Luminosidade e ventilação natural entre a cozinha e a área de serviço
A conexão prática entre os espaços é essencial para garantir a fluidez e otimizar o projeto, mas quando se trata da integração desses dois ambientes, sempre ficam as dúvidas: como não comprometer a circulação de ar e não perder a luz natural?
Postado sexta-feira 27/09/2024 por Redação
Categorias: Design Design de Interiores
O equilíbrio entre uma escolha esteticamente agradável e uma divisão que proporcione a luz e a ventilação necessárias é um dos desafios quando a cozinha está conectada à área de serviço. Por isso, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório que leva seu nome, compartilha orientações sobre como criar esse cenário ideal, além de dicas para entender qual é o caminho mais apropriado.
Em linhas gerais, é possível trabalhar a entrada de luz com portas de vidro – esse é um material versátil e com certeza possibilitará que a luminosidade, oriunda da área de serviço, possa se fazer presente também na cozinha. Entretanto, o profissional revela que costuma compartilhar com seus clientes uma questão fundamental: "Eu sempre pergunto se eles se imaginam mantendo a área de serviço sempre organizada e impecável". Se a resposta for não, ele aplica um cuidado extra com a transparência empregada para essa divisão.
"Em alguns dos meus projetos, os clientes frisaram que conseguiriam deixar o espaço de lavagem arrumado justamente para obter máxima luminosidade na cozinha. No entanto, no meu próprio apartamento, optei por pelo vidro serigrafado, que propicia um pouco mais de privacidade para a área de serviço", conta Bruno. Trata-se de um material com uma película ou pintura branca que assegura a passagem de luz, porém impede que a pessoa veja para o outro lado. Aderindo essa versão, o morador não precisa se preocupar em esconder a roupa estendida ou correr para ajeitar a bagunça antes da visita chegar. "Basta fechar a porta", complementa.
Outra opção está no isolamento físico, onde ainda é possível enxergar de um lado para o outro. "Podemos trabalhar com um biombo vazado, uma meia parede ou o queridinho cobogó", relata Bruno.
O melhor desses caminhos é que eles favorecem a ventilação, ponto importante a se considerar, especialmente quando se recorre a uma porta. Por se tratar de uma separação total, o ganho de ventilação pode ser complicado, no entanto, não é impossível. "Uma dica de ouro é a instalação de uma grelha no teto para viabilizar a circulação de ar", orienta o experiente profissional. Voltando ao exemplo do seu próprio apartamento, o arquiteto complementa: "na prática, a porta separando os dois ambientes passava a maior parte do tempo aberta, então, mesmo sem a grelha, ocorreria a troca de ar".
Também vale investir na criação de uma veneziana ou ripado na parte inferior – além de propiciar a ventilação, o recurso calha bem se houver um vazamento de gás, permitindo com que ele se dissipe por essa abertura.
O que considerar antes de tomar uma decisão
A principal questão para bater o martelo está no estilo de vida do morador: trata-se de alguém que vai manter tudo organizado ou prefere alguém que prefere camuflar a 'bagunça'? A escolha vem acompanhada por uma outra reflexão: por que dividir os dois ambientes? Hoje em dia, são diversas as soluções disponíveis no mercado que visam proporcionar um visual harmônico. Atualmente, é muito fácil colocar todo o varal ou lavadora atrás da marcenaria. Inclusive, a máquina lava e seca pode ser incorporada na marcenaria: o proprietário simplesmente fecha a porta e 'desaparece' ao olhar.
"Então, qual o motivo de esconder a área de serviço? Por que não deixar os dois locais totalmente conectados? Talvez, se você integrar os dois ambientes, terá a percepção de uma cozinha maior e, definitivamente, não haverá preocupação com ventilação e iluminação", finaliza o especialista.
Sobre Bruno Moraes Arquitetura
Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno já passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini. Seu escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra treinada para gerir os trabalhos com processos inteligentes, com diferenciais como um aplicativo personalizado. Entre seus principais clientes estão: o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveteiras Rochinha, um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Além de obras diversas executadas em todas as regiões do Brasil e uma participação na Mostra Casa Saudável. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura do Brasil. Bruno é colunista do Portal PiniWeb, é apresentador do Decora Cast (Podcast de decoração do Viva Decora). E, desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.
Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@bmastudio
By dc33 Comunicação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!