Minas Gerais é destaque no mercado de condomínios logísticos e registra o maior preço médio do Brasil
Extrema é a região mineira que tem mais atraído a atenção dos ocupantes
Postado sexta-feira 25/11/2022 por Redação
Categorias: Notícias Economia Arquitetura
O crescimento do e-commerce e dos serviços digitais tem impulsionado o mercado de condomínios de alto padrão em todo o Brasil, em especial em Minas Gerais. No terceiro trimestre de 2022, foram entregues cerca de 168 mil m² no estado, de acordo com a pesquisa First Look, realizada pela JLL. A projeção é que, até o final do ano, ainda sejam entregues mais 173 mil m², sendo a maior parte desse estoque localizada na região de Extrema.
Apesar do alto volume de estoque, a vacância permanece baixa: 1,12%. Como comparação, a taxa de vacância no Brasil é de 9,99% de acordo com o levantamento. Para André Romano, gerente de Industrial, Logística e Data Center da JLL, a expectativa é que Minas Gerais permaneça em expansão. “As políticas de incentivo fiscais e a localização privilegiada têm atraído empresas de serviços e indústrias para a região. A maioria dos investidores têm construído dentro da modalidade BTS (Built to Suit), ou seja, com contratos de locação já assinados. Por isso, mesmo com o alto volume de estoque a ser entregue, a vacância deve crescer, mas não muito”, avalia. O cenário tem pressionado para cima o preço médio do metro quadrado no estado, atingindo R$ 25,87.
Pulverização de empreendimentos
Não é só Minas Gerais que têm recebido novo estoque de galpões logísticos. Estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul devem inaugurar novos empreendimentos no terceiro trimestre de 2022. A expectativa é que mais de 1,1 milhão de m² sejam entregues em todo o Brasil até o final do ano. A maior parte deve se concentrar em São Paulo (594 mil m²), mas há entregas previstas em Sergipe, Bahia e Santa Catarina, entre outros. “Isso nos mostra que as empresas têm investido na interiorização de suas operações para ficarem mais perto de seus consumidores, mitigarem gastos de transporte e, ao mesmo tempo, acelerarem a agilidade de suas entregas”, analisa Romano.
Acesse a pesquisa First Look Industrial do 3º trimestre de 2022 aqui.
Sobre a JLL
A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos.
Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 102 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de setembro de 2022). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated.
No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de mais de 1.000 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences.
Para mais informações, visite o site da JLL Brasil, jll.com.br
Imagem: freepik
By Paula Quintas
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!