Octaedro Arquitetura apresenta a Casa Dimas na Casacor SC 2025

Pensar o espaço como elo vivo entre a cidade, a natureza e as possibilidades de um futuro consciente, responsivo, integrado e aberto ao novo; assim surge a Casa Dimas, projetada pela Octaedro, dos arquitetos Leonardo Gazzoni e Emanueli Schneiders: um oásis em que a arquitetura e a paisagem se tornam introdução a um sentido maior e mais amplo de sonhos possíveis, consciência ecológica e coletividade. 

Postado terça-feira 30/09/2025 por Redação

Octaedro Arquitetura apresenta a Casa Dimas na Casacor SC 2025
Octaedro Arquitetura apresenta a Casa Dimas na Casacor SC 2025

A inspiração para o espaço surge da estrutura em madeira e vidro reaproveitada e ressignificada para a qual empresta-se um novo sentido: voltar o olhar para dentro, para o íntimo, para onde nasce o ímpeto para o sonho. Na transparência, na luz que desenha o espaço e na biofilia que atravessam delicadamente seu contorno, tudo é sobre inserir de forma sutil e poética a arquitetura na paisagem de forma a criar espaços de encontro e proximidade. 

 

Junto a isso, a Casa Dimas foi pensada para ser a base da Dimas Construções na Casacor, com o intuito de ser espaço de conexões, diálogo e interação com a cidade e com os projetos que irão se estabelecer no local no futuro. Espaço de introdução à Casacor, a Casa Dimas ocupa a fachada principal e ergue-se, na sua imponência e clareza, para conduzir o visitante por uma área extensa e acolhedora que envolve o edifício principal e revigora o espaço, suavizando o impacto visual da obra em seu entorno urbano. 

 

 

É nesse percurso que o tema "Semear Sonhos" se revela. Semear é plantar possibilidades, abrir caminhos, oferecer um ponto de partida. A Casa Dimas traduz esse gesto em sua atmosfera ampla, biofílica, integrada à paisagem e em sua vocação para receber e acolher. Cada detalhe do espaço sugere ao visitante que o futuro pode ser vivo, dinâmico, permeável às trocas entre o construído e o natural. 

 

A abertura da casa para o entorno se torna ponto-chave no projeto: a natureza envolve os ambientes internos, sem barreiras, criando espaços fluidos, versáteis e dinâmicos. As cores reforçam essa vitalidade nuances de areia, terracotas, laranjas e vermelhos que vibram junto ao piso monolítico, abraçando o ambiente em sua totalidade. A madeira, em suas diferentes expressões, aquece e acolhe, dando corpo a uma atmosfera singular. 

 

 

Sustentabilidade também se faz presente em cada escolha: da madeira de reflorestamento ao reaproveitamento da antiga estrutura, o projeto é, por si só, um exercício da consciência de que nada se perde, mas pode ser ressignificado. A curadoria de mobiliário e arte feita pelo escritório também confluem para esta narrativa: a Poltrona Fita de Guilherme Wentz, a mesa de centro Maha de Luan del Savio, a mesa lateral Porú de Lucas Takaoka e as obras exclusivas do artista Eliézer Branco se fundem ao espaço, vigorando em camadas de design e identidade.

 

Além do paisagismo exuberante que envolve o espaço, a Casa Dimas possui no seu interior um núcleo verde que aproxima a natureza do usuário através de um jardim central que ocupa a imponência do pé-direito. Nesse contexto, e de forma a voltar o olhar para o íntimo, as grandes aberturas são suavizadas pela sinuosidade dos cobogós em madeira que filtram e conduzem a entrada de luz no ambiente, envolvendo de forma mais intimista os espaços de estar. 

 

 

Seja por suas cores, pelo jogo de formas e volumes e pela característica dinâmica de sua composição, os cobogós criam uma narrativa visual no ambiente Mais do que um espaço vivo e de encontros, a Casa Dimas é uma experiência. Um convite a perceber que semear sonhos é um gesto possível, e que cada semente pode florescer individual e coletivamente quando abrimos as portas para o íntimo, para o que é nosso, e é neste gesto que germinam as transformações reais. 

 

Casa Dimas por Octaedro Arquitetura

@octaedroarquitetura 

Fone: 48 99120-2280 | 49 98916-8687

Serviço: CASACOR Santa Catarina 2025

Quando: De 28 de setembro a 09 de novembro de 2025

Onde: Ex-Parque Gráfico Maurício Sirotsky Sobrinho - Av. Gov. Ivo Silveira, 3811 - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-002

Horário: De terça a sábado, das 13h às 21h00

Domingos e feriados das 13h às 19h00

Ingressos em: https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/florianopolis-2025

 

By All Press
Foto: Juliano Colodeti de Holanda - MCA Estúdio

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!