Palestra na CASACOR São Paulo discute os desafios que moldam a arquitetura contemporânea

Na Arena do Conhecimento, Amanda Ferber apresenta reflexões sobre as questões que orientam o trabalho dos principais escritórios de arquitetura do mundo

Postado quinta-feira 02/07/2026 por Redação

Categorias: Design Empresas Notícias

Palestra na CASACOR São Paulo discute os desafios que moldam a arquitetura contemporânea
Palestra na CASACOR São Paulo discute os desafios que moldam a arquitetura contemporânea

 

 

 

A palestra de Amanda Ferber acontece na Arena do Conhecimento, espaço assinado pelo Senac SP + Estudio Guto Requena. 

 

 

Mais do que acompanhar tendências estéticas, a arquitetura contemporânea tem sido desafiada a responder às transformações sociais, ambientais e urbanas que marcam o século XXI. É a partir dessa perspectiva que a curadora e comunicadora de arquitetura Amanda Ferber conduz a palestra "O futuro não é um estilo: o que os arquitetos mais influentes do mundo estão tentando resolver hoje?", que acontece no dia 3 de julho, às 11h, na Arena do Conhecimento da CASACOR São Paulo 2026. 

 

 

Durante o encontro, Amanda propõe uma reflexão sobre a mudança de paradigma na arquitetura contemporânea. Em vez da busca por um novo estilo, os profissionais que lideram a produção arquitetônica mundial estão concentrados em responder perguntas fundamentais para o futuro das cidades: como construir utilizando menos recursos, criar espaços mais humanos, integrar natureza e ambiente urbano e desenvolver projetos capazes de fortalecer vínculos, gerando pertencimento e bem-estar. 

 

 

A apresentação reúne estudos de caso de projetos internacionais que ilustram como essas questões vêm orientando a atuação de alguns dos escritórios mais influentes da atualidade, oferecendo ao público uma leitura sobre os caminhos que estão redefinindo a arquitetura e o urbanismo. 

 

 

Fundadora e CEO da Architecture Hunter, uma das maiores plataformas independentes de arquitetura e design do mundo, Amanda Ferber dedica sua carreira a aproximar a arquitetura de públicos cada vez mais amplos por meio de conteúdos, eventos, fóruns, premiações e produções audiovisuais. Com uma audiência global superior a 3,5 milhões de pessoas, foi reconhecida pela Forbes Under 30 e integrou a lista "100 Women to Watch in Architecture", da Architizer. 

 

 

A palestra integra a programação da Arena do Conhecimento, espaço da CASACOR São Paulo dedicado à troca de experiências e à discussão de temas que impactam a arquitetura, o design, o paisagismo e a construção civil.  

 

 

Palestra: O futuro não é um estilo: o que os arquitetos mais influentes do mundo estão tentando resolver hoje? 

 


Data: 3 de julho de 2026 (sexta-feira) 
Horário: 11h | Arena do Conhecimento – CASACOR São Paulo 2026 

 

 

Serviço 

A 39ª edição da CASACOR São Paulo será realizada até 09 de agosto, com funcionamento de terça a domingo, incluindo feriados, sempre das 11h às 22h. A entrada no Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 37) é permitida até as 20h, enquanto a bilheteria presencial e o acesso à mostra funcionam até as 20h15. Em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, os horários poderão sofrer alterações. 

 

 

O acesso mais próximo para quem optar pelo transporte público é pela estação Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do metrô. A portaria 4 do Parque da Água Branca está localizada a cerca de 10 minutos de caminhada da estação. 

 

 

Os ingressos poderão ser adquiridos pela bilheteria online, pelo aplicativo oficial da CASACOR, disponível para Android e iOS, ou presencialmente na mostra. Crianças de até 10 anos não pagam mediante apresentação de documento comprobatório. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável. Estudantes, idosos, professores e pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada mediante comprovação. 

 

 

De banheiros com cabines acessíveis a rampas e circulação livre para cadeiras de rodas, a acessibilidade segue como uma das palavras-chave da CASACOR São Paulo. Em 2025, o evento recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo de Acessibilidade da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), reforçando o compromisso da mostra com uma experiência mais inclusiva e confortável para diferentes públicos. 

 

 

O evento não é pet-friendly. Devido à natureza contemplativa da mostra e ao alto fluxo de visitantes, não é permitida a entrada de animais, exceto cães-guia e cães de apoio emocional. 

 

 

A CASACOR São Paulo 2026 tem apoio da Lei Rouanet e Vale+ Cultura, com Patrocínio Master Deca; Patrocínio Coral; Patrocínio Local Duratex, Brastemp e Mercado Livre; Banco Oficial Itaú; Carro Oficial Denza; Patrocinio Local TIM, Apoio Local Portinari; Escola Oficial Senac; Parceira de Reparos e Manutenção Porto Serviço; Café Oficial Orfeu; Fornecedor Oficial SABESP; Cerveja Oficial Stella Artois; Media Partner Eletromidia; e Hospedagem Oficial Noon. Realização Editora Globo e Ministério da Cultura. 

 

 

 

Sobre a CASACOR 

 

 

A CASACOR São Paulo é a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas, e em 2026 chega à sua 39ª edição em São Paulo, no Parque da Água Branca. 

 

 

 

 

 

 

Texto:  Gabriela Castro //  a4&holofote comunicação

Crédito: Roberta Gewehr

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!