Iniciativa inédita de testes de alta performance revela real diferencial dos pisos vinílicos da Durafloor
Marca vai além de classificações declaratórias e avalia desempenho em laboratório
Postado quinta-feira 26/06/2025 por Redação
Categorias: Design Empresas Negócios Arquitetura & Design

Um estudo técnico recente introduziu uma abordagem complementar na avaliação de pisos vinílicos colados do tipo LVT (Luxury Vinyl Tile). A aplicação do teste de abrasão conhecido como Taber Abraser — já utilizado em setores como o automobilístico, moveleiro, e sobretudo em demais tipos de pisos como o laminado — permitiu observar a real resistência da Durafloor com a medição do desgaste progressivo sob o atrito contínuo, como o gerado por passos em ambientes de uso.
Embora não esteja previsto nos atuais procedimentos normativos aplicados ao produto, o ensaio, conduzido pela Durafloor - marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, pertencente à Dexco, focou em avaliar a resistência à abrasão de forma prática com equipamento padronizado para outros pisos e superfícies, simulando condições de uso real. O parâmetro observado foi o número de ciclos realizados até que a superfície do piso apresentasse sinais iniciais e visíveis de desgaste. Enquanto grande parte das amostras testadas apresentou alteração entre 500 e 800 ciclos, os produtos da Durafloor mantiveram seu aspecto visual por mais de 1.000 ciclos, o dobro da média usual.
A análise buscou ampliar o escopo de verificações através de testes e não somente pela especificação e declaração de qualidade. Segundo a equipe técnica responsável, o controle rigoroso da camada de uso, top coat de acabamento e a seleção criteriosa de matérias-primas de alto desempenho foram determinantes para alcançar esse resultado.

"Esses testes podem ser grandes aliados na construção de uma visão mais real e prática para um comparativo de desempenho, principalmente em um cenário com tantas opções no mercado", explica Francisco Pedroso Junior, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Durafloor. "Além disso, contribuem para validar o que é declarado tecnicamente no momento da especificação", completa.
A camada de uso do piso testado da Durafloor — uma película protetora com espessura de 0,20 mm — foi aferida em laboratório e apresentou conformidade com o especificado. "É um aspecto fundamental na durabilidade do piso e constantemente aferido em nossos controles", ressalta Pedroso.
As iniciativas da marca Durafloor tem despertado o interesse de nossos parceiros na cadeia construtiva, comenta Patricia Gutierrez Cisternas, gerente de Marketing da Durafloor. "Arquitetos, especificadores e incorporadoras veem com bons olhos iniciativas que aprofundam o entendimento técnico sobre produtos largamente aplicados em seus projetos e criam confiança na especificação em ambientes comerciais e residenciais".
O estudo e seus desdobramentos estão em avaliação para publicação em relatórios técnicos e apresentações voltadas a profissionais do setor. O objetivo é estimular o debate sobre boas práticas de controle de qualidade e fomentar o desenvolvimento de métodos que reflitam com mais fidelidade o comportamento dos produtos no uso cotidiano.
Os produtos da Durafloor podem ser conferidos pessoalmente na Casa Dexco, loja-conceito da Dexco, localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Conheça mais sobre a Durafloor clicando aqui.
Sobre a Durafloor
A Durafloor é marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca A base de toda a beleza, a Durafloor oferece soluções em pisos para mudanças leves e descomplicadas, a partir de produtos que aliam estética, qualidade e inovação, com tecnologias que conferem resistência à água, conforto térmico, proteção antibacteriana, antiviral e contra cupim, além de facilidade na instalação. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council®), os produtos entregam aos consumidores espaços onde se possa viver com tranquilidade e sentir o aconchego pelo toque.
By FSB Comunicação
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!