México no radar: 93,1% do consumo interno de móveis e colchões no país é de importados
Depois de navegarmos pelos desafios e oportunidades do mercado canadense adentramos agora outro importante destino na América do Norte: o México.
Postado segunda-feira 19/05/2025 por Redação
Categorias: Setor Moveleiro Negócios Economia

Segundo maior mercado da região e uma das economias mais dinâmicas da América Latina, o país tem ampliado sua dependência de móveis importados, criando novas perspectivas para fabricantes e designers brasileiros que desejam atuar de forma estratégica e sustentada no comércio exterior.
Essa visão é detalhada no “Estudo de Oportunidades – País-Alvo: México”, elaborado pelo IEMI com exclusividade para empresas participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture — iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
De acordo com o estudo, 93,1% do consumo interno aparente de móveis e colchões no México foi atendido por importações em 2023 — um crescimento de 43,5 pontos percentuais em relação a 2019 (período de referência do estudo). Esse dado sinaliza não apenas a abertura do mercado mexicano, mas também a dinâmica da indústria moveleira local, formada majoritariamente (97,6%) por micro e pequenas empresas com produção artesanal voltada à exportação, especialmente para os Estados Unidos.
No mesmo período (2019-2023), as exportações brasileiras no setor para o México avançaram 110,5%. Crescimento que se manteve no ano seguinte. Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões exportou US$ 20,5 milhões (FOB) em produtos prontos para o mercado mexicano, um acréscimo de 70,8% em relação ao ano anterior e de 259,7% frente a 2019.
A alta foi puxada especialmente por categorias como móveis de madeira para cozinha, que já representam 17% da pauta exportadora nacional ao país, e móveis de madeira para dormitório, com 7,7%. Além disso, o volume exportado em toneladas também cresceu de forma significativa entre 2019 e 2024: +325,8%.


Apesar de ainda abaixo de seu potencial, os números demonstram um cenário promissor. Segundo projeções do estudo, o Brasil pode ampliar suas exportações para o México nos próximos três a cinco anos, desde que mantenha o ritmo das ações de promoção internacional, aumente a diversificação do portfólio e aposte em produtos de maior valor agregado.
Novo perfil de consumo e influência norte-americana
O estudo aponta ainda uma transformação nos hábitos de consumo no México. Com 81,6% da população vivendo em áreas urbanas, o consumidor mexicano passou a priorizar conveniência, acessibilidade e marcas que oferecem bom custo-benefício — comportamento acentuado pelas crises econômicas recentes e pela influência cultural das regiões fronteiriças com os Estados Unidos. O comércio on-line, inclusive, tornou-se o principal canal de compra de móveis e artigos para o lar, exigindo das marcas estratégias digitais robustas e personalização no atendimento.
Embora o tíquete médio permaneça abaixo de mercados como o canadense, os gastos anuais por família com móveis e decoração somaram cerca de US$ 2.100 em 2023, dentro de um orçamento médio total de US$ 36.264, segundo a OCDE. Os consumidores têm mostrado abertura crescente para produtos estrangeiros com design funcional, preço competitivo e entrega ágil — critérios que fabricantes brasileiros já atendem, mas que podem ser potencializados com ações específicas de posicionamento e distribuição.
Participação brasileira na ICFF 2025 tem México como mercado-alvo
Para ampliar essa presença no mercado norte-americano como um todo, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil lideram a participação brasileira na ICFF 2025 — principal feira de mobiliário contemporâneo da América do Norte —, que será realizada nos próximos dias 18 e 20 de maio, durante a Semana de Design de Nova York, nos Estados Unidos.
Além da exposição de marcas, designers e produtos nacionais, a presença brasileira contará com uma Missão Comercial com rodadas de negócios internacionais. O México figura entre os mercados-alvo das ações planejadas, reforçando o compromisso do setor moveleiro nacional com a diversificação e a internacionalização estruturada de suas operações.
Condições comerciais e potencial de competitividade
O acesso ao mercado mexicano se dá por meio de diferentes regimes tarifários, incluindo acordos preferenciais bilaterais e regionais. Embora cerca de 81% dos produtos da pauta de móveis brasileiros não se beneficiem das isenções previstas no acordo ALADI (PTR-04), há margem para negociação e aproveitamento dos mecanismos já existentes, como a Cláusula da Nação Mais Favorecida (CNMF) da OMC e o Acordo AAP.CE Nº 53.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
By ABIMÓVEL
Foto: Freepik
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