ladeiras da Vila Madalena. Para isso, uma “montanha urbana” triangular, formada por contêineres, propõe um percurso de descobertas sobre o bairro: ao avançar pelas rampas e escadas, surgem horizontes que revelam a Vila Madalena arborizada e repleta de casas – vista atualmente reservada aos grandes prédios da região.
4. Damyller
Para marcar os 40 anos da marca, criou-se o projeto da loja conceito da marca em Curitiba, visando reforçar atributos de sustentabilidade, aconchego, inovação e rejuvenescimento de marca, levando atemporalidade ao espaço e grande destaque ao jeans. A intervenção no espaço foi total, modificando o conceito e design da loja e construindo uma nova desde o início.
Tendo como diretriz transmitir os princípios da fábrica, unificando principalmente as linguagens de sustentabilidade, o projeto do Superlimão buscou atingir o propósito a partir da escolha dos materiais, de forma que estes transmitissem a história e o significado da marca através da arquitetura.
5. Westwing Campinas
Seguindo o conceito criado pelo escritório para a adaptação ao mundo físico da marca, reconhecida por seu e-commerce, a premissa foi trabalhar o conceito de omnichannel por meio da arquitetura. Com isso, a jornada pela loja se assemelha à experiência do cliente no site da Westwing. Além da navegação simplificada e disposição intuitiva dos produtos, computadores e tablets distribuídos pelo espaço permitem ao consumidor a expansão da experiência ao conectar e complementar as duas dimensões.
6. Bullguer Centro
O centro de São Paulo caracteriza-se pela diversidade de entornos de naturezas distintas que podemos encontrar. Entre calçadões e viadutos, o cenário, que por vezes se apresenta inóspito ou caótico, pode oferecer um acolhimento momentâneo em um ambiente seguro. E, por que não com fritas e maionese à parte?
Toda a operação da loja, voltada para sua melhor eficiência em vazão sob demanda, abastecimento e manutenção, se acomoda no limite com a calçada, atendendo a crescentes pedidos de aplicativos de entrega. O fluxo interno da loja, guiado por sistemas de autosserviço e atendimento, torna a experiência centrada no cliente de forma livre. Os sistemas de mesas, sofás e booths derivam de estruturas metálicas modulares que se desconstroem pelo salão, interligando os andares por um pé direito triplo com iluminação natural.
7. Idea Zarvos
A nova sede da Idea Zarvos deveria atender a um grande fluxo de pessoas e reuniões. O escritório, em um edifício comercial desenvolvido pela própria incorporadora, ocupa um espaço no nível térreo da edificação com acesso a um nível inferior que é integrado a uma área externa.
Na entrada está o núcleo funcional em um mesmo volume, integrando um banco e todo o controle de iluminação do escritório. Este mesmo módulo abriga a área técnica e de impressão, e em seu interior, banheiros e lockers - onde os funcionários podem guardar seus pertences para um ambiente de trabalho mais organizado.
8. Escritório Canary
Buscando aliar a receptividade a um público jovem típico das startups com a seriedade dos ambientes de transações financeiras, o projeto do escritório se destaca pela adoção de cores fortes – trazendo diferentes sensações aos ambientes de entrada, da copa e das salas de reuniões –, e pelo forro com tecidos em estrutura metálica calandrada que também suporta os spots. O forro buscou solucionar o problema de acústica criado pelo pé direito alto, e foi desenhado especialmente para o projeto com inspiração em um ninho de pássaros.
A premiação
O IAI Most Creative Award foi estabelecido em 2019 como a mais alta distinção do IAI Design Award, representando não apenas a excelência do vencedor, mas também da produção arquitetônica do seu país de origem. Concedido a apenas um candidato por ano, este prêmio é altamente exclusivo e não é submetido a inscrições diretas. Os vencedores são selecionados por meio de indicações e podem ser indivíduos ou organizações. Desde sua criação, o prêmio tem sido conquistado por renomados arquitetos e instituições, como Giankarlo Mazzanti, Laurent Troost, SelgasCano e Architecture.
Sobre o Superlimão
Acreditamos que a arquitetura permite a realização de inspiradoras experiências humanas cotidianas. Em corpo, mente e alma, pessoas habitam em trânsito contínuo todo tipo de construção, escrevendo histórias e significados. Criar, através de processos inovadores, concepções de espaços que questionem os modelos existentes, superando-os, ampliando seus acertos, para entregar ao cliente o espaço arquitetônico perfeito/ideal para a realização de experiências completas de suas histórias de vida. Somos todos iguais em nossas diferenças. No superlimão, somos todos arquitetos, mas cada arquiteto com sua especialidade e compreensão de mundo, que colaboram para construir o jeito multifacetado e multidisciplinar Superlimão.
By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Rpnacobogo
Imagem: Divulgação
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