O 'closet' da cozinha: a utilização do louceiro nos projetos

Junto com a marcenaria planejada, sua concepção é perfeita para organizar os utensílios maiores e torná-los parte da decoração do ambiente

Postado segunda-feira 23/06/2025 por Redação

O 'closet' da cozinha: a utilização do louceiro nos projetos
O 'closet' da cozinha: a utilização do louceiro nos projetos

Na lateral da cozinha aberta e integrada, a arquiteta Cristiane Schiavoni reservou um espaço para a realização do louceiro. Fechada com portas em vidro, o tom fumê acompanha a paleta do projeto | Fotos: Carlos Piratininga

 

 

É fato: quem ama cozinhar, também tem apreço por suas aquisições. Panelas cerâmicas coloridas, jogos de pratos, xícaras, taças e outros utensílios devem ter o seu espaço no projeto da cozinha, mas necessariamente precisam estar escondidos nos interiores dos armários? A arquiteta Cristiane Schiavoni responde que não.

 

"Eu sei bem que essas peças despertam alegria e entusiasmo de quem as compra. Além de comporem a decoração, existe a satisfação de deixá-las à vista, funcionando como um status nesse prazer de preparar receitas, principalmente aquelas mais elaboradas", diz a profissional. Em alusão aos closets, onde as pessoas gostam de ver seus objetos belíssimos, ela sugere a concepção dos louceiros como o equivalente nos projetos de cozinha.

 

O que é o louceiro?

Nessa cozinha, a arquiteta Cristiane Schiavoni valorizou o louceiro com as fitas de LED embutidas e o vidro reflecta. O interior tornou-se muito mais elegante | Fotos: Carlos Piratininga

 

De maneira geral, o louceiro é uma estrutura que deixa o seu conteúdo à mostra e não existe um padrão e uma forma exata. De acordo com Cristiane, ele tanto pode compor um ambiente reservado, como acontece com as despensas, mas também ser incorporado na marcenaria da cozinha. "Seguindo esse conceito, é essencial que ele seja setorizado, funcional e sempre organizado", explica. Ela ainda diz que ele pode ser aberto ou fechado por uma porta de vidro, como o reflecta, e contar com fitas de LED. "Adoro essa combinação, pois deixa tudo ainda mais charmoso", revela.

 

Como realizar o louceiro?

Embora colorido, a transparência do vidro permite a visualização do acervo de louças dos moradores | Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura | Fotos: Carlos Piratininga

 

A arquiteta conta que indica o louceiro quando percebe a forma como o morador valoriza seus objetos e quando a área da cozinha permite a sua concepção. Antes de decidir se será embutido na marcenaria ou se entrará no décor do ambiente como uma peça solta, ela avalia o conteúdo disponível para, a partir daí planejá-lo dentro de uma setorização com as prateleiras para pratos e panelas, divisórias e nichos verticais para bandejas e gavetas para itens menores.

 

De acordo com Cristiane, a marcenaria sob medida permite essa flexibilidade. "Respeitando as proporções, podemos contar com a presença do louceiro mesmo em cozinhas pequenas", diz ela completando que realiza uma distribuição precisa e inteligente, ainda na fase de projeto, para posteriormente facilitar a vida do morador. "Ele tanto precisa saber o local de cada peça, como entender que tudo isso foi pensado para facilitar a sua vida no dia a dia", enfatiza.
Louceiro x cristaleira

 

Na cozinha desse projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni incluiu uma cristaleira para acomodar a coleção de xícaras da moradora | Fotos: Rafael Renzo

 

Apesar de serem frequentemente confundidos, louceiro e cristaleira têm funções distintas. Enquanto o primeiro é focado no armazenamento de louças maiores, como travessas e pratos, a cristaleira, que costuma receber copos, taças e xícaras, é comumente exibida na área social da casa – embora haja exceções. 



Na área gourmet dessa residência assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a cristaleira de serralheria cumpre também a função de louceiro ao dispor a coleção de panelas cerâmcias coloridos, pratos para bolo, taças e outros objetos que fazem a diferença nos almoços ao ar livre | Fotos: Carlos Piratininga

 

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

 

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

    

Tel. (11) 3649-4900    

www.cristianeschiavoni.com.br  

 

 

By dc33 Comunicação       
Foto: Carlos Piratininga e Rafael Renzo

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!