Novas tendências para o mobiliário com o retorno dos modulares
A edição deste ano da Imm Cologne, uma das maiores e mais tradicionais feiras de mobiliário e projetos de interiores, trouxe fortemente a proposta de como o mobiliário pode ser flexível e como isso está atrelado a uma mudança radical do nosso estilo de vida, principalmente depois da pandemia, que ainda tem reverberação, principalmente na indústria, no design e no pensar mobiliário
Postado segunda-feira 15/04/2024 por Redação
Esse tipo de tendência traz uma casa mais integrada e obviamente torna os espaços mais versáteis. Aí entra também a questão de bem-estar, por exemplo, com banheiros que funcionam quase como um spa; cozinhas que acabam tendo uma relação cada vez mais forte com o jardim ou até mesmo com a sala de estar, de forma integrada com o outdoor. Isso tudo sendo puxado pelo carro-chefe, que são os móveis multifuncionais e versáteis. "Não podemos deixar de destacar a volta da questão modular, de móveis desenhados para que caibam em todos os espaços e bolsos", frisa Bruno Garcia, diretor comercial da Movelaria Pipa.
Para o arquiteto Alexandre Salles, há uma vertente minimalista cada vez mais forte, mas cruzada com cores mais ousadas. “É como se estivéssemos buscando um contraste, uma identidade, uma personalização para o cliente ou para o mobiliário que será usado, e isso está atrelado a uma expressão individual. Então fica muito claro que cores como o vermelho, amarelo e o verde serão tendências muito fortes a partir deste ano. Mobiliários específicos, como sofás e poltronas chegam também como recurso focal de destaque, com tons mais vibrantes e alegres.”, explica.
Sustentabilidade como foco central
A estética sustentável é o foco central, pensar na sustentabilidade é algo notável na indústria do design, que tem olhado cada vez mais no ciclo da vida dos produtos, otimizando seu uso e durabilidade. Por esse motivo, veremos muito uso de material com base em reaproveitamento ou base mais biológica, como por exemplo o cogumelo, mas aqui vale lembrar que é indispensável que essas peças venham sempre atreladas a um certificado ambiental.
Outro ponto interessante é a inspiração na natureza, com cores e formas mais suaves e orgânicas, com tons terrosos como uma referência direta à terra.
Aconchego e segurança
A feira alemã também deixou claro a questão do conforto e da segurança. Por mais que falamos em uma pandemia encerrada, a nossa insegurança higiênica sanitária persiste, então passamos a ter uma necessidade de sentir-se abrigado, tendo a nossa casa como um local de refúgio, e propostas de design mais tranquilo, com superfícies mais agradáveis ao toque, com um ambiente mais relaxante visualmente são pontos fortes. Neste quesito, a indústria traz com força a questão de tecidos, padrões e texturas que vão realmente aguçar os nossos sentidos, como a madeira, o couro e as pedras. “Com linhas fluidas em painéis e no próprio mobiliário, as formas orgânicas também ganham força na marcenaria, permitindo que a criatividade se manifeste e adicione um toque todo especial e natural ao projeto.”, explica Bruno Garcia, da Movelaria Pipa.
As tendências que foram percebidas na feira reforçam a importância de espaços que sejam mais funcionais, versáteis e esteticamente agradáveis. Além disso, a simplicidade flui de forma natural nos ambientes.
By Mariana Seman | Evcom
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!