Litoral SP: aumento de 133% na venda de apartamentos usados impulsiona o mercado de retrofit

 

Apartamentos antigos são reformados e modernizados e custam a metade do m² novo, em Santos

 

Litoral SP: aumento de 133% na venda de apartamentos usados impulsiona o mercado de retrofit
Litoral SP: aumento de 133% na venda de apartamentos usados impulsiona o mercado de retrofit

 

Com a pouca oferta de terrenos na cidade mais populosa da baixada santista e o alto preço do metro quadrado em apartamentos novos, Santos viu o valor dos apartamentos dispararem nos últimos anos. Dante desse cenário, a venda de imóveis usados na baixada santista aumentou 133,51% segundo último estudo apresentado pelo CRECI-SP, em relação a março. Desses, mais de 30% de alto padrão. Na cidade mais verticalizada do Brasil, o retrofit – reforma e modernização de apartamentos antigos - se tornou um ótimo negócio para quem faz e para quem compra.

 

 

“Nas regiões mais nobres e buscadas pelos moradores quase não há mais terrenos para novos empreendimentos. De outro lado, há muitos imóveis de ótimo padrão, mas antigos disponíveis, com a necessidade de uma reforma completa, o que demanda conhecimento especializado e técnico da infraestrutura dos prédios”, explica Tiago Caligiuri, arquiteto e sócio da Retrofit Imóveis, empresa que há três anos se tornou referência em retrofit de imóveis de médio e alto padrão, em Santos.

 

 

O setor de retrofit cresce a olhos vistos na cidade mais populosa do litoral e, confirmando as informações do CRECI, a Retrofit Imóveis vendeu 50% dos imóveis prontos que passaram pelo processo de retroffit nos três últimos meses. “A vantagem também reflete no bolso, o metro quadrado decorado do apartamento retrofitado chega a ficar 50% mais barato do que comprar uma unidade nova na laje de mesmo padrão”, explica.

 

 

Apartamento Cartier - Retrofit - Créditos Henrique Ogata

 

 

Entretanto, o profissional chama a atenção ao comprar um apartamento antigo: não é apenas reformar – o que já demanda muito trabalho e exige acompanhamento profissional - há também a necessidade de modernização, isto é, refazer sistemas estruturais. “Nos imóveis que compramos para essa transformação sempre fazemos toda a renovação das estruturas hidráulicas e elétricas. Nas regiões em que atuamos, como o Gonzaga, Boqueirão e Aparecida, por exemplo, a maioria são prédios dos anos 60, 70 e 80, com infraestrutura para necessidades daquela época. Além da reforma, nós instalamos estrutura para internet, ar-condicionado, e até mesmo carregadores para carros elétricos na garagem, a maioria não possuem instalações adequadas para essas modernidades”.

 

 

Empreendimentos novos em Santos podem chegar a R$ 25 mil o metro quadrado

 

 

Com toda reforma estrutural e, ainda, atualização da planta que ganha espaços integrados e amplos, o valor do metro quadrado do apartamento da Retrofit Imóveis – que é entregue com mobiliário planejado e eletros na cozinha - fica em torno de oito a quatorze mil reais de acordo com o tamanho do apartamento. Enquanto isso, no mercado de apartamentos novos de alto padrão, os valores estão em torno de 17 a 25 mil reais o metro quadrado. “A grande diferença não está apenas no valor do m2, e sim no valor agregado, nós entregamos o apartamento reformado e decorado, com móveis planejados e decoração de altíssimo padrão, enquanto o valor dos empreendimentos novos fica o dobro e são entregues na laje”, finaliza o arquiteto. Isso significa que ao comprar um imóvel novo, o proprietário ainda terá que investir na reforma, acabamentos e decoração.

 



Os imóveis escolhidos pela Retrofit estão sempre localizados em áreas nobres de Santos, com metragens a partir de 90 m², em prédios de médio e alto padrão, com poucas unidades habitacionais, com o objetivo de trazer exclusividade aos moradores.

 

 

Saiba mais:

 

 

www.retrofit.com.br

Instagram.com/retrofit.imoveis

 

 

By Rafaella Malucelli | Pressmanagermail

Imagens: Créditos Henrique Ogata

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!