O que é preciso saber sobre frete internacional

 

 

Especialista sugere pontos necessários para uma boa negociação

Postado quinta-feira 27/04/2023 por Redação

O que é preciso saber sobre frete internacional
O que é preciso saber sobre frete internacional

 

Entre muitos fatores e custos envolvidos em operações de importação ou exportação, o que exerce maior impacto é o frete internacional. Isso porque ele tem reflexo direto no preço da operação e, consequentemente, no preço final do produto. Por isso, para reduzir custos, é necessário entender as possibilidades e negociar a mais adequada. 

 

 

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, existem muitas opções de frete internacional e é preciso não apenas conhecer cada uma, mas também saber a forma ideal de conseguir uma boa negociação. “As modalidades variam de acordo com o transporte escolhido para deslocamento. São eles: ferroviário (trens e locomotivas), rodoviário (caminhões e utilitários), marítimo(navios), dutoviário (canos e tubulações) e aeroviário (avião e demais aeronaves)”, explica.

 

 

Ele também afirma que quando empresas de grande porte precisam de agilidade nas entregas, muitas vezes optam pelo frete courier. “Trata-se de uma modalidade de entrega expressa ideal para o transporte de mercadorias com rapidez superior ao serviço de entregas padrão”, aponta.

 

 

Em relação ao preço, segundo o especialista, o frete não tem como base o valor do produto a ser importado ou exportado. “Você pode comprar um carro de R$ 50 mil ou outro, nas mesmas dimensões, mas que custa R$ 500 mil, e provavelmente vai pagar o mesmo valor de frete”, comenta Helmuth.

 

 

E como garantir as melhores negociações no tipo de frete escolhido? O ideal é optar por negociar direto com o armador ou usar o agente de carga como intermediador? “Depende. Quando a empresa negocia diretamente com o armador, pode até conseguir valores mais vantajosos e acesso a condições especiais, mas isso só vale para empresas com grandes volumes de embarques. Dificilmente o armador vai conseguir oferecer essas mesmas condições para empresas com volumes menores”, avalia o fundador.

 

 

Por outro lado, de acordo com o especialista, quando se negocia com o intermédio do agente de carga é possível alcançar valores competitivos e garantir vantagens. Porém, segundo ele, para desenvolver um parceiro estratégico e de confiança, é importante fazer uma avaliação detalhada do agente de cargas antes de qualquer negociação.

 

 

Confira sugestões do especialista para uma boa escolha e negociação:

 

 

- Entenda a reputação do agente de carga no mercado: busque certificações, avalie prazos de pagamento, taxa de spread bancário aplicada e follow-up dos embarques.

 


- Desconfie de valores que estão muito abaixo do mercado.

 


- Verifique cada informação da proposta e questione sempre, especialmente caso note alguma sobretaxa inexistente em outras propostas.

 


- Não tente baixar demais o valor do frete internacional.

 


- Lembre-se de que não adianta usar o agente de carga para fazer um leilão dos preços. Ele provavelmente vai colocar essa despesa em outro lugar ou contratar um serviço ruim.

 


Sobre a Logcomex

 

 

A Logcomex é uma empresa que desenvolve soluções de tecnologia e que oferece uma plataforma que permite às empresas planejar, monitorar e automatizar o supply chain global. Presente em mais de 11 países espalhados em cinco continentes, a Logcomex oferece soluções para toda a cadeia de suprimentos global com visibilidade em tempo real, eficiência na gestão de ponta a ponta da operação e informações estratégicas para as empresas que atuam no comércio exterior e no supply chain. Para saber mais, acesse  https://www.logcomex.com/  

 

 

Sobre Helmuth Hofstatter

 

 

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 15 anos de experiência no segmento de logística internacional. Fundador da Logcomex, que desenvolveu soluções de tecnologia que oferecem monitoramento e planejamento, visibilidade avançada e automação para o comércio global. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

 

 

By Carolina Lara

Imagem: Divulgação

 

 

 

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