Justiça dá ganho à ação ajuizada pela Abicol e determina classificação fiscal correta do box somiê
Sentença proferida pelo juiz federal, Gabriel Zago C. Vianna de Paiva, julgou procedente os pedidos para declarar que a classificação fiscal correta para o somiê/suporte para cama é a posição NCM 9404.10.00 (suportes para camas (somiês)) e não a posição NCM 9403.50.00 (móveis de madeira, do tipo utilizado em quartos de dormir). Desta forma, anula o ato administrativo veiculado através da Solução de Consulta COSIT nº 98.279/2020, e outros de igual teor.
Postado sexta-feira 12/05/2023 por Redação
Categorias: Empresas Notícias Capa Setor Moveleiro Indústria Moveleira Negócios
A sentença deu ganho de causa em primeira instância à ação declaratória ajuizada em favor de um grupo de associados da Abicol e, segundo o presidente da entidade, Rodrigo de Melo, esta é uma vitória muito aguardada pelos fabricantes, já que a classificação em posição equivocada onerava o box somiê com IPI de 5%.
A advogada Pollyanna Rodrigues, do escritório Cassuli Advocacia e Consultoria, afirma que a ação impetrada em abril de 2021 foi muito bem embasada, inclusive com perícia de um expert no assunto e que, em função disso, já tinha obtido liminar favorável do mesmo juiz. “A liminar já impedia a fiscalização, atuação e multa por parte da Receita Federal contra as empresas representadas na ação. Mas agora temos decisão judicial declarando que a posição correta é na NCM 9404.10.00 e não na NCM 9403.50.00”, esclarece.
Para o presidente da Abicol esta conquista é dos associados, mas pode favorecer outras empresas, demostrando que entidade faz um trabalho em favor do setor colchoeiro como um todo.
Sobre a ABICOL
A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.
Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011 e teve Felix Raposo como seu fundador e primeiro presidente, o qual capitaneou a entidade por 2 anos, tendo sido sucedido por Luís Fernando Ferraz nos anos de 2014, 2015 e 2016. Do início de 2017 ao final de 2019 a associação esteve sob o comando de Alexandre Prates Pereira, de 2020 a 2022 o presidente foi Rogério Soares Coelho, que passou o comando ao atual presidente, Rodrigo Miguel de Melo.
Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões. Além de fornecedores da cadeia colchoeira.
Serviço:
Site: www.abicol.org
Instagram: @abicoloficial
Facebook: @abicoloficial
YouTube: Abicol_
By Guilherme Arruda | Prima Pauta
Imagem Principal: Ilustrativa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!