Mostra Artefacto HL 2024: Patricia Penna cria espaços futuristas em homenagem a Lucila Zahran do Casa de Valentina
Inspirada no tema “Meu Lugar”, a arquiteta completa sua 17ª participação na anual mostra paulistana com uma área social dedicada ao receber bem, tirando partido da versatilidade de materiais naturais e, ao mesmo tempo, ultramodernos
Postado sexta-feira 22/03/2024 por Redação
A tradicional Mostra Artefacto na Haddock Lobo acaba de abrir as portas para a edição de 2024 com um tema que une a arquitetura de interiores com o universo particular de cada um: “Meu Lugar”. Assim, o desafio cumprido à risca pelos profissionais de grandes escritórios brasileiros foi criar projetos onde o décor, além do conforto e de uma estética refinada, refletisse a personalidade e o bem viver dos homenageados, ultrapassando a preocupação por aspectos materiais, mas também envolvendo memórias afetivas, hábitos e gostos pessoais.
Para a arquiteta Patricia Penna, do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, o mergulho na temática foi completo e trouxe um resultado inovador e moderno, sem deixar de lado os laços afetivos que constituem um espaço tipicamente íntimo e exclusivo. O resultado é uma área social objetiva, prática e, ao mesmo tempo elegante, de 120 m², com living e jantar, onde a mescla entre o tecnológico - com o uso de materiais ultramodernos – e o clássico dos revestimentos naturais deu forma aos recantos aconchegantes e repletos de histórias.
Universo particular materializado pela arquitetura
São vários anos participando da Mostra Artefacto e, nesta edição, o ambiente deveria ser pautado em uma personalidade de destaque. E a escolha não poderia ter sido mais acertada: a jornalista Lucila Zahran Turqueto, especializada em decoração e responsável pela criação do blog Casa de Valentina, que se tornou um dos principais no segmento de arquitetura no Brasil e na América Latina.
Com um público de mais de 440 mil seguidores nas redes sociais, Lucila encontrou em Patricia a profissional que traria para a materialidade um lugar especial e importante para ela: as áreas de convivência, com um living e um jantar que englobasse um estar aprazível e uma extensa mesa de jantar para receber convidados.
“Para mim, a temática da mostra me faz pensar sobre os lugares onde estão tudo aquilo que amamos e, para Lucila, os encontros e a família são pontos que não podem faltar em ambiente que acolhe e conforta”, analisa Patricia sobre a concepção do projeto que incluiu um mobiliário escolhido minuciosamente com linhas orgânicas para trazer leveza e fluidez ao ambiente integrado que acompanha as setorizações.
Na sala de jantar, ambiente tão importante e solicitado por Lucila, a protagonista é a mesa de jantar Lena, da Artefacto, com 3,50 m de comprimento – mesmo com medidas generosas, ela aproxima os convidados graças ao seu desenho circular. Além de toda a iluminação que envolve o perímetro do projeto, há pontos de destaque, como o conjunto de pendentes feitos com tecidos, desenho exclusivo do escritório, e a tela tensionada que simula a luz do Sol, ao lado da parede revestida de marcenaria.
O sofá de linho natural é outra peça que esboça a ligação do ambiente com a sensorialidade, uma vez que o tecido possui uma textura própria que nos remete ao contato com a natureza e cria vazão para o relaxamento e o aconchego, algo idealizado por Patricia Penna em seu espaço. Outra protagonista são as estantes, executadas em metal e madeira, apoiadas sobre uma base de pedra – elas trazem texturas diferentes em uma mesma peça. Para os itens decorativos que integram as prateleiras, Patricia trouxe peças que remetem ao universo particular de Lucila, jornalista apaixonada por livros, arte e esculturas artesanais.
“A Patrícia trabalhou muito bem essa questão das cores. É algo que eu tenho, inclusive, na minha casa. A base da decoração é mais neutra, mas há muita obra de arte, muitos objetos, muita memória afetiva bem valorizada. O mix é responsável por trazer esse calor, que faz tanta diferença num ambiente. Então, aqui, eu me senti em casa, me senti acolhida”, define a homenageada Lucila Zahran Turqueto.
A potência do moderno em consonância com o natural
Durante o briefing, um dos recursos elencados por Lucila foi sua paixão por elementos naturais, muito adotados em casas de campo e de praia. Patricia Penna absorveu o conceito e usou a essência dos materiais naturais ao diluir a referência no décor do ambiente, principalmente nos acabamentos e revestimentos.
Alguns desses materiais naturais foram inseridos em pontos estratégicos, como o pau-ferro, no qual foi executado o móvel do bar. Os outros mobiliários constituídos com lâminas de madeira, como as mesas de centro e mesas de apoio, contam com verniz zero, que deixa a peça com a aparência o mais natural possível.
Décor futurista e consciência ambiental
Um dos grandes destaques do living é a divisória pendente, tipo cobogó, executada em lâmina sinterizada offwhite e peças em mármore – ambos materiais selecionados de sobras de recortes de peças maiores, na marmoraria. As peças foram fixadas por cabos de aço, presos ao forro, criando um efeito cinético de movimento e leveza, uma vez que as peças possuem design orgânico.
A criação imagética proposta por Patricia Penna não se limita à divisória, uma vez que a linguagem definida para o recurso se repete na parede, mesclando peças com iluminação posterior.
Para o revestimento das paredes, a modernização também se fez presente com a escolha de um material ultramoderno: um PVC reciclado, muito resistente e facilmente limpável. O revestimento possui também uma textura específica que confere mais uma camada ao projeto, aliando a estética com consciência ambiental na concepção de um futuro mais ecológico.
“Se tem uma coisa que me hipnotiza nas casas é a questão da luz natural. E a Patrícia tinha um desafio, porque o ambiente da mostra Artefacto não dispõe de luz natural, de janelas. Só que, ao mesmo tempo, quando a gente entra é um espaço solar. É tranquilo e calmo, pronto para ser vivido – e, isso, me marca muito. Tem um projeto luminotécnico, realmente, diferenciado. E foi uma proposta pensada no uso coletivo, familiar, que é essencial pra mim”, finaliza Lucila.
Mostra Artefacto Haddock Lobo 2024
Até Março de 2025
Rua Haddock Lobo, 1405, São Paulo
De Segunda-feira a Sexta-feira das 10h às 19h; De Sábado das 10h às 18h
@artefactooficialbrasil
Sobre Patricia Penna
No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.
Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.
Patrícia Penna Arquitetura & Design
Alameda Santos, 2326 – São Paulo | (11) 99792-0208
Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos | (12) 3209-9785
@patricia_penna_arquitetura
By Lucas Janini | Comuniquese6
Imagens: Créditos Marco Antônio / Leandro Moraes
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!