Marcas brasileiras se preparam para a ICFF 2025, em Nova York
Entre os dias 18 e 20 de maio de 2025, empresas e designers nacionais retornam à ICFF (International Contemporary Furniture Fair), principal vitrine do mobiliário contemporâneo na América do Norte, que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos.
Postado quinta-feira 08/05/2025 por Redação
Categorias: Feiras & eventos Negócios Móveis Design

A participação brasileira é liderada pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture, uma parceria da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A edição de 2025 marca mais um capítulo do esforço contínuo da indústria brasileira em consolidar sua posição em mercados estratégicos, levando para a América do Norte o que há de mais inovador, sustentável e autêntico na produção nacional.
A presença do Brasil na ICFF se deu de forma crescente nos últimos anos, com o projeto tendo reunido a maior delegação nacional já organizada para o evento na edição de 2024. O pavilhão brasileiro, cuidadosamente projetado para refletir a diversidade cultural e material do país, foi destaque entre os cerca de 450 expositores da feira. Na ocasião, foram gerados mais de 2 mil contatos comerciais, com um índice de novas conexões superior a 90%, e negócios que ultrapassaram os US$ 76,1 milhões em contratos fechados e prospectados a partir do evento.
Mais do que números, o reconhecimento da crítica especializada e dos visitantes internacionais destacou o protagonismo brasileiro em temas cada vez mais relevantes nos campos da indústria e do design: inovação com raízes culturais, sustentabilidade aplicada à produção e colaboração entre indústria e criativos. Nesse sentido, aliás, a mostra “Design + Indústria”, também promovida pelo projeto, evidenciou todo esse potencial ao reunir peças desenvolvidas por designers e fabricantes conectados por meio de programa homônimo, que integra fabricantes e designers de móveis de diferentes portes e regiões do país.
Para a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, “a ICFF é um espaço estratégico, não apenas para a promoção comercial, mas para consolidar a percepção internacional sobre o valor do design brasileiro”. Ela explica que se trata de apresentar ao mundo produtos que combinam apuro estético, viabilidade produtiva e soluções sustentáveis, fortalecendo toda a cadeia moveleira nacional.
Em 2025, o objetivo é seguir fortalecendo esse posicionamento tanto na exposição das marcas e produtos nacionais quanto na Missão Comercial organizada por meio do Brazilian Furniture, conectando empresas brasileiras e compradores estrangeiros.
A ICFF ocorre dentro da programação da NYCxDESIGN – Semana de Design de Nova York, atraindo compradores, profissionais, marcas, formadores de opinião e entusiastas do design de diversas partes do mundo. O ambiente plural e de alta curadoria oferece não apenas visibilidade, mas oportunidades concretas de negócios, intercâmbio criativo e inserção em redes internacionais.
A ABIMÓVEL e a ApexBrasil reforçam que o Projeto Brazilian Furniture segue aberto à adesão de novas empresas, convidando o setor produtivo, incluindo fabricantes, designers, fornecedores e a indústria de componentes a participar de uma agenda estratégica que une promoção comercial, capacitação, design e inovação para ampliar a presença do Brasil nos mercados mais exigentes e promissores do mundo.
📍 ICFF 2025
18 a 20 de maio | Javits Center – Nova York, EUA
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!