Marmomac 2023: ApexBrasil levará 43 empresas ao principal evento internacional de rochas naturais
Feira acontece em Verona, na Itália, entre os dias 26 e 29 de setembro. Pelo terceiro ano consecutivo, a ApexBrasil lidera a delegação brasileira ao evento, com número recorde de empresas expositoras
Postado terça-feira 26/09/2023 por Redação
Conhecido por abrigar a maior diversidade geológica do mundo, com mais de 1200 variedades de materiais, o Brasil será destaque na edição 2023 da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia - a Marmomac. Mais uma vez, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai liderar a delegação ao evento, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de setembro em Verona, na Itália, país que é o principal hub das rochas ornamentais brasileiras na Europa e Oriente Médio.
A Marmomac 2023 vai acolher mais de 1400 expositores de 56 países, firmando-se como a mais importante feira mundial dedicada a todas as etapas da cadeia produtiva de rochas ornamentais. Haverá mostras de granitos e rochas similares, mármores e travertinos, quartzitos, ardósias, pedras naturais e demais rochas ornamentais análogas. Também estarão expostas as últimas tendências em maquinaria, equipamentos, ferramentas e químicos utilizados no setor.
Do Brasil, participam Amagran, Basalto São Cristóvão, Bramagran, Brasigran, Brasil Quarries, Brumagran, Cajugran, Capital Granite Marble, Comil Cotaxe, CS3, Decolores, Fardin/MG2, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Granex, Granipex, Granitos S/A, IBMG, Imetame, Laka e Levantina. Também estarão Magban, Magnitos, Mameri, Marbrasa, Marcel, Margramar, Marmífera, Marianelli, Micapel, MW, Nova Aurora, Pedra do Frade, Pedras São João, Pemagran, Poliex, Quartzblue, Santo Antônio, Super Clássico, Thor e Toledo.
As empresas expositoras foram selecionadas a partir de chamada pública da ApexBrasil e, além da montagem de seus espaços, têm acesso a webinars preparatórios, inserção no catálogo oficial da missão, espaços coletivos para networking e reuniões, entre outros serviços. A missão tem o objetivo de promover produtos beneficiados a partir da rocha como chapas, sendo organizada com o apoio do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), por meio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, e do Ministérios do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), além do Consulado-Geral do Brasil em Milão.
"A Marmomac é a principal vitrine mundial do setor de rochas ornamentais, o que torna nossa participação na feira ainda mais relevante. É um ganho de competitividade para o segmento e de imagem para o Brasil, mostrando o que temos de melhor não somente em termos de diversidade, mas também de tecnologia, expertise e design na produção de produtos com valor agregado como chapas e projetos de arquitetura de forma sustentável, sendo estratégico para geração de empregos e atração de investimentos”, sublinha a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso. Ela destaca, ainda, os excelentes resultados da edição passada, em 2022: mais de US$ 60 milhões em negócios gerados para as expositoras brasileiras.
Além da presença das empresas no Pavilhão Brasileiro, as belezas naturais do Brasil serão apresentadas aos visitantes da Marmomac por meio da palestra "O Mundo Único das Rochas Naturais Brasileiras". Com o sugestivo título, a exibição acontecerá no dia 26 de setembro, às 16h, no palco principal da feira, localizado no Hall 1, na Cinema Area. O vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e o gestor do projeto setorial, Rogério Ribeiro, irão conduzir o tema abordando, entre outros assuntos, a incomparável diversidade geológica do Brasil, protagonista no cenário global com a maior geodiversidade disponível e iniciativas de sustentabilidade adotadas pelo arranjo produtivo. A mediação da palestra ficará a cargo de Guilherme Amoroso, diretor de conteúdo da Casa Vogue Brasil.
Atentos em oferecer aos espectadores inspiração na criação de novos projetos, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, destaca que os palestrantes irão mostrar como as rochas brasileiras refletem a beleza e o incrível ecossistema do país. “O Brasil é um país de dimensões continentais e muito conhecido pela imponência da Amazônia. Um dos pontos relevantes é mostrar que a extração e produção das nossas rochas não têm qualquer impacto nessa área”, adianta.
Marmomac
Plataforma de negócios gigantesca, a Marmomac é dedicada a toda a cadeia produtiva de rochas naturais: da pedreira ao produto processado, das ferramentas às tecnologias e máquinas. É, hoje, o principal hub internacional dos protagonistas do setor, servindo como vitrine para a inovação e a exposição do mais avançado know-how no processamento de pedras naturais.
Além da tradicional área de exposição de negócios, a feira promove cursos de formação, seminários técnicos e programas para arquitetos. O objetivo é não só firmar-se como um ponto de encontro para promover o desenvolvimento do produto/tecnologia, como também tornar-se um laboratório cultural cada vez mais qualificado da tendência mundial do setor de pedras e de design.
A Itália, por sua vez, é referência no setor de rochas ornamentais do mundo. Grande produtor, importador, consumidor, beneficiador e exportador nesse setor, o país é conhecido pela capacidade de promover seus produtos e serviços no exterior, agregando valor e sofisticação. Em 2022, o país foi o terceiro maior destino das exportações brasileiras, comprando 8% da produção do setor.
Em 2022, com a flexibilização das medidas sanitárias após a pandemia da covid-19, a feira voltou a explorar o seu potencial máximo, ocupando uma área de 69.000m². Na ocasião, 1.207 expositores, de 46 países, receberam cerca de 47 mil visitantes de 132 países. O Pavilhão Brasileiro da ApexBrasil apoiou 40 empresas nacionais, que realizaram US$ 13 milhões em vendas imediatas, com potencial de mais US$ 48 milhões nos 12 meses subsequentes.
O setor de rochas ornamentais
Um dos principais players do comércio internacional nesse segmento, o Brasil é o 4º maior produtor de rochas ornamentais no mundo e o 5º que mais exporta esse produto. Em 2021, o setor bateu recorde histórico em suas exportações, registrando um faturamento de US$ 1,33 bilhão. Foi o maior crescimento dos últimos 18 anos, com aproximadamente 36% de aumento em relação ao ano anterior.
Em 2022, o segmento exportou US$ 1,28 bilhão, com apenas um leve recuo em relação a 2021, e atualmente detém a relevante posição de fornecedor líder nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo. Aliás, os Estados Unidos foram o destino de mais da metade das exportações do setor (58%), seguidos pela China (13%) e Itália (8%).
O Espírito Santo é de longe o campeão brasileiro do setor: em 2022, respondeu por 81,8% de todas as vendas do Brasil ao mercado internacional. O estado foi seguido por Minas Gerais, com 10,9%, e pelo Ceará, que produziu 3,1% do montante exportado.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
By Natália Melo | Inpacto
Imagem Pricipal: Ilustrativa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!