Melnick inova com uso de tecnologia e pesquisa para garantir desempenho acústico de seus projetos
Com estudos técnicos e foco no conforto do usuário, incorporadora destaca-se pelo planejamento para conter ruídos nas residências
Postado domingo 22/06/2025 por Redação
Categorias: Empresas Negócios Arquitetura

O silêncio é uma ferramenta poderosa e fundamental no cotidiano. Ao escolher um novo lugar para morar, é um ponto determinante a quem busca locais calmos e tranquilos em seu descanso. Sabendo da importância desta questão, a Melnick vem ganhando destaque em seus lançamentos pela forma como trabalha este fator preponderante em obras residenciais. Com estudos técnicos e foco no conforto do usuário, a incorporadora gaúcha, referência em construções residenciais de alto e altíssimo padrão na região Sul, utiliza tecnologia e pesquisa para trazer as melhores soluções e minimizar os ruídos externos em seus edifícios. O resultado das análises específicas para cada projeto é o que baliza as decisões tomadas para adaptação sonora de cada parte da edificação. Na prática, técnicas e materiais usados em determinadas espaços são personalizados para garantir a maior comodidade possível para os moradores.
Na concepção de uma obra, a incorporadora contrata a consultoria da Harmonia, escritório de São Paulo especialista em tratamento acústico em edificações e estudos de classe de ruído, para verificação dos aspectos sonoros do local escolhido, com classificações de nível 1 até o 3, levando em consideração também a implantação e topografia. Durante a coleta de informações, são realizadas medições no local com intuito de complementar a análise, caracterizando um diferencial da empresa no mercado. Com o diagnóstico, as particularidades da região são levadas em consideração para trazer igualdade sonora de forma abrangente para todo espaço. Por exemplo, no Botanique, empreendimento da Melnick lançado em Porto Alegre, a fachada para Avenida Salvador França tem classificação de ruído 3, enquanto a lateral do prédio tem classificação de ruído 2. Desta forma, os engenheiros da empresa vão trabalhar de modo diferente nas soluções técnicas destas fachadas, por estas apresentarem características distintas, sendo necessário o cuidado específico na parte de maior exposição sonora.

"A parte de acústica é a mais delicada ao falarmos de um produto imobiliário. Pois, além da própria subjetividade da questão sonora, existem regramentos específicos e detalhados para fachadas, vizinhos de parede, entre outras particularidades", contextualiza Maicon Leal, arquiteto da Melnick. "Entendendo a diferença de cada parte e respeitando os aspectos normativos presentes no estudo, o objetivo é integrar soluções inovadoras desde a elaboração do projeto arquitetônico, com aspectos de layout e design que favoreçam a busca pelo conforto acústico.", completa.
Após a consolidação da análise do entorno do empreendimento, as fontes de ruídos são caracterizadas de acordo com as medições do ruído de tráfego urbano e do ruído rodoviário em vias próximas ao terreno, considerando condições comuns de fluxo de veículos, evitando detalhes atípicos como congestionamento, feriados, férias escolares, finais de semana e afins. Interferências de sons intrusivos, tais como latidos, obras, alarmes e outros, são descartadas. A partir destes dados, é feito um estudo de propagação sonora, utilizando o software CadnaA, da Datakustik, para a simulação que verifica absorção sonora de superfícies, distâncias, de propagação, topografia, barreiras, edifícios do entorno, implantação, volumetria do empreendimento e as fontes sonoras caracterizadas nas medições.
Métodos construtivos
Assim como são analisadas as distinções de exposição de barulhos, a capacidade de produção de ruídos das diferentes áreas precisa ser observada. Em áreas condominiais, como área fitness e espaço kids, são utilizadas mantas acústicas e contrapisos, sobre paredes de Dry-Wall e forros com isolamento acústico, além de piso anti-impacto na academia. Espaços com geradores, maquinários e elevadores possuem tratamento acústico específico, de modo que isole os ruídos.
Na parte residencial, os cômodos recebem tratamentos focados para isolar o ruído que vem de fora e evitar a propagação para outras unidades. Como exemplo, no banheiro, as tubulações de esgoto cloacal e pluvial utilizam o "sistema silencioso" – em empreendimentos de médio alto e alto padrão -, com tubo reforçado e sistema de fixação com amortecedores, que reduz o barulho da descarga do vaso sanitário e da água no ralo do chuveiro, além de garantir maior desempenho acústico, tanto entre as áreas da casa quanto para os vizinhos. Em casos de piscinas no andar médio ou rooftop, é feito um sistema de tratamento acústico, em que a piscina fica desacoplada do resto da torre, e são colocadas espécies de amortecedores para depois concretar o tanque da piscina, isolando as estruturas.
Na análise, vedações verticais, pisos e cobertura são examinados com cuidado. As recomendações gerais para massa de assentamento, caixinhas elétricas, portas, encontro entre parede, fachada, entre outros, integram o planejamento no intuito de identificar possíveis pontos frágeis no projeto e trazer orientações para resolução.
"As decisões são tomadas com base nos usos específicos de determinados ambientes e materiais escolhidos para atenuações de cada tipo, seja de uso social ou de serviço. O uso da tecnologia e até da natureza são aspectos determinantes para estes resultados. Como o Teená, por exemplo, onde se utilizou a vegetação como barreira acústica eficiente. Ao identificar os ruídos da avenida Carlos Gomes, a solução foi aproveitar também a sustentabilidade para resolver a questão", finaliza Leal.
Sobre a Melnick
Mais do que uma incorporadora, a Melnick transcende sua atuação para muito além do que construir prédios e empreendimentos. Referência no segmento na região Sul e marca mais lembrada e desejada do setor, a Melnick tem por missão transformar Porto Alegre e as demais cidades onde atua, promovendo a revitalização de espaços comunitários e oferecendo alternativas de diversão, bem-estar e convivência de qualidade.
Com expertise e conhecimento mercado da construção civil desde 1970, a Melnick atrai não apenas compradores em busca de um novo lar e investidores, mas também aqueles que desejam fazer parte de uma comunidade colaborativa e engajada no desenvolvimento urbano sustentável, conectando pessoas através de seus empreendimentos e parcerias em prol dos espaços públicos.
By Martha Becker Connections
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!