Mulheres dominam 62% do Microcrédito Produtivo Orientado no Brasil

 

Estudo do CEAPE Brasil mostra predominância feminina desta alternativa de financiamento voltada ao empreendedorismo 

 

Postado terça-feira 15/08/2023 por Redação

Mulheres dominam 62% do Microcrédito Produtivo Orientado no Brasil
Mulheres dominam 62% do Microcrédito Produtivo Orientado no Brasil

 

Um estudo realizado pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE Brasil) revelou que as mulheres foram responsáveis por 62% da concessão de microcrédito produtivo orientado no Brasil durante o primeiro semestre. O percentual traduz em números a força da iniciativa feminina na geração de negócios no país que passará, a partir deste ano, a comemorar o dia 17 de agosto como o Dia da Mulher Empresária, graças a um Projeto de Lei aprovado em março.

 

 

Apesar de haver diferenças entre empresária e empreendedora, a Diretora Executiva do CEAPE Brasil, Claudia Cisneiros, chama a atenção para o fato de que a predominância das mulheres nesta alternativa de crédito voltada ao financiamento ao empreendedorismo já foi ainda maior.

 

 

“O sucesso das mulheres com a captação deste tipo de recurso e sua transformação em negócios sustentáveis no que se refere à geração de emprego e renda chamou a atenção dos homens que passaram a buscar mais pelo produto nos últimos anos. Ainda assim, a proporção de mulheres segue sendo indiscutivelmente superior”, afirma.

 

 

 

 

A pesquisa revelou também um aumento da participação dos solteiros e solteiras na busca pelo microcrédito. De 2016 até o primeiro semestre deste ano, houve um aumento de nove pontos percentuais no número de pessoas com esse estado civil entre os solicitantes do aporte financeiro por este produto. Em contrapartida, o percentual dos que se identificavam como casados foi reduzido em dez pontos percentuais.

 

 

“Mais uma vez, acreditamos que o volume de casos bem-sucedidos tenha incentivado muitas pessoas a recorrerem ao microcrédito em fases mais iniciantes de suas vidas financeiras”, comenta Cisneiros.

 

 

 

 

A pesquisa foi aplicada junto a uma base de 26 mil clientes do CEAPE Brasil espalhados pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará e São Paulo.

 

 

Sobre o CEAPE Brasil

 

 

Criado em 1989 como uma iniciativa da UNICEF, o CEAPE Brasil atende a homens e mulheres, por meio da metodologia do microcrédito produtivo orientado, como estratégia de combate à pobreza e melhoria de qualidade de vida das pessoas.

 

 

Com agências espalhadas pelos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo, o CEAPE Brasil conta com 26 mil clientes ativos e já ajudou mais de 1 milhão e 600 mil empreendedores informais. A entidade tem 290 colaboradores, sendo que 60% são assessores de crédito, aqueles que visitam os tomadores para saberem as condições e avaliarem os riscos envolvidos. O tíquete médio de empréstimo é de R$ 5,3 mil e 62% das pessoas beneficiadas são mulheres.

 

 

Para saber mais acesse aqui.

 

 

By Lenon Hymalaia | Compliance Comunicação

Imagens: Divulgação

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!