Luminárias sustentáveis ganham espaço com crescimento do mercado nacional de iluminação

De acordo com pesquisa, setor de lâmpadas e iluminação deve registrar receita de US$ 1,26 bilhão neste ano

Postado quarta-feira 18/09/2024 por Redação

Luminárias sustentáveis ganham espaço com crescimento do mercado nacional de iluminação
Luminárias sustentáveis ganham espaço com crescimento do mercado nacional de iluminação

O mercado de lâmpadas e iluminação deve atingir a receita de US$ 1,26 bilhão em 2024, de acordo com o relatório Lamps & Lighting Brazil, da Statista, portal de pesquisas e análises de mercado. Entre os fatores que contribuem para a projeção está o interesse de consumidores por eficiência energética e o foco na sustentabilidade, movimento que também tem favorecido o segmento de luminárias ou pendentes sustentáveis e ampliado as possibilidades de redução dos impactos ambientais em projetos de iluminação.

 

Os objetos decorativos integram toda uma cadeia de soluções socioambientais, que inclui desde o uso das lâmpadas LED até ferramentas de conectividade que possibilitam, entre outros fatores, um maior controle de custos e também de luminosidade.

 

Caroline Palaoro, CEO da Biasá, empresa que tem no portfólio o desenvolvimento de luminárias e pendentes em fibras naturais, como o rattan, sisal, mandola, entre outras opções, afirma: “temos observado um interesse crescente de clientes em itens que trazem menor impacto ambiental. Além disso, vivemos em um tempo de conscientização, ou seja, as pessoas estão cada vez mais informadas sobre os efeitos negativos do consumo não sustentável. Isso tem levado a uma maior demanda por produtos que sejam eco-friendly”.

 

Entre as vantagens do uso dos materiais, a executiva destaca a “rápida capacidade de reposição e decomposição no meio ambiente, não acumulando lixo e evitando o desmatamento. Um dos tipos, o rattan, proveniente da palmeira homônima, nativa das selvas tropicais da Ásia é leve, quase impermeável e fácil de mover e manusear. Pode suportar condições de extrema umidade e temperatura e tem uma resistência natural a insetos. Por ser uma palmeira que “sufoca” outras plantas, a sua poda é incentivada em diversas regiões do continente asiático, para assim, não atrapalhar o ecossistema da região”.

 

A atual tendência estética também favorece a comercialização dos produtos. Segundo a executiva, estão em alta “as formas naturais como flores, folhas e outras estruturas biológicas, e os itens com proposta minimalista, que incluem a criação de peças com design simples e funcional”.

 

O maior interesse de clientes em produtos sustentáveis também é compartilhado por Renato Basgal Pessoa, CEO da Classic Lar, empresa que desenvolve luminárias decorativas. “Verificamos uma crescente procura por itens fabricados com materiais naturais, tais como madeira e fibras a base de algodão e celulose”.

 

O movimento tem possibilitado a aposta em iniciativas e novidades, informa o gestor. “Em 2022, incluímos em nosso portfólio a opção pelo acabamento em Eucalipto Globulus, madeira reflorestada e importada com tonalidade clara e pouco rosada, acabamento muito comum na Europa, onde recebe o nome de Blue Gum. Também desenvolvemos um molde para injetar nossos próprios soquetes E27 em WPC, substituindo 10% do Polipropileno por fibra de madeira, tornando-o mais sustentável”. Ele também explica que, recentemente, “um fornecedor nos apresentou uma tela de palha indiana sextavada feita com fibra de algodão e desafiamos o nosso parceiro a criar um conceito de luminárias cujo design combinasse com a fibra. Desenvolvemos duas novas coleções”, finaliza.

 

Para impulsionar ainda mais o cenário de sustentabilidade no setor, ambas as empresas apresentarão os portfólios de produtos e soluções na 18ª edição da Expolux, Feira Internacional da Indústria de Iluminação. O evento, referência para empresas e profissionais desse mercado acontece de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

As novidades e tendências para maior preservação ambiental fazem parte das atrações a serem conferidas nos estandes, espaços de conteúdo, na Mostra Design de Luminárias 2024 e também na Rota de Eficiência Energética, que integram a programação.

 

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é o principal evento voltado para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado.

 

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

 

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors

 

By KB Comunicação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!