Mobiliário brasileiro em Nova York: indústria, design e negócios se conectaram na ICFF 2025
Confira os resultados das ações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Nova York
Postado segunda-feira 02/06/2025 por Redação
Categorias: Design Setor Moveleiro Negócios Móveis Feiras & eventos

Entre os últimos dias 15 e 20 de maio, a indústria e o design de móveis brasileiros estiveram em destaque nos Estados Unidos, durante a NYCxDESIGN – Semana de Design de Nova York, uma das principais plataformas para a exposição de produtos, conceitos e soluções inovadoras para o mercado norte-americano e global. Em 2025, a participação brasileira foi mais uma vez marcada por uma agenda estratégica liderada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), incluindo a exposição de marcas e talentos nacionais na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), além da realização de uma Missão Comercial com rodadas de negócios internacionais.
Uma das mais relevantes ações na programação da semana de design nova-iorquina, a ICFF adotou neste ano o tema “Designing in Harmony” (“Criando em Harmonia”, em tradução livre). Propondo, desta forma, um olhar ampliado para o papel do design contemporâneo: não apenas como linguagem estética, mas como ferramenta de conexão entre indústria, cultura, tecnologia, bem-estar e responsabilidade socioambiental.
Nesse contexto, por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, o Brasil apresentou ao público um recorte consistente, diversificado e atual da produção moveleira nacional — com participação de 33 empresas e 12 designers de diferentes regiões, escalas produtivas e perfis criativos.

Entre as principais ações, destaque para:
● A exposição de marcas brasileiras na ICFF, entre os dias 18 e 20 de maio, na entrada principal do Javits Center, onde as empresas apresentaram lançamentos e coleções alinhadas às tendências globais de mobiliário e design;
● A mostra “Design + Indústria”, destacando peças autorais desenvolvidas por meio de parcerias entre designers e fabricantes, com foco na brasilidade, criatividade e sustentabilidade;
● E a Missão Comercial ICFF 2025, realizada nos dias 15 e 16 de maio no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, com rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais convidados.
Os resultados dessa atuação conjunta reforçam a consistência da estratégia adotada. Entre as três ações, foram gerados quase 2.860 contatos comerciais, sendo mais de 94% de novas conexões, com um montante de negócios fechados e prospectados superior a US$ 126,8 milhões. Confira abaixo mais resultados das ações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture em Nova York:

Indústria e design brasileiros em harmonia com o mercado global
Para Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL, “a atuação transversal do Projeto Brazilian Furniture, que integra promoção institucional e geração de negócios, reforça o posicionamento do design como um ativo estratégico para a competitividade da indústria nacional e para o fortalecimento da imagem das empresas e do país no exterior”. O que se confirmou na feira.
As tendências destacadas nesta edição da ICFF 2025 evidenciaram uma valorização crescente de propostas que colocam o usuário no centro do processo criativo, aliando conforto, funcionalidade, qualidade e estética com responsabilidade ambiental. O Brasil respondeu de forma contundente a essas demandas, apresentando peças que exploraram formas orgânicas e generosas, superfícies táteis, tecnologias aplicadas à matérias-primas sustentáveis, como fibras naturais, madeira certificada, tecidos ecológicos e compósitos recicláveis.
O uso inovador de técnicas manuais tradicionais — como o trançado e a marcenaria de precisão — também chamou atenção por sua combinação com acabamentos sofisticados, formas orgânicas e linguagem contemporânea. A mostra “Design + Indústria” destacou também o potencial da colaboração entre designers e fabricantes, reunindo peças que traduziram a diversidade cultural brasileira com sofisticação e apelo internacional.
Essa maturidade do mobiliário brasileiro não passou despercebida: duas criações nacionais foram reconhecidas em premiações de destaque internacional durante a feira. A mesa Balance, da ArboReal, foi contemplada na categoria “Best in Show” pelo ICFF Editors Awards; enquanto a poltrona Caju, desenvolvida pela Feeling Estofados, foi eleita a melhor peça de assento no NKBA-Manhattan Inspire Awards, promovido pela revista Aspire. Esses reconhecimentos reforçam o potencial competitivo do Brasil em um dos mercados mais exigentes do mundo, além de validarem a aposta do setor na união entre identidade local, inovação e qualidade industrial.
“A ICFF 2025 foi uma oportunidade de consolidar o trabalho que temos feito com as empresas e designers ao longo dos últimos anos. Mais do que números, reforçamos um posicionamento. O Brasil apresentou uma indústria criativa, conectada com as demandas globais e preparada para competir de forma estratégica, com inovação, sustentabilidade e identidade diante das novas movimentações em curso no comércio global. Estar em Nova York com essa força reafirma o valor da indústria e do design brasileiro”, completa Cândida Cervieri.
Design + Indústria na Brasília Design Week 2025
A próxima parada da mostra “Design + Indústria” já tem data e lugar marcados: entre os dias 17 e 24 de junho, no Museu Nacional da República, como parte da programação oficial da Brasília Design Week 2025 (BDW) – veja mais detalhes aqui.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há quase cinco décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
By Abimóvel
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!